Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Jacó – Mudar pelo Poder da Fé

SÉRIE “O PODER TRANSFORMADOR DA FÉ” 03|08
JACÓ – MUDAR PELO PODER DA FÉ
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
Chegamos à terceira mensagem desta série. Na primeira mensagem, fomos desafios a crer pelo poder da fé. Na segunda mensagem, fomos desafiados a superar as crises pelo poder da fé. Hoje, através da vida de mais um personagem bíblico, vamos aprender a mudar pelo poder da fé. Seu nome é Jacó.
Jacó foi um homem escolhido por Deus, mas ainda não o conhecia pessoalmente. Ele ainda estava na estrada da fuga. Jacó foi um homem escolhido por Deus, mas não confiava na providência divina, por isso, ao invés de confrontar seu pai acerca do propósito divino, ele mentiu para ele acerca do seu nome, da comida, de Deus, de sua identidade e de seu amor.
Jacó se tornou um enganador, um mentiroso, um falsário, um retrato de seu nome. Ele lidava com as coisas de Deus, mas sem o temor a Deus. Ele era um patriarca, mas não conhecia Deus pessoalmente. Sua vida precisava de uma mudança radical.
Betel foi o lugar onde Jacó conheceu o Deus dos seus pais, mas Peniel foi o lugar onde Jacó conheceu o Deus da sua salvação e onde toda mudança da sua vida começou. Jacó já havia lutado com seu irmão, com seu pai, com seu sogro; mas agora precisava lutar com Deus. Foi o que aconteceu no relato de Gênesis, capítulo 32.
Em Betel, Jacó conheceu o Deus dos seus pais. Em Peniel, Jacó conheceu o Deus da sua salvação, mas em El-Betel, Jacó conheceu o Deus da sua restauração. Em El-Betel, podemos comprovar que realmente Jacó mudou pelo poder da fé. Vamos ler o texto bíblico:
“Nesse lugar construiu um altar e lhe deu o nome de El-Betel, porque ali Deus havia se revelado a ele, quando fugia do seu irmão. Depois que Jacó retornou de Padã-Arã, Deus lhe apareceu de novo e o abençoou, dizendo: Seu nome é Jacó, mas você não será mais chamado Jacó; seu nome será Israel. Assim lhe deu o nome de Israel. E Deus ainda lhe disse: Eu sou o Deus Todo-poderoso; seja prolífero e multiplique-se. De você procederão uma nação e uma comunidade de nações, e reis estarão entre os seus descendentes. A terra que dei a Abraão e a Isaque, dou a você; e também aos seus futuros descendentes darei esta terra. A seguir, Deus elevou-se do lugar onde estivera falando com Jacó. Jacó levantou uma coluna de pedra no lugar em que Deus lhe falara, e derramou sobre ela uma oferta de bebidas e a ungiu com óleo. Jacó deu o nome de Betel ao lugar onde Deus tinha falado com ele.” (Gênesis 35.7,9-15)
Então, olhando para a vida de Jacó e sua experiência de transformação em Gênesis 32, como é possível mudar pelo poder transformador da fé? Vamos analisar os passos que Jacó deu para mudar pelo poder da fé.
CONTEXTO – Jacó resolve voltar para casa e corrigir o relacionamento com o seu irmão. Prepara a família. Levanta acampamento e leva consigo todos os bens que conseguirá durante aqueles anos. No caminho recebe uma má notícia que mudaria sua vida para sempre. Esaú vinha ao seu encontro com 400 homens e desejava matá-lo. Aquela ameaça o levou para um lugar que seria um acidente geográfico se lá ele não tivesse uma experiência profunda com Deus. O que podemos aprender com essa história?
Para mudar pelo poder da fé…
1. Busque a TRANSFORMAÇÃO da sua vida
“Então o homem disse: Deixe-me ir, pois o dia já desponta. Mas Jacó lhe respondeu: Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes.” (Gênesis 32.26)
Nesta experiência no Vau do Jaboque, Jacó se agarrou ao Senhor e não queria que Ele fosse embora. Jacó estava decidido a mudar de vida. Os olhos de Jacó foram abertos para compreender que a maior necessidade de sua vida naquele momento não era a sua riqueza, sua família, seu direito de primogenitura.
Sua maior necessidade era Deus. Jacó sem Deus é nada. Jacó sem Deus continuaria vivendo como um enganador. Jacó tinha tudo, mas não tinha o principal – Deus! Ele entendeu que sem Deus sua vida seria vazia, insatisfeita e incompleta.
Nesta experiência de transformação, Jacó aprendeu algo que precisamos aprender: Ter as bênçãos de Deus não é suficiente quando não se tem o Deus das bênçãos. Mais importante que ter as coisas é ter a Deus. Quantas pessoas têm as coisas e, mesmo assim, estão vivendo uma vida de total insatisfação.
Jacó tinha tudo – dinheiro, família, primogenitura, mas agora ele quer a Deus. Ele anseia por Deus mais do que qualquer outra coisa. Para mudar pelo poder transformador da fé, você vai precisar buscar essa transformação na pessoa de Deus. Você vai precisar querer a Deus mais do que qualquer coisa.
Para mudar pelo poder da fé…
2. RECONHEÇA e CONFESSE os seus PECADOS a Deus
“O homem lhe perguntou: Qual é o seu nome? Jacó, respondeu ele.” (Gênesis 32.27)
Deus perguntou a Jacó qual era o seu nome. Interessante que seu pai lhe fez essa mesma pergunta e Jacó mentiu dizendo que era Esaú. Mas, agora, Deus lhe pergunta de novo. Não que o Senhor não soubesse o seu nome, mas Deus estava lhe dando a oportunidade para ele reconhecer e confessar o seu caráter deformado.
Quando Jacó respondeu quem era, não foi uma resposta, mas uma confissão. O nome Jacó significa enganador, suplantador. Ele era um retrato do seu próprio nome. Por isso, Jacó não podia ser transformado sem antes reconhecer quem era. Ninguém pode mudar pelo poder da fé sem antes reconhecer e confessar os seus pecados a Deus.
Para mudar pelo poder da fé…
3. Assuma a sua VERDADEIRA IDENTIDADE
“O homem lhe perguntou: Qual é o seu nome? Jacó, respondeu ele. Então disse o homem: Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu. Prosseguiu Jacó: Peço-te que digas o teu nome. Mas ele respondeu: Por que pergunta o meu nome? E o abençoou ali.” (Gênesis 32.27-29)
O nome Jacó significa “aquele que segura o calcanhar” ou “suplantador”. O nome Israel significa “Deus prevalece”. O nome de Jacó foi mudado por Deus para Israel para que ele pudesse assumir a sua verdadeira identidade. E quais foram às mudanças que aconteceram na vida de Jacó?
 Jacó, de enganador para príncipe;
 Jacó, de um indivíduo para uma nação;
 Jacó, de um homem sem destino para um influenciador de destinos;
 Jacó, de pacato para líder;
 Jacó, de segundo para primeiro;
 Jacó, de pobre para rico;
 Jacó, de culpado para perdoado;
 Jacó, de medroso para corajoso.
O seu verdadeiro destino não é o que disseram a seu respeito. O seu verdadeiro destino não é definido pelo nome que lhe deram. O seu verdadeiro destino não é traçado pela inconstância deste mundo mal. O seu verdadeiro destino está em quem Deus disse que você é, um filho amado!
Assuma quem Deus disse que você é! Assuma a sua verdadeira identidade! Você é um filho amado de Deus e essa verdade o levará a continuar fazendo mudanças pelo poder transformador da fé!
Para mudar pelo poder da fé…
4. Resolva as PENDÊNCIAS do passado
“Ele mesmo passou à frente e, ao aproximar-se do seu irmão, curvou-se até o chão sete vezes. Mas Esaú correu ao encontro de Jacó e abraçou-se ao seu pescoço, e o beijou. E eles choraram.” (Gênesis 33.3,4)
Esaú veio ao encontro de Jacó não para abençoá-lo, mas para destruí-lo. Porém, quando alguém decide mudar pelo poder transformador da fé, aprende também que precisa resolver as pendências do passado.
Jacó, movido pelo medo, colocou toda sua família à sua frente, mas, em determinado momento, ele passou à frente e curvou-se sete vezes diante do seu irmão como sinal de que desejava resolver as pendências do passado. Esaú correu ao seu encontro, o abraçou e beijou.
Quando alguém decide mudar pelo poder transformador da fé, o inesperado acontece. Após a experiência transformadora de Jacó no vau do Jaboque, Deus transformou o ódio de Esaú em amor; o medo de Jacó na alegria do reencontro após 20 anos de separação.
Aquele encontro temido, que prenunciava uma briga, uma contenda, uma guerra, transformou-se numa cena de choro, abraços, beijos e reconciliação.
Quais são as suas pendências do passado?
O seu desejo de resolvê-las mostrará o quanto a sua vida mudou pelo poder transformador da fé. Não permita que os erros e as feridas do passado, as acusações do diabo e das pessoas destruam a sua vida. Mude pelo poder transformador da fé resolvendo as pendências do passado.
Conclusão:
Jacó poderia se conformar com uma vida medíocre, um homem mentiroso e enganador, marcado pelo fracasso no seu relacionamento com Deus e com as pessoas. Mas, um dia, depois de ter uma experiência pessoal com Deus, ele decidiu mudar pelo poder da fé. O resultado é que Jacó tornou-se pai de 12 filhos que, mais tarde, tornaram-se as 12 tribos de Israel.
Não importa quem você seja, ou que você fez ou faz, Deus tem uma chamado para sua vida e Ele não desiste de você! Assim como Jacó, você também pode e deve mudar pelo poder da fé, crendo que Deus pode realizar coisas extraordinárias em você e através de você.
Para mudar pelo poder da fé…
1. Busque a TRANSFORMAÇÃO da sua vida
2. RECONHEÇA e CONFESSE os seus PECADOS a Deus
3. Assuma a sua VERDADEIRA IDENTIDADE
4. Resolva as PENDÊNCIAS do passado

 

Rolar para o topo