Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Fé para Mudar Diante das Más Notícias (09/11/2014 – noite)

SÉRIE: FÉ PARA MUDAR – 02/05
FÉ PARA MUDAR DIANTE DAS MÁS NOTÍCIAS
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga. Disseram eles: sua filha morreu. Não precisa mais incomodar o mestre!” (Marcos 5.35)
Dia 02/03/1996 – o Brasil recebe a notícia da morte dos integrantes do grupo Mamonas Assassinas em trágico acidente aéreo.
Dia 25/06/2009 – o mundo recebe a bombástica notícia da morte do Rei do Pop, Michael Jackson.
No Ano de 2010 – a apresentadora de TV Hebe Camargo recebe a notícia de um câncer no peritônio. Passou por um longo período de tratamento, vindo a falecer em 2012.
Dia 07/04/2011 – onze famílias recebem a notícia de que seus filhos foram vítimas de um atirador em uma escola de Realengo e não sobreviveram.
Dia 13/08/2014 – a senhora Renata Campos e seus cinco filhos recebem a notícia da morte do então candidato à presidência da República, Eduardo Campos, também vítima de um acidente aéreo.
Dia 15/04/2002 – nossos queridos irmãos José Carlos e Lena recebem a notícia do falecimento do seu filho, Fábio.
Todos os dias, milhares e milhares de pessoas no mundo todo são surpreendidas pelas más notícias. São notícias de morte de pessoas queridas, notícias de enfermidades incuráveis, notícias de que seus filhos entraram para as drogas, notícias de infidelidade, desemprego, violência e muito mais. Todos nós estamos sujeitos a enfrentar dias de más notícias, pois vivemos em mundo que, de acordo com a Bíblia, descansa no maligno. Bons ou maus, ricos ou pobres, brancos ou negros: a qualquer momento uma má notícia vai bater na sua porta!
Talvez você tenha entrado aqui, nesta noite, debaixo de uma má notícia. Uma notícia que abalou as estruturas da sua vida. Uma notícia que trouxe amargura e tristeza para o seu coração.

  • A sua má notícia pode ser o anúncio de uma demissão;
  • A sua má notícia pode ser uma separação;
  • A sua má notícia pode ser uma infidelidade;
  • A sua má notícia pode ser uma doença incurável;
  • A sua má notícia pode ser a morte de um ente querido;
  • A sua má notícia pode ser um filho mergulhado nas drogas;
  • A sua má notícia pode ser um abuso sofrido pelo seu filho;
  • A sua má notícia pode ser um roubo, um assalto, uma violência.

Porém, quero dizer a você que esta noite foi separada por Deus para trazer-lhe boas notícias. Hoje você pode exercitar uma fé para mudar a sua perspectiva diante das más notícias da vida.
Jesus, no episódio em que encontra-se com um homem chamado Jairo, deixa bem claro o que a fé para mudar nos ensina diante das más notícias. Quem era Jairo? Era um dos chefes da sinagoga e que tinha uma filha que estava muito enferma, prestes a morrer. Logo que viu Jesus, ele prostrou-se aos seus pés e rogou-lhe que curasse a sua filha. Jesus, então, começou a sua caminhada com Jairo.
Porém, a multidão que seguia Jesus, também o comprimia. E uma mulher que tinha um fluxo de sangue há doze anos tocou nas vestes de Jesus e fora curada. Jesus interrompe a caminhada para identificar quem o havia tocado (Imaginem o coração de Jairo). A mulher se apresenta, prostra-se diante dele e conta-lhe toda a verdade. Jesus declara salvação para aquela mulher, despede-a com a sua paz e com a cura daquele mal.
Enquanto Jesus estava despedindo aquela mulher, os empregados da casa de Jairo chegaram com a má notícia: a menina já morreu; você não precisa mais incomodar o Mestre. O que fazer diante de uma notícia tão trágica? Jesus nos ensina o segredo!
Diante das más notícias, a fé para mudar nos ensina que…
1. Jesus se IMPORTA com o SOFRIMENTO do homem
“Mas Jesus não se importou com a notícia e disse a Jairo: não tenha medo; tenha fé.” (Marcos 5.36)
Jesus não estava preocupado com as circunstâncias; ele estava preocupado com o sofrimento de Jairo. O coração de Jesus estava movido de íntima compaixão pela dor daquele homem. Esta é a primeira lição que eu aprendo! Quando as más notícias chegam eu posso ter a certeza de que Jesus está comigo e ele se importa com o meu sofrimento.
A mesma palavra liberada a Jairo, também é liberada a todos que recebem más notícias: não tenham medo; tenham fé! Ao receber más notícias é bem provável que algumas pessoas não se importem com o seu sofrimento. Pode ser que sua família, sua empresa, sua igreja, seu pastor não se importem com a sua dor. Mas Jesus está ao seu lado, importando-se com a sua dor e liberando uma palavra de encorajamento para seguir adiante: não tenha medo; tenha fé! A respeito da compaixão de Jesus, a Bíblia diz o seguinte:
“Depois disso, Jesus passou por todas as cidades e vilas da região. Ele ensinava nas sinagogas, onde o povo costumava se reunir, apresentando as notícias do Reino, curando os corpos doentes e restaurando vidas marcadas pelo sofrimento. Ver as multidões diante de si lhe fazia doer o coração…” (Mateus 9.35-36)
Enquanto você não usar a sua fé para acreditar que Jesus se importa com o seu sofrimento, nada mudará em sua vida! A fé para mudar diante das más notícias me ensina que Jesus se importa com cada detalhe do meu sofrimento!
Diante das más notícias, a fé para mudar ensina que…
2. Jesus RENOVA a ESPERANÇA de dias melhores
“Quando entraram na casa de Jairo, Jesus encontrou ali uma confusão geral, com todos chorando alto e gritando. Então Ele disse: por que tanto choro e tanta confusão? A menina não morreu; ela está dormindo.” (Marcos 5.38-39)
Parece ser uma notícia absurda da parte de Jesus! Mas não era! Jesus libera uma palavra de esperança para o coração das pessoas que estavam sofrendo. O texto mostra que, quando Jesus proferiu estas palavras, as pessoas que estavam naquela casa riram dele. Tem muita gente rindo e brincando com as palavras de esperança que Jesus tem liberado para o seu povo nestes últimos dias. A realidade daquele momento era o luto! Mas não existe nenhuma realidade que subsista às palavras de esperança daquele que tem todo poder no céu e na terra!
É bem possível que Jesus já tenha liberado uma palavra de esperança diante das más notícias que você recebeu, porém a sua reação é como a reação daquelas pessoas que estavam na casa de Jairo: risos de dúvidas, indiferença e incerteza. Hoje Jesus está liberando uma palavra de esperança para seu coração machucado, ferido, quebrado por causa das más notícias que você recebeu: nada está morto, apenas dorme! Para cada má notícia, Jesus tem uma palavra de esperança! Jesus viu um paralítico deitado ao lado do Tanque de Betesda, sofrendo há trinta e oito anos. Não suportando ver tanto sofrimento, Jesus libera uma palavra de esperança para àquele homem:
“Jesus disse: levante-se, pegue a sua maca e comece a andar!” (João 5.8)
Enquanto você não usar a sua fé para acreditar que Jesus libera uma palavra de esperança de um novo tempo, nada mudará em sua vida! A fé para mudar diante das más notícias me ensina que Jesus renova a esperança de dias melhores!
Diante das más notícias, a fé para mudar ensina que…
3. Os PLANOS de JESUS são MELHORES que os meus
“Mas Jesus mandou que todos saíssem e, junto com os três discípulos e os pais da menina, entrou no quarto onde ela estava. Pegou-a pela mão e disse: Talita-Cumi (isto quer dizer: menina, eu digo a você: levante-se!). No mesmo instante, a menina, que tinha doze anos, levantou-se e começou a andar. E todos ficaram admirados.” (Marcos 5.40-42)
O plano inicial de Jairo era a cura da enfermidade de sua filha. Jesus demorou, sua filha morreu. Porém, o plano de Jesus não era a cura da enfermidade, mas a ressurreição da filha de Jairo. O plano inicial de Marta e Maria era a cura da enfermidade de Lázaro. Da mesma forma, Jesus também demorou. Porém, seu plano era muito maior e muito melhor. Elas queriam uma cura, porém, o plano de Jesus era ressuscitar Lázaro. E ele o fez!
Cura é transformar uma pessoa doente em uma pessoa sadia, porém, ressurreição é transformar um morto em uma pessoa com vida!
Não importa quão doloroso esteja o seu momento atual por causa das más notícias. Jesus tem um plano que é muito maior, um plano que é muito melhor para sua vida. Jesus nunca nos pede que façamos algo que Ele mesmo não tenha sido capaz de fazer primeiro. No Getsêmani, Jesus entendeu que o plano do Pai era muito maior e melhor. Sabendo que iria morrer pregado numa cruz, Jesus se submeteu ao plano do Pai:
“Pai, afasta de mim este cálice. Mas, por favor, não seja o que eu quero, mas sim o que Tu queres.” (Lucas 22.42)
Enquanto você não usar a sua fé para acreditar que os planos de Jesus são melhores do que os seus, nada mudará em sua vida! A fé para mudar diante das más notícias me ensina que os planos de Jesus são os melhores para mim!
Conclusão:
Fé não é para mudar Deus, nem para mudar as pessoas ao nosso redor e nem para mudar as circunstâncias. Fé é para mudar a nossa vida!
E aí você me pergunta: “Pastor: eu não posso chorar diante das más notícias?”. Pode e deve chorar, porém só não pode desperdiçar a oportunidade que Deus está dando a você de ser transformado, restaurado, curado e moldado para uma nova vida.
Diante das más notícias, a fé para mudar nos ensina que…
1. Jesus se IMPORTA com o SOFRIMENTO do homem
2. Jesus RENOVA a ESPERANÇA de dias melhores
3. Os PLANOS de JESUS são MELHORES que os meus

 

Rolar para o topo