Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Solução para as Dores da Vida

SOLUÇÃO PARA AS DORES DA VIDA
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões o seguiam. Então veio um leproso e, ajoelhando-se, disse: Senhor, se quiseres, podes purificar-me. Jesus estendeu a mão e o tocou, dizendo: quero; sê purificado. No mesmo instante ele foi purificado da lepra. Então Jesus lhe disse: olha, não contes isso a ninguém; mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta a oferta que Moisés estipulou, para que lhe sirva de testemunho.” (Mateus 8.1-4)
Este texto, mais do que um episódio que aconteceu nos tempos de Jesus, é um retrato, é um símbolo da nossa própria vida. Ele nos mostra duas realidades completamente distintas.
Em primeiro lugar, a miséria extrema a que o homem pode chegar. Esse texto pinta com cores vivas a dolorosa situação de um homem leproso, que aguarda num total ostracismo social a chegada da sua morte. Em segundo lugar, a compaixão infinita de Jesus, o Filho de Deus. Jesus sente compaixão por aquele homem de dores, toca-o, cura-o e devolve-o à sua família, restaurando-lhe a dignidade da vida.
Essa história é um exemplo claro da sombria condição humana afetada pela doença mortal do pecado. Mas, também, é um retrato da compaixão e do poder absoluto de Jesus para curar e salvar. Ainda que as dores da sua vida sejam fortes demais, o mesmo Jesus, que foi a solução para as dores daquele homem leproso, está aqui hoje para trazer solução para você também. Não há uma dor sequer, nem um sofrimento, nem uma luta, nem um problema, nem uma enfermidade que seja capaz de esconder-se do olhar compassivo de Jesus.
O leproso encontrou solução para as dores da sua vida. Então, de acordo com experiência vivida por esse homem, como podemos encontrar solução para as dores da vida?
Para encontrar solução para as dores da vida…
1. CORRA em DIREÇÃO a Jesus
“Então veio um leproso…” (v.2)
O leproso, ao ver Jesus, corre em sua direção. Ele venceu o medo, o desprezo, os complexos e o repúdio das pessoas. Ele venceu a revolta, a dor, a mágoa, a solidão, a frustração e a desesperança, e correu com determinação na direção de Jesus. Ele foi até Jesus, aproximou-se de Jesus e levou a sua causa perdida a Ele. Aquele homem furou o bloqueio, fez o que não era comum fazer. Ele contrariou os clichês sociais e quebrou paradigmas. Ele dispôs-se a enfrentar até mesmo as pedradas da multidão. Ele rompeu com a decretação do fracasso imposto à sua vida. Ele estava fadado à morte, ao abandono. Contudo, ele se levantou e correu em direção ao Salvador.
Seja qual for a dor da sua vida, não corra de Jesus, mas corra para Jesus. Ele está sempre de braços abertos para recebê-lo, a despeito de quem você seja. Ele é a solução para as dores que você enfrenta na vida por causa do pecado.
Para encontrar solução para as dores da vida…
2. Seja HUMILDE DIANTE de Jesus
“Então veio um leproso e, ajoelhando-se…” (v.2)
O leproso ajoelhou-se diante de Jesus, humilhou-se diante de Jesus, prostrou-se com o rosto em terra e o adorou. Ele reconheceu a majestade e o poder de Jesus e o chamou de Senhor. A humildade daquele homem diante de Jesus o fez reconhecer sua completa incapacidade de resolver seus próprios problemas e a total capacidade de Jesus para trazer solução para as dores da sua vida.
Infelizmente, a dureza do coração do homem o impede de receber um milagre da parte de Deus. Para que um milagre aconteça, o ser humano incapaz precisa reconhecer as suas limitações e crer na soberania de um Deus que é Todo Poderoso. Enquanto você não se humilhar diante de Jesus, enquanto você não reconhecer suas limitações e crer que Jesus é o Senhor que traz solução para as dores da vida, nada de extraordinário e sobrenatural vai acontecer.
Para encontrar solução para as dores da vida…
3. CREIA no PODER de Jesus
“Então veio um leproso e, ajoelhando-se, disse: Senhor, se quiseres, podes purificar-me” (v.2)
O leproso não se aproximou de Jesus com dúvidas, mas cheio de convicção. Ele sabia que Jesus podia todas as coisas. Ele sabia que para Jesus não havia impossíveis. Ele creu e confessou: “se quiseres, podes purificar-me”. O leproso demonstrou uma fé verdadeira, genuína no poder de Jesus. A fé vê o invisível, toca o intangível e torna possível o impossível. Pela fé, pisamos o terreno dos milagres. Pela fé vivemos de forma sobrenatural. Pela fé podemos ver a glória de Deus.

O limite do homem não esgota as possibilidades de Deus.

O leproso não exige nada, mas suplica com fervor. Ele não decreta, roga. Ele não reivindica direitos, mas clama por misericórdia. Ele não impõe o seu querer, mas demonstra submissão à vontade soberana de Jesus. Ele decidiu crer no poder de Jesus.
Somos tão rápidos em acreditar em soluções paliativas para as dores da nossa vida, mas tão vagarosos em acreditar nas soluções definitivas que Jesus, aquele que tem todo poder no céu e na terra, tem para o nosso tempo de sofrimento. Cremos em tudo, menos no poder de Jesus. Mas o homem leproso nos ensina hoje que o milagre de Deus está pronto para ser liberado sobre nós se, de verdade, crermos no poder transformador, curador, restaurador e salvador de Jesus!
Sobre Jesus, há, no texto, três atitudes que merecem destaque. Essas atitudes de Jesus são expressões da sua ação sobrenatural na vida daqueles que fizeram dele a solução para as dores da vida.
1ª Atitude – Uma COMPAIXÃO profunda
“Jesus estendeu a mão…” (v.3)
Jesus é a disposição poderosa de Deus para ajudar. Ele sentiu compaixão pelo leproso em vez de jogar pedras para o expulsar da sua presença. Ele sentiu profundo amor pelo leproso ao invés de náuseas. Todos tinham medo do leproso e fugiam dele, mas Jesus estendeu suas mãos para ele. Jesus o ama profundamente e tem uma compaixão profunda pelas suas dores. Em todo o tempo, Ele está com as suas mãos estendidas para lhe socorrer, consolar e confortar. Ele está pronto para enxugar as lágrimas que insistem em correr dos seus olhos.
2ª Atitude – Um TOQUE generoso
“Jesus estendeu a mão e o tocou…” (v.3)
Segundo a lei, quem tocasse em um leproso ficava impuro, mas em vez de Jesus ficar impuro ao tocar o leproso, foi o leproso quem ficou limpo. A imundícia do leproso não pôde contaminar a Jesus, mas a virtude curadora de Jesus removeu todo o mal do leproso. Jesus poderia curá-lo sem o tocar, mas Ele viu que aquele homem tinha não apenas uma enfermidade física, mas também uma profunda carência emocional. Jesus curou as suas emoções antes de curar a sua enfermidade. O toque de Jesus curou a sua alma, a sua autoestima e a sua identidade destruída. Não obstante a sujeira dos nossos pecados, Jesus não se afasta de nós. Ele também pode nos tocar. Basta um toque generoso de Jesus e nós ficaremos curados, libertados e purificados.
3ª Atitude – Uma PALAVRA extraordinária
“Jesus estendeu a mão e o tocou, dizendo: quero; sê purificado. No mesmo instante ele foi purificado da lepra.” (v.3)
O toque e a palavra trouxeram cura. A condição do leproso “se quiseres” foi suplantada pela palavra extraordinária de Jesus: “eu quero”. Aqui a vontade junta-se ao poder e a condição horrível de uma doença transforma-se numa situação de saúde estável. A cura foi completa e instantânea. O milagre de Jesus público, imediato e completo. O sacerdote poderia declará-lo limpo, mas só Jesus poderia torná-lo limpo. Quando Jesus libera a sua palavra extraordinária, o milagre acontece e a sua glória se manifesta!
Conclusão:
Alguém que passou pelos horrores indescritíveis de um campo de concentração nazista, escreveu o seguinte:

“Não há abismo tão profundo que a graça de Deus não seja mais profunda.”

O deserto, onde aquele homem desfalecia na antessala da morte, tornou-se a porta da sua oportunidade. Deus transformou o vale da ameaça em uma porta da esperança. Não dores tão profundas na sua vida que a graça e a misericórdia de Deus não sejam mais profundas. Deus é o maior interessado em liberar um milagre sobre a sua vida. Mas Ele espera que você seja corajoso e, diante das dores da vida, tome a decisão de fazer de Jesus o seu Senhor e o seu Salvador. Há uma canção em que a última frase de sua composição diz:

“Para a alma aflita e triste, é Jesus a solução.”

Para encontrar solução para as dores da vida…
1. CORRA na DIREÇÃO de Jesus
2. Seja HUMILDE DIANTE de Jesus
3. CREIA no PODER de Jesus
Jesus disse:
“Vocês estão cansados, enfastiados de religião? Venham a mim! Andem comigo e irão recuperar a vida. Vou ensiná-los a ter descanso verdadeiro. Caminhem e trabalhem comigo! Observem como eu faço! Aprendam os ritmos livres da graça! Não vou impor a vocês nada que seja muito pesado ou complicado demais. sejam meus companheiros e aprenderão a viver com liberdade e leveza.” (Mateus 11.28-30 AM)

 

Rolar para o topo