Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Esperando Dias Melhores

ESPERANDO DIAS MELHORES
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva. E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos. E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes. E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça. E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel. E a mão do SENHOR estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jizreel.” (1º Reis 18.41-46)
Como poderíamos descrever os tempos em que estamos vivendo? Que palavras caracterizam os nossos dias? Dias de crise, de indefinição, de mudança de valores, de incoerência, de superficialidade, de relativismo, de egoísmo, de individualismo, de desonestidade, de violência, de insegurança e de afastamento de Deus. Como você descreveria os dias de sua vida?
 Dias de vitória ou de derrota?
 Dias de abundancia ou de escassez?
 Dias de paz ou de guerra?
 Dias de alegria ou de tristeza?
 Dias de comemoração ou de lamentação?
 Como são os dias que você tem vivido?
Quando olhamos para o momento vivido pelo povo de Israel na época do profeta Elias, vemos que os dias não eram nada bons.
 Era um tempo de líderes ímpios e maldosos.
 Era um tempo de afastamento do caminho de Deus.
 Era um tempo de depravação moral e caos social.
 Era um tempo de terrível escassez.
 Era um tempo de estagnação pessoal.
Ninguém realizava nada. Ninguém progredia na vida. Era um tempo muito difícil para se viver. Não havia felicidade e nem perspectiva de melhora. Fazia três anos e meio que não chovia na terra e a realidade era dura. Dias melhores era o que o povo esperava. Porém, havia ali um profeta disposto a ter atitudes geradoras de mudança. O que Elias fez, que nós também precisamos fazer para experimentarmos dias melhores?
Espere dias melhores…
1. CRENDO nas PROMESSAS de Deus
“Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva.” (v.41)
Já fazia três anos e meio que não chovia. Era arriscado falar de chuva. O mais sensato era ficar calado. Porém, o profeta não se calou porque acreditava naquilo que Deus havia dito para ele. Deus já havia dito que choveria:
“Depois de um longo tempo, no terceiro ano da seca, a palavra do Senhor veio a Elias: vá apresentar-se a Acabe, pois enviarei chuva sobre a terra.” ( 1º Reis 18.1)
Deus já havia feito esta promessa. Então, Elias crê. A terra estava desértica. Três anos sem chuva. A miséria reinava em Israel. Mas, Elias crê que aquele cenário iria mudar. E isso fez toda a diferença.
Quem sabe no meio dessa crise instalada em nossos dias a sua vida esteja desértica também. Nada muda, nada acontece, nenhum fato novo, nenhuma realização, nada de extraordinário, nenhum sonho concretizado. Talvez seus dias sejam dias de sequidão. Porém, mesmo em meio ao deserto que você possa estar vivendo, tome posse dessa promessa de Deus para sua vida: “Já se ouve o ruído de abundante chuva!”.
Isso significa crer na providência milagrosa de Deus, mesmo enfrentando dias de crise. Comece pela fé a ouvir ruído de chuva abundante sobre sua vida. Acredite que os dias de sequidão vão terminar! Que sejamos como o profeta Elias, que não precisava de evidências físicas para crer que o milagre poderia acontecer. Bastava somente acreditar na promessa de Deus.
Talvez o que esteja faltando em sua vida para que você veja a mudança deste cenário caótico seja um posicionamento de fé, seja acreditar em tudo aquilo que Deus te disse com relação ao que você está vivendo. Saiba de uma coisa – os piores ambientes, os piores momentos, os piores dias, são os mais estratégicos cenários para que a glória de Deus venha e milagres aconteçam. Portanto, aproprie-se dessa verdade:

“Se a promessa for de Deus, a realização é apenas uma questão de tempo.”

Espere dias melhores…
2. Tendo ATITUDES DIFERENTES
“E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos.” (v.42)
Os dias melhores não são automáticos. Eles não acontecem num passe de mágica. Eles precisam ser gerados nos joelhos. Alguém tem que clamar por eles. Deus pode operar milagrosamente, mas você precisa fazer a sua parte. Deus pode fazer um milagre no seu casamento, na sua vida pessoal, nos seus relacionamentos, na sua família, nos seus negócios, mas você precisa ter atitudes diferenciadas.
Neste texto nós observamos isso. Há um contraste entre a atitude de Acabe e a atitude de Elias. Acabe vai para um banquete, para se assentar, comer e beber como se nada tivesse acontecendo. Elias sobe ao cume do monte Carmelo para orar.
Você quer experimentar dias melhores em sua vida?
a) CORRA para a presença de Deus.
Fique a sós com ele. Desfrute da sua intimidade e descubra que a presença de Deus em tempos de crise faz toda a diferença para que um ambiente de milagres seja ativado.
b) VENÇA a PASSIVIDADE.
Não se acomode em terra seca como se nada estivesse acontecendo. Seja uma pessoa de atitude diferenciada. Não fique parado, perpetuando os dias ruins em sua vida, quando Deus tem um milagre extraordinário para você. Para isso, mova-se na direção de Deus e não deixe que a passividade o impeça de receber hoje, o seu milagre.
c) DESENVOLVA uma vida INTENSA de oração.
Aqui está o grande segredo de Elias. Acabe vai para o entretenimento. Elias vai para o altar de Deus. Nesta noite eu desafio você a subir no monte Carmelo, estar a sós com Deus, orar fervorosamente e a colocar as suas crises diante de Deus, a contar as suas preocupações para Ele e experimentar um grande milagre de Deus em sua vida. Alguém disse:

“Nunca espere ter resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa.”

Faça algo diferente e os resultados na sua vida serão diferentes.
Espere dias melhores…
3. Sendo PERSEVERANTE
“E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes… E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça.” (v.43-44)

“A perseverança abre a porta para o milagre.”

Se o cenário ao seu redor for somente de crise, não desista e nem perca a esperança. Mesmo que as evidências provem a impossibilidade de acontecer um milagre, continue perseverando em Deus porque aquilo que é impossibilidade para o homem é possibilidade para Deus.
Naquele dia não havia nenhum indício de chuva, mas Elias continua buscando e clamando a Deus. Ele continua a perseverar. Elias não desistiu de buscar a Deus. Ele continuou orando até que na sétima vez algo aconteceu. Disse o servo de Elias – vejo uma pequena nuvem do tamanho da mão de um homem. Sabe o que aprendo aqui? Todo grande milagre começa com um pequeno sinal. Por isso, não despreze os pequenos sinais de Deus em sua vida. Não ignore os pequenos sinais porque eles se tornarão os grandes milagres que você espera.
Às vezes Deus parece demorar na concretização da promessa para que aprendamos a viver na Sua dependência. Somente Deus pode inaugurar dias melhores. Por isso, mantenha-se perseverante!
Conclusão:
Espere por dias melhores…
1. CRENDO nas PROMESSAS de Deus
2. Tendo ATITUDES DIFERENTES
3. Sendo PERSEVERANTE
Quero terminar com essa frase:

“Confiar em Deus é bem mais do que saber que Ele existe, é descobrir que Ele se importa.”

 

Rolar para o topo