Jesus – Com Ele é Possível Encontrar Compaixão

JESUS – COM ELE É POSSÍVEL MUDAR | 04/05
COM ELE É POSSÍVEL ENCONTRAR COMPAIXÃO

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus discípulos. Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judéia e voltou uma vez mais à Galileia. Era-lhe necessário passar por Samaria. Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia. Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dê-me um pouco de água. (Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida). A mulher samaritana lhe perguntou: Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber? (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos). Jesus lhe respondeu: Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva.”  (João 4.1-10)

Moody disse o seguinte: “Não importa o quão afundado você esteja, não importa qual tem sido sua postura; você pode estar abatido em pensamentos, palavras e ações; você pode ser egoísta; seu coração pode estar transbordando de corrupção e maldade; ainda assim Jesus terá compaixão de você”.

Para alcançar o coração da mulher samaritana com a sua compaixão, Jesus precisou superar vários preconceitos e romper várias barreiras. Quais foram as barreiras que Jesus precisou romper?

 A barreira CULTURAL
 A barreira RACIAL
 A barreira RELIGIOSA

O final da história dessa mulher samaritana é glorioso. Ele encontrou compaixão, foi salva por Jesus e sua vida foi completamente transformada. Sendo assim, o que você precisa fazer para encontrar compaixão?

Para encontrar compaixão…

1. Entenda que Jesus VALORIZA o que o mundo DESPREZA

Jesus valorizou a mulher samaritana, que era desprezada pelas pessoas. Ele se identificou com ela. Ele deu valor a ela, quando todos fugiram. Ele, de forma compassiva, quebrou toda a barreira cultural conversando com ela em público. A bíblia diz: “Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dê-me um pouco de água. (Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida). A mulher samaritana lhe perguntou: Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber? (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos).” (João 4.7-9)

Para encontrar compaixão…

2. Saiba que Jesus SATISFAZ as NECESSIDADES do coração

“Jesus respondeu: Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna. A mulher lhe disse: Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água.” (João 4.13-15)

“Só Jesus é capaz de satisfazer as necessidades mais íntimas e profundas do coração do homem!”

Para encontrar compaixão…

3. Acredite que Jesus DESPERTA sua CONSCIÊNCIA de pecador

“Ele lhe disse: Vá, chame o seu marido e volte. Não tenho marido, respondeu ela. Disse-lhe Jesus: Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade.” (João 4.16-18)

Jesus estava falando à sua consciência de pecadora. Jesus mostrou que, antes de beber a água da vida, ela precisava ter convicção do seu pecado e passar pelo arrependimento. Pode parecer estranho para você, mas, despertar sua consciência de pecador, é um ato da compaixão de Jesus.

“Nenhum pecador desejará o remédio da graça até se reconhecer como doente.”

“Ninguém está habilitado a ver a beleza de Cristo até que seja capaz de ver o horror dos seus pecados!”

Para encontrar compaixão…

4. Creia que Jesus ATIVA em seu CORAÇÃO a FÉ verdadeira

“Disse a mulher: Eu sei que o Messias (chamado Cristo) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós. Então Jesus declarou: Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você. (…) Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo: Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo? Então saíram da cidade e foram para onde ele estava.”  (João 4.25-26,28-30)

Conclusão:

Hoje não é mais o dia do encontro de Jesus com a mulher samaritana. Hoje você pode encontrar compaixão para sua vida. Hoje é o dia do encontro de Jesus com você e Ele não abre mão desse encontro, porque ele o conhece e deseja salvar e transformar sua vida por completo!

Para encontrar compaixão…
1. Entenda que Jesus VALORIZA o que o mundo DESPREZA
2. Saiba que Jesus SATISFAZ as NECESSIDADES do coração
3. Acredite que Jesus DESPERTA sua CONSCIÊNCIA de pecador
4. Creia que Jesus ATIVA em seu CORAÇÃO a FÉ verdadeira

Rolar para o topo