José – Perdoar pelo Poder da Fé

SÉRIE “O PODER TRANSFORMADOR DA FÉ” 04|08
JOSÉ – PERDOAR PELO PODER DA FÉ
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
Chegamos à quarta mensagem desta série. Já fomos desafiados a crer, superar, mudar pelo poder da fé. Hoje, através da vida de mais um personagem bíblico, vamos aprender a perdoar pelo poder da fé. Seu nome é José. Gênesis 45.4,5 diz:
“Cheguem mais perto, disse José a seus irmãos. Quando eles se aproximaram, disse-lhes: Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam ao Egito! Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês.” (Gênesis 45.4,5)
A história de José é uma das mais atrativas do Antigo Testamento. José é um exemplo de determinação, um homem que tinha uma sede incrível por vencer, um desejo de ser um homem de influência, uma vontade de fazer a diferença em sua geração, de deixar um legado de honra para sua família. Ele superou muitas adversidades, mas acredito que o maior de todos os seus desafios foi aprender a PERDOAR.
Suas maiores feridas foram causadas, principalmente, pelas pessoas da sua própria família. Ele foi odiado, esquecido, vendido e traído. Enfrentou muitas situações de adversidades, mas soube lidar com cada uma delas. De fato, seu maior desafio foi aprender sobre o valor do PERDÃO. Quais foram às adversidades que causaram as maiores feridas no coração de José?
 O ÓDIO dos seus irmãos – Gênesis 37.4
 A INVEJA dos seus irmãos – Gênesis 37.23,24
 Foi VENDIDO como escravo pelos seus irmãos – Gênesis 37.28
 Foi PRESO injustamente – Gênesis 39.19,20
 Recebeu a INGRATIDÃO das pessoas – Gênesis 40.23
Depois de enfrentar situações como essas é normal o coração de uma pessoa azedar. Sentimentos como tristeza, abatimento, desânimo, agressividade e amargura começam a fazer parte da vida de alguém que passa pelas adversidades que José passou.
Mas nenhuma dessas marcas alcançou o coração de José. Ele manteve-se firme diante do Senhor, compartilhando graça e o favor de Deus como as pessoas que estavam ao seu redor. José não ficou remoendo situações. No final de tudo, José conseguiu perdoar seus irmãos pelo poder transformador da fé.
Assim como José foi capaz de perdoar toda sua família pelo poder da fé, eu e você também somos capazes de perdoar pelo poder da fé em Deus. O que fazer, então, para aprender a perdoar pelo poder da fé?
Para perdoar pelo poder da fé…
1. Tenha um coração HUMILDE
“Respondeu-lhe José: Isso não depende de mim, mas Deus dará ao faraó uma resposta favorável.” (Gênesis 41.16)
José era um homem ferido na vida pelas pessoas, mas ele escolheu o caminho da humildade e continuou servindo as pessoas. Quando foi preso, estava indo servir seus irmãos a pedido do seu pai. Depois, na casa de Potifar, ele serviu. Na prisão, a mesma coisa. E agora, diante do Faraó, ele mais uma vez demonstra seu coração de servo e humilde dando oportunidade para mais um relacionamento.

A pessoa que tem um coração humilde é capaz de salvar uma geração de pessoas orgulhosas.

José não se importou com nada, senão em abençoar uma geração, revelando os sonhos de Faraó. Foi isso que Jesus fez por nós! Ele decidiu morrer por nós mesmo que nós não merecêssemos. Ele fez por amor, com um coração totalmente humilde.
Para perdoar pelo poder da fé…
2. Dê uma NOVA CHANCE às pessoas
“No terceiro dia, José lhes disse: Eu tenho temor de Deus. Se querem salvar suas vidas, façam o seguinte: Se vocês são homens honestos, deixem um dos seus irmãos aqui na prisão, enquanto os demais voltam, levando trigo para matar a fome das suas famílias.” (Gênesis 42.18,19)
Perdoar não é apenas dizer “eu te perdoo”, mas, principalmente, dar uma nova chance às pessoas que lhe feriram.

O arrependimento abre caminho para a graça.

Aí você pode me perguntar: “mas se a pessoa não reconhecer o que ela fez?”. Precisamos continuar com o mesmo coração. Um coração humilde disposto a dar mais uma chance, movido pela graça. O perdão não tem a ver com o que fizeram a mim, mas com o que vou fazer com o que fizeram a mim.

“A maior tragédia não é o que fizeram comigo, mas a maior tragédia é aquilo que eu fiz a Deus.” (Filipe Guimarães)

Para perdoar pelo poder da fé…
3. Seja GENEROSO com os que lhe feriram
“Em seguida, José deu ordem para que enchessem de trigo suas bagagens, devolvessem a prata de cada um deles, colocando-a nas bagagens, e lhes dessem mantimentos para a viagem. E assim foi feito.” (Gênesis 42.25)
José foi tão generoso com seus irmãos que eles até se assustaram. A generosidade de José era algo sobrenatural porque partiu do coração de Deus para o seu coração. Além das pratas em suas malas e o alimento, José os honrou, mais tarde, com uma refeição em sua casa.
Se você está disposto a perdoar pelo poder da fé, você fará coisas loucas aos olhos das pessoas à sua volta. Deus é um Deus generoso! Ele nos perdoou e continua sendo generoso em todo o tempo. Se somos sua imagem e semelhança, precisamos seguir o seu padrão. Pelo poder da fé, podemos perdoar e ser generosos com aqueles que nos feriram.
Para perdoar pelo poder da fé…
4. Restaure os seus RELACIONAMENTOS
“Então José disse aos seus irmãos e a toda família de seu pai: Vou partir e informar ao faraó que os meus irmãos e toda a família de meu pai, que viviam em Canaã, vieram para cá.” (Gênesis 46.31)
José não somente deu de comer aos seus irmãos, mas os estabeleceu no Egito, afinal o restante da terra estava no período de escassez e fome. No Egito, diferente do que em outros lugares, havia prosperidade e alimento para eles. José fez isso porque deseja restaurar seus relacionamentos.
José poderia ter perdoado seus irmãos, ter dado comida a eles e ter mandado de volta para sua casa. Mas não, ele decidiu trazer para perto para restaurar o relacionamento com a sua família. Permita Deus colocar uma vírgula nas dores dos seus relacionamentos.
Talvez você esteja querendo colocar um ponto final nos seus relacionamentos, mas Deus está chamando-o para continuar, para restaurar relacionamentos com todas as pessoas significativas da sua vida. Permita que por meio da sua vida uma geração seja quebrantada e alcance a graça de Jesus. Então, perdoe pelo poder da fé procurando restaurar os seus relacionamentos quebrados.

Quem perdoa transmite graça e vê histórias sendo transformadas!

Para perdoar pelo poder da fé…
5. Enxergue o PROPÓSITO de Deus em cada situação
“Cheguem mais perto, disse José a seus irmãos. […] Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam ao Egito! Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês.” (Gênesis 45.4,5)
Deus não desperdiça nenhuma dor, nenhum sofrimento, nenhuma situação adversa. Em cada situação, Ele estabelece propósitos! José tinha tudo pra acabar com sua família para sempre, mas, pelo poder da fé, foi capaz de enxergar o propósito de Deus em todas as adversidades que sofreu.
Será que você é capaz de enxergar o propósito de Deus através do mal que lhe fizeram? Quem consegue enxergar o propósito de Deus por trás de cada dor, dá sinais de que feridas foram curadas e que só existem cicatrizes. Deus está lhe convidando a mostrar suas cicatrizes, porque elas são sinais claros de que as feridas foram devidamente curadas!
Em cada vento contrário, pergunte a Deus: Senhor, qual é o seu propósito por trás deste sofrimento? Onde e como o Senhor deseja me usar neste momento de perda? Quais são os planos do Senhor enquanto padeço a dor de ser traído e esquecido pelas pessoas?

Que você seja capaz de perdoar pelo poder da fé, enxergando o propósito de Deus em cada situação adversa.

Conclusão:
Perdoar não é fácil, mas não é impossível! Pelo poder transformador da fé em Deus, somos capacitados a perdoar as pessoas que nos feriram. Com certeza, o que fizeram conosco é infinitamente menor do que aquilo que fizemos com Deus, e Ele nos perdoou. Portanto, deixe Deus inundar seu coração de graça e misericórdia para que você aprenda a perdoar pelo poder da fé.
Para perdoar pelo poder da fé…
1. Tenha um coração HUMILDE
2. Dê uma NOVA CHANCE às pessoas
3. Seja GENEROSO com os que lhe feriram
4. Restaure os seus RELACIONAMENTOS
5. Enxergue o PROPÓSITO de Deus em cada situação

 

Rolar para o topo