FESTA DAS CÉLULAS – Semear para Crescer

SEMEAR PARA CRESCER
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Lembrem disto: quem planta pouco colhe pouco; quem planta muito colhe muito.” (2ª Coríntios 9.6)
Quando observamos o semeador lançando a semente na terra, aprendemos muito sobre a vida. O ato de semear nos ensina sobre nossos sonhos e projetos. A relação do semeador com a semente pode ser comparada com a nossa vida, com os nossos sonhos e com a bênção de Deus.
Quando olhos para as nossas células consigo perceber claramente aqueles que estão semeando para crescer. E como é gratificante ver o que Deus está fazendo na vida de pessoas que se dispuseram a sair como semeadores que não se satisfazem com qualquer colheita! São semeadores que não se satisfazem com uma colheita apenas, mas que continuam plantando, plantando e plantando, porque desejam ver o crescimento do Reino de Deus.
Hoje, Deus nos faz um convite muito especial: que todos nós sejamos semeadores que semeiam para crescer. Na mente de um semeador que semeia para crescer, tudo coopera para uma boa colheita: obstáculos transformam-se em oportunidades, falta de recursos transforma-se em criatividade, inimigos transformam-se em aliados, suor e sofrimento transformam-se em alegria e prazer.
O semeador que semeia para crescer sempre olhará para sua colheita com um olhar de grandes expectativas. Ele está sempre pronto para ser surpreendido com algo marcante e grandioso. Que tipo de semeador é você? Um semeador que semeia para crescer ou um semeador que semeia apenas para sobreviver?
Um semeador que deseja ser surpreendido com uma grande colheita ou um semeador que se satisfaz com as migalhas de uma colheita qualquer. Então, de acordo com a Palavra de Deus, quais são as características do semeador que semeia para crescer?
Aquele que semeia para crescer…
1. É PERSEVERANTE
“Aqueles que saíram chorando, levando a semente para semear, voltarão cantando, cheios de alegria, trazendo nos braços os feixes da colheita.” (Salmo 26.6)
Quem está disposto a colher de forma abundante precisa saber que encontrará muitos espinhos entre a semeadura e a colheita. Você será desafiado a desistir no primeiro obstáculo e a esmorecer diante da demora dos primeiros frutos. Lágrimas cairão dos seus olhos diante dos ventos contrários. Entretanto, persevere, não desista, não deixe o arado, pois você voltará com alegria trazendo os feixes da sua colheita exponencial! O apóstolo Paulo, escrevendo aos Gálatas, fez o seguinte encorajamento:
Aquele que semeia para crescer…
2. É DILIGENTE
“Semeie de manhã e também de tarde porque você não sabe se todas as sementes crescerão bem, nem se uma crescerá melhor do que a outra.” (Eclesiastes 11.6)
O semeador que semeia para crescer é diligente, cuidadoso, eficiente, zeloso, aplicado, dedica-se àquilo que realiza. Ele sabe que nem todas as sementes dão frutos, mas todas são alvos do seu cuidado, da sua proteção, da sua provisão e da sua diligência. Se formos cuidadosos na sementeira das nossas células, sempre haverá colheita farta. Não podemos nos conformar com sementes que não brotam e com plantas que morrem. O semeador que semeia para crescer precisa ser diligente e fazer de tudo para suas sementes produzam uma colheita surpreendente!
Aquele que semeia para crescer…
3. É CONFIANTE
“Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita.” (Gálatas 6.9)
O semeador que semeia para crescer é cheio de esperança, é otimista, é positivo e inteiramente confiante. A semeadura é a única forma de interagir com o futuro. Nós colhemos no presente aquilo que semeamos no passado, e vamos colher no futuro aquilo que semeamos no presente. Essa é a confiança do semeador! O semeador que semeia para crescer tem uma certeza inabalável no seu coração: a sua colheita vai acontecer e ela será farta! Ele não é só confiante, mas, também, contagiante. Seu foco já não é mais a semente e nem as dificuldades do processo. Seus olhos já são capazes de ver o que ninguém consegue enxergar! Ele já consegue visualizar a grande colheita!
Querido líder, nesta semeadura, você precisa ser confiante. Não dê ouvidos às vozes do pessimismo, da murmuração e da crítica. Se Deus o chamou, se Deus confiou a você essa célula, é porque Ele acredita que você é capaz de multiplicar muitas e muitas vezes. Sua colheita será enorme!
Conclusão:
As nossas células são uma estratégia de Deus para uma colheita exponencial no Jardim Catarina e em tantos outros bairros e cidades onde Ele nos tem permitido chegar. Por isso, ele nos chama para semear para crescer. E, para que isso aconteça, ele conta com semeadores perseverantes, diligentes e confiantes. Assim como fora nos tempos de Oseias, Deus renova a sua promessa com o seu povo nos dias de hoje:
“Eu lhes disse: preparem os campos para a lavoura, semeiem a justiça e colham as bênçãos que o amor produzirá. Pois já é tempo de vocês se voltarem para mim, o Senhor, e eu farei chover sobre vocês a chuva da salvação.” (Oseias 10.12)
Há uma palavra profética sobre a vida dos semeadores que semeiam para crescer e que está registrada no livro do profeta Isaías:
“Quando vocês espalharem as sementes nos seus campos, o Senhor mandará chuva, e as colheitas serão boas…” (Isaías 30.23)

 

Rolar para o topo