FAMÍLIA – É Impossível, mas Deus Pode

SÉRIE “É IMPOSSÍVEL, MAS DEUS PODE” | 07/07
FAMÍLIA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho
“Elcana tinha duas mulheres; uma se chamava Ana, e a outra Penina. Penina tinha filhos, Ana, porém, não tinha. Todos os anos esse homem subia de sua cidade a Siló para adorar e sacrificar ao Senhor dos Exércitos. Lá, Hofni e Fineias, os dois filhos de Eli, eram sacerdotes do Senhor. No dia em que Elcana oferecia sacrifícios, dava porções à sua mulher Penina e a todos os filhos e filhas dela. Mas a Ana dava uma porção dupla, porque a amava, mesmo que o Senhor a houvesse deixado estéril. E porque o Senhor a tinha deixado estéril, sua rival a provocava continuamente, a fim de irritá-la. Isso acontecia ano após ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, sua rival a provocava e ela chorava e não comia. Elcana, seu marido, lhe perguntava: Ana, por que você está chorando? Por que não come? Por que está triste? Será que eu não sou melhor para você do que dez filhos?” (1º Samuel 1.2-8)
A experiência de Ana nos ensina lições fundamentais para que sejamos capazes de não desistir da nossa família mesmo diante das adversidades e dos problemas que nos cercam. Quais são essas lições?
Nunca desista da sua família…
1. Apesar das CIRCUNSTÂNCIAS adversas.
“Ele tinha duas mulheres; uma se chamava Ana, e a outra Penina. Penina tinha filhos, Ana, porém, não tinha.” (1º Samuel 1.2)

“Não são as circunstâncias adversas que determinarão se sua família será boa ou ruim, e sim o resultado de suas escolhas.”

Nunca desista da sua família…
2. Apesar dos DESENCORAJAMENTOS.
“No dia em que Elcana oferecia sacrifícios, dava porções à sua mulher Penina e a todos os filhos e filhas dela. Mas a Ana dava uma porção dupla, porque a amava, mesmo que o Senhor a houvesse deixado estéril. E porque o Senhor a tinha deixado estéril, sua rival a provocava continuamente, a fim de irritá-la. Isso acontecia ano após ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, sua rival a provocava e ela chorava e não comia.” (1º Samuel 1.4-7)
Nesse texto, é possível identificar pelo menos três fontes de desencorajamento na vida de Ana:
 Penina – A Outra Mulher
“… Sua rival a provocava continuamente, a fim de irritá-la.” (verso 6)
 O Tempo da Provocação
“Isso acontecia ano após ano…” (verso 7)
 O Coração Ferido
“… Sempre que Ana subia à casa do Senhor, sua rival a provocava e ela chorava e não comia. Elcana, seu marido, lhe perguntava: Ana, por que você está chorando? Por que não come? Por que está triste? Será que eu não sou melhor para você do que dez filhos?” (versos 7 e 8)
Nunca desista da sua família…
3. Apesar do DESESPERO.
“Sempre que Ana subia à casa do Senhor, sua rival a provocava e ela chorava e não comia. Elcana, seu marido, lhe perguntava: Ana, por que você está chorando? Por que não come? Por que está triste? Será que eu não sou melhor para você do que dez filhos?” (1º Samuel 1.2-8)
Diante do desespero ela tomou uma atitude: “… Ana se levantou… e, com a alma amargurada, chorou muito e orou ao Senhor.” (1º Samuel 1.9)
Conclusão:
Deus o convida a tomar uma atitude que vai mudar a realidade das coisas ao seu redor: nunca desista da sua família, pois, no tempo certo, o seu milagre vai chegar.
Nunca desista da sua família…
1. Apesar das CIRCUNSTÂNCIAS adversas
2. Apesar dos DESENCORAJAMENTOS
3. Apesar do DESESPERO

Rolar para o topo