Incredulidade Nunca Mais

INCREDULIDADE NUNCA MAIS
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“… Quando chegaram onde estavam os outros discípulos, viram uma grande multidão ao redor deles e os mestres da lei discutindo com eles. Logo que todo o povo viu Jesus, ficou muito surpreso e correu para saudá-lo. Perguntou Jesus: O que vocês estão discutindo? Um homem, no meio da multidão, respondeu: Mestre, eu te trouxe o meu filho, que está com um espírito que o impede de falar. Onde quer que o apanhe, joga-o no chão. Ele espuma pela boca, range os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram. Respondeu Jesus: Ó geração incrédula, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino. Então, eles o trouxeram. Quando o espírito viu Jesus, imediatamente causou uma convulsão no menino. Este caiu no chão e começou a rolar, espumando pela boca. Jesus perguntou ao pai do menino: Há quanto tempo ele está assim? Desde a infância, respondeu ele. Muitas vezes o tem lançado no fogo e na água para matá-lo. Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. Se podes? Disse Jesus. Tudo é possível àquele que crê. Imediatamente o pai do menino exclamou: Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!” (Marcos 9.14-24)
A história que quero usar com vocês nesta noite tem tudo a ver com a vida cotidiana que vivemos. Quero usar a vida deste pai que precisava acreditar no impossível. Seu filho era atormentado por demônios e tinha sua vida sempre em perigo. A Bíblia relata que durante longos anos o menino e seu pai sofreram com estas dificuldades.
Este pai teve vários encontros em busca de solução para os problemas do seu filho. Possivelmente, ele buscou a ajuda da religião, dos religiosos de sua época, dos discípulos e não obteve solução para sua situação.
Então, posso imaginar que na mente deste homem só pairava uma questão: a situação do meu filho é impossível de se resolver. Isso constatava que sua incredulidade aumentava cada vez mais.
Quero lhe fazer algumas perguntas: Em sua vida, você já se encontrou diante de uma situação que só seria resolvida se o impossível acontecesse? Como você se comportaria se estivesse nesta situação, com incredulidade ou não? Qual seriam suas atitudes? Você acredita no impossível ou não?
A partir deste diálogo do texto bíblico podemos perceber que este homem estava totalmente sem fé. Não havia em seu coração mais nenhuma expectativa de que algo impossível pudesse acontecer! Na verdade existia dentro dele uma incredulidade incrível por conta da situação que ele estava vivendo. Então, o que aquele homem fez, e que nós também podemos fazer, para sair da incredulidade?
Para sair da incredulidade…
1. Entregue as suas NECESSIDADES para a PESSOA CERTA
“… Um homem, no meio da multidão, respondeu: Mestre, eu te trouxe o meu filho, que está com um espírito que o impede de falar.” (v.17)
A primeira coisa que aprendo aqui é esta:

“Coisas extraordinárias só podem ser feitas por um ser extraordinário.”

Aquele pai, possivelmente, estava à beira do desespero, já havia tentado de tudo ao longo dos anos para mudar a situação de seu filho. O contexto social, político, espiritual, e religioso, que aquele homem vivia com certeza não era favorável. Ele deveria viver em busca da solução de seu problema. Só que na verdade não era tão simples como parecia.
Embora Jesus tenha chamado aquela geração de incrédulos, havia alguns sinais que, a meu ver, foram separados para o próprio Jesus fazer para mudar a visão daquela geração. O pai do menino estava diante daquele que realmente poderia mudar sua história de vida. Mas, ele ainda não acreditava totalmente nisso.
Sabe o que aprendo aqui? Aprendendo que, embora a situação da vida tenha me levado ao nível de incredulidade terrível, preciso me esforçar para voltar a acreditar e entregar meus problemas nas mãos da pessoa certa. E, neste caso, nas mãos de Jesus.
Não sei o que trouxe você a este lugar nesta noite!
• Não sei se foi uma doença incurável.
• Não sei se foi um casamento falido.
• Não sei se foi uma estrutura familiar arrebentada.
• Não sei se foram suas emoções que estão à beira do abismo.
Mas eu sei de uma coisa, se você colocar seus problemas nas mãos de Jesus ele terá uma solução para eles.
Para sair da incredulidade…
2. SEJA TRANSPARENTE com Jesus
“… Jesus perguntou ao pai do menino: Há quanto tempo ele está assim? Desde a infância, respondeu ele. Muitas vezes o tem lançado no fogo e na água para matá-lo. Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.” (v.21-22)
Queridos, sabe o que nos atrapalha a receber de Jesus a solução dos nossos problemas? É a incredulidade. Mas não só a incredulidade, é também a falta de transparência quando estamos diante dele para contar nossa situação.
Muito embora Jesus mande chamar o menino e este, automaticamente, já vem manifestando seu problema, o diálogo que Jesus tem com o seu pai revela para nós a transparência a qual o pai do menino expõe para Jesus a situação.
Em que nível esta sua transparência com Jesus a respeito do seu problema? Como você tem buscado suas soluções diante de Jesus? Você tem acreditado que Jesus é poderoso para mudar o caos da sua vida ou primeiro você precisa consultar pessoas, como seus amigos de trabalho, seus pais, seus curandeiros espirituais? Ouça esta frase:

“Quando somos transparentes com Jesus estamos dizendo que Ele pode mudar nossa história.”

Resolva ser transparente com Jesus e deixe que ele faça o melhor por você!
Para sair da incredulidade…
3. PEÇA AJUDA para Jesus
“… Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. Se podes? Disse Jesus. Tudo é possível àquele que crê.” (v. 22b-23)
Aquele pai, após ter sido transparente com Jesus, segue em seu caminho e exclama “faça algo por nós”. Talvez nesta noite você precise dizer para Jesus, buscando no profundo de sua alma: “Faça algo por mim, Jesus”.
A pergunta é: em que você precisa da ajuda de Jesus?
• Em sua incredulidade?
• Em suas fraquezas emocionais?
• Em seu temperamento explosivo?
• Em seu desejo por prostituição?
• Em sua homossexualidade?
• Em sua incapacidade de fazer o certo?
• Em seus negócios que não vão bem?
• Em sua falta de visão espiritual?
Jesus está pronto para ajudá-lo!
Para sair da incredulidade…
4. CREIA na PALAVRA de Jesus
“… Imediatamente o pai do menino exclamou: Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!” (v.24)
Quando passamos a acreditar na palavra liberada por Jesus, recebemos uma mudança extraordinária em nossa vida. Veja o verso 25:
“Quando Jesus viu que uma multidão estava se ajuntando, repreendeu o espírito imundo, dizendo: Espírito mudo e surdo, eu ordeno que o deixe e nunca mais entre nele.” (v.25)
Jesus libera uma palavra de autoridade para a vida daquele menino e logo ele é totalmente livre de seu problema. Sabe por quê? Porque o pai do menino creu na Palavra de Jesus.
Sabe o que aprendo? Aprendo que Jesus está sempre disposto a liberar uma palavra para nossa vida, e, se crermos nesta palavra, seremos totalmente livres das nossas incredulidades e de nossos problemas.
Jesus quer mudar a nossa vida em todas as áreas e trazer para nós uma vida nova, na qual vale a pena viver. Uma vida sem incredulidade! Uma vida transformada! Uma vida salva!
Conclusão:
O pai daquele menino recebeu o que tanto sonhava: a restauração e a libertação de seu filho. Nesta noite você também pode sair daqui com sua vida restaurada e liberta de todo mal. Basta você tomar a decisão certa em sua vida e dizer: incredulidade nunca mais!
Para sair da incredulidade…
1. Entregue as suas NECESSIDADES para a PESSOA CERTA
2. SEJA TRANSPARENTE com Jesus
3. PEÇA AJUDA para Jesus
4. CREIA na PALAVRA de Jesus

 

Rolar para o topo