Famílias Empoderadas em Tempos de Mudança

FAMÍLIAS EM TRANSIÇÃO | 01/08
FAMÍLIAS EMPODERADAS EM TEMPOS DE MUDANÇA

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Então Deus disse a Noé: Saia da arca, você e sua mulher, seus filhos e as mulheres deles. Faça que saiam também todos os animais que estão com você: as aves, os animais grandes e os animais pequenos que se movem rente ao chão. Faça-os sair para que se espalhem pela terra, sejam férteis e se multipliquem. Então Noé saiu da arca com sua mulher e seus filhos e as mulheres deles, e com todos os animais grandes, todos os animais pequenos que se movem rente ao chão e todas as aves. Tudo o que se move sobre a terra saiu da arca, uma espécie após outra. Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar. O Senhor sentiu o aroma agradável e disse a si mesmo: Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez. Enquanto durar a terra, plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite jamais cessarão.” (Gênesis 8.15-22)

À semelhança dos dias de Noé, estamos vivendo tempos de mudança. Noé foi um homem empoderado por Deus em tempos de mudança no mundo em que vivia. Seu empoderamento salvou a sua família e glorificou a Deus. Sendo assim, o que podemos aprender com o exemplo de Noé? De que forma podemos construir uma família empoderada para viver tempos de mudança? O que a Palavra de Deus quer nos ensinar hoje?

Para construir uma família empoderada em tempos de mudança…

1. ANDE com Deus

“Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus. Noé gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé. Ora, a terra estava corrompida aos olhos de Deus e cheia de violência. Ao ver como a terra se corrompera, pois toda a humanidade havia corrompido a sua conduta, Deus disse a Noé: Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei juntamente com a terra.” (Gênesis 6.9-13)

“Uma grande fé precisa conhecer grandes provas.”

Para construir uma família empoderada em tempos de mudança…

2. OBEDEÇA a Deus

“Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora. Faça-a com cento e trinta e cinco metros de comprimento, vinte e dois metros e meio de largura e treze metros e meio de altura. Faça-lhe um teto com um vão de quarenta e cinco centímetros entre o teto e corpo da arca. Coloque uma porta lateral na arca e faça um andar superior, um médio e um inferior. Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá. Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. Faça entrar na arca um casal de cada um dos seres vivos, macho e fêmea, para conservá-los vivos com você. De cada espécie de ave, de cada espécie de animal grande e de cada espécie de animal pequeno que se move rente ao chão virá um casal a você para que sejam conservados vivos. E armazene todo tipo de alimento, para que você e eles tenham mantimento.” (Gênesis 6.14-21)

 Construir uma ARCA
 Confiar nas PROMESSAS de Deus
 Juntar os ANIMAIS

O último verso do capítulo 6 revela o coração do homem empoderado em tempos de mudança: “Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado.” (Gênesis 6.22)

“A obediência a Deus nos leva à segurança.”

Para construir uma família empoderada em tempos de mudança…

3. ESPERE em Deus

“Noé tinha seiscentos anos de idade quando as águas do Dilúvio vieram sobre a terra. Noé, seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos entraram na arca, por causa das águas do Dilúvio. (…) Depois dos sete dias, as águas do Dilúvio vieram sobre a terra. No dia em que Noé completou seiscentos anos, um mês e dezessete dias, nesse mesmo dia todas as fontes das grandes profundezas jorraram, e as comportas do céu se abriram. E a chuva caiu sobre a terra quarenta dias e quarenta noites. (…) Quarenta dias durou o Dilúvio sobre a terra, e as águas aumentaram e elevaram a arca acima da terra. (…) E as águas prevaleceram sobre a terra cento e cinquenta dias.” (Gênesis 7.6-7,10-12,17,24)

A Bíblia diz: “De modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida. (…) Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu.” (Hebreus 6.12; 10.36)

“A verdadeira adoração está reservada àqueles que esperam em Deus.”

Conclusão:

O capítulo 8 de Gênesis é muito especial. Ele responde à seguinte pergunta: o que uma família empoderada em tempos de mudança experimenta da parte de Deus?

 Deus se LEMBRA dessa família (Gênesis 8.1a)
 Deus renova a sua HISTÓRIA (Gênesis 8.1b-14)
 Deus recompensa sua FÉ (Gênesis 8.15-19)
 Deus recebe a sua ADORAÇÃO (Gênesis 8.20)
 Deus estabelece uma ALIANÇA (Gênesis 8.21-22)

Que a sua família seja empoderada por Deus para os tempos de mudança!

Para construir uma família empoderada em tempos de mudança…
1. ANDE com Deus
2. OBEDEÇA a Deus
3. ESPERE em Deus

Rolar para o topo