Marcas de um Homem Segundo o Coração de Deus (18/06/2014 – quarta)

MARCAS DE UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS
mensagem pregada pelo Pr. Fernando Sanchez no Seminário para Homens
“Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.” (Atos 13:22)
Homens segundo o coração de Deus…
1. Amam a presença do senhor de forma PRÁTICA e REAL
“Uma coisa pedi ao SENHOR; é o que procuro: que eu possa viver na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do SENHOR e buscar sua orientação no seu templo.” (Salmo 27:4)
“Davi disse a Saul: Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele. Respondeu Saul: Você não tem condições de lutar contra esse filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade” (…) O SENHOR que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu. Diante disso Saul disse a Davi: Vá, e que o SENHOR esteja com você.” (1º Samuel 17:32-33; 37)
Quando a presença de Deus não faz diferença prática na vida de uma pessoa, esta não anda com o Senhor, apenas tem uma religião. Davi apreendeu conheceu o Senhor de forma pessoal e prática em pequenas batalhas que o prepararam para as grandes.
• Davi manifestava sua fé de forma prática.
• Davi amava a casa do Senhor
Homens segundo o coração de Deus…
2. São moldados por CRISES – sabem enfrentar crises EXTERNAS e INTERNAS
“Ao chegarem a Ziclague, Davi e seus soldados encontraram a cidade destruída pelo fogo e viram que suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados como prisioneiros.” (1º Samuel 30:3)
Como enfrentamos as crises?
• NÃO ENLOUQUEÇA! – Saiba que você não controla as circunstâncias, nem as pessoas, por isso ESPERE POR CRISES.
• NÃO FINJA QUE ESTÁ TUDO BEM!
“Então Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que não ouve neles mais forças para chorar.”
(1º Samuel 30:4)
• NÃO FIQUE CEGO EM DETRIMENTO DE UMA DOR
“Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas: Ainoã, a jizreelita, e Abigail, que fora mulher de Nabal, o carmelita. Também Davi se angustiou; pois o povo falava em apedrejá-lo, porquanto a alma de todo o povo estava amargurada por causa de seus filhos e de suas filhas.” (1º Samuel 30:5-6)
• FORTALEÇA-SE NO SENHOR – COM QUEM VOCÊ VAI LUTAR?
“Davi, porém, fortaleceu-se no SENHOR, o seu Deus!” (1º Samuel 30:6b)
“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas.” (2ª Coríntios 10:4)
Com qual força você vai lutar? Quais armas e armaduras você vai usar? Vingança? Ira? Raiva? Punição? Silencio?
• A FALTA DE CUIDADOS COM OS INIMIGOS INTERNOS NOS DERRUBARAM
“Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.” (Salmo 51:3-4)
Homens segundo o coração de Deus…
3. Assumem seu papel de LÍDERES
Como os homens podem assumir o seu papel de líderes?
• Tendo discernimento espiritual das circunstâncias – Intercessão Inteligente! – COMO VOCÊ VAI LUTAR?
“Então Davi disse ao sacerdote Abiatar, filho de Aimeleque: Traga-me o colete sacerdotal. Abiatar o trouxe a Davi, e ele perguntou ao SENHOR: Devo perseguir esse bando de invasores? Irei alcançá-los? E o SENHOR respondeu: Persiga-os; é certo que você os alcançará e conseguirá libertar os prisioneiros.” (1º Samuel 30.7,8)
A atitude de Davi aqui é de submissão e buscar por discernimento.
a) Quebrantamento – Entrega e Submissão
b) Confissão – Há pecados?
c) Clamor – Só o Senhor pode mudar?
d) Obediência total ao que Deus está falando. Isto é batalhar pela FÉ!
• Atitude PROATIVA e de VIGILÂNCIA
“Partiu, pois, Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Besor, onde pararam os que ficaram atrás. E perseguiu-os Davi, ele e os quatrocentos homens, pois que duzentos homens ficaram, por não poderem, de cansados que estavam, passar o ribeiro de Besor.” (1° Samuel 30:9-10)
Você vai encontrar GENTE CANSADA no meio do caminho e quem não tem condições de lutar – você precisa lutar por eles. Nossa tendência vai ser sempre querer que as pessoas ao nosso redor façam as coisas da mesma forma como nos estamos fazendo. E quando não fazem como nós, nos decepcionamos e queremos abandonar a Batalha.
Você vai encontrar GENTE FERIDA no meio do caminho. Não podemos deixa-los para morrer. Podemos ser instrumentos de cura. Feridas não tratadas são os lugares favoritos para os demônios habitarem, é onde Satanás gosta de agir, dominar e controlar, bem como contaminar muitos outros.
Pessoas feridas contaminam muitos outros. Há feridas que se se espalham pelo corpo todo. Porém, as escrituras nos ensinam, a colocar-nos como Instrumentos de cura.
“Encontraram um egípcio no campo e o trouxeram a Davi. Deram-lhe água e comida: um pedaço de bolo de figos prensados e dois bolos de uvas passas. Ele comeu e recobrou as forças, pois tinha ficado três dias e três noites sem comer e sem beber. Davi lhe perguntou: A quem você pertence e de onde vem? Ele respondeu: Sou um jovem egípcio, servo de um amalequita. Meu senhor me abandonou quando fiquei doente há três dias.” (1º Samuel 30:11-13)
“Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado. Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.” (Gálatas 6:1,2)
• Cuidado com o pecado da PASSIVIDADE e da OMISSÃO
“E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.”
(2º Samuel 11:1)
“Absalão, seu irmão, lhe perguntou: Seu irmão, Amnom, lhe fez algum mal? Acalme-se, minha irmã; ele é seu irmão! Não se deixe dominar pela angústia. E Tamar, muito triste, ficou na casa de seu irmão Absalão. Ao saber de tudo isso, o rei Davi ficou indignado.” (1º Samuel 13:20,21)
Homens segundo o coração de Deus..
4. GLORIFICAM o senhor na vitória e a sabem CELEBRAR
“Davi respondeu: Não, meus irmãos! Não façam isso com o que o SENHOR nos deu. Ele nos protegeu e entregou em nossas mãos os bandidos que vieram contra nós. Quem concordará com o que vocês estão dizendo? A parte de quem ficou com a bagagem será a mesma de quem foi à batalha. Todos receberão partes iguais. Davi fez disso um decreto e uma ordenança para Israel, desde aquele dia até hoje.” (1º Samuel 30:23-25)
• Desenvolva um coração que saiba repartir bênçãos e honras!
 

Rolar para o topo