Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Marcas de uma Pessoa a quem Deus Honra (09/07/2015 – quinta)

MARCAS DE UMA PESSOA A QUEM DEUS HONRA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. Combate o bom combate da fé… Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.” (1ª Timóteo 6.11,12)
Timóteo é uma das figuras mais fascinantes da Bíblia. Ainda jovem, ele se destacou por sua lealdade, honestidade, comprometimento, consagração, responsabilidade e fé. Verdadeiramente, o significado do seu nome em grego, “honrado por Deus” se achava em total harmonia com o seu caráter… Com sua vida.
Sendo assim, olhando para o texto podemos identificar na vida de Timóteo, as marcas de uma pessoa a quem Deus se alegra em honrar?
Pessoas a quem Deus honra…
1. Tornam-se CONHECIDAS como pessoas de Deus.
Timóteo foi reconhecido como um homem de Deus em sua época. O apóstolo Paulo, escrevendo a Timóteo, referiu-se a ele como: “homem de Deus” (v.11).
E quanto a nós? Aqueles que nos conhecem podem dizer o mesmo a nosso respeito? Qual a imagem temos passado para aqueles que nos conhecem? Jamais experimentaremos honra maior do que sermos identificados como pessoas de Deus.
Pessoas a quem Deus honra…
2. MANTÊM-SE sempre FUGINDO DO MAL.
Timóteo fugiu do mal. Depois de denunciar aqueles que ensinavam falsas doutrinas e se entregavam à cobiça, Paulo disse a Timóteo: “Tu, porém, foge dessas coisas” (v.11).
Assim devemos nós, igualmente, temer o pecado e seus efeitos. Jamais olhemos para a impiedade como algo inocente. Fujamos de todo mal. Olha o conselho bíblico para nós: “Afastem-se de toda aparência do mal.” (1ª Tessalonicenses 5.22)
Pessoas a quem Deus honra…
3. PERSEGUEM o bem
Timóteo perseguiu o bem. Que vida agitada é a vida do cristão: ao mesmo tempo em que ele foge, também persegue! Foi por isso que o apóstolo Paulo lembrou a Timóteo que ele deveria seguir: “a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão” (v.11).
Pessoas a quem Deus honra…
4. Encaram o LEGÍTIMO combate.
Timóteo não lutou por qualquer causa. Timóteo não brigou por opiniões, desejos egoístas e interesses pessoais. Timóteo lutou o bom combate da fé. Isso nos lembra o fato de que não devemos ser apenas combativos: precisamos escolher, com sabedoria, as lutas em que haveremos de tomar parte. Embora fosse uma pessoa tímida e sensível, Timóteo revelou ser, também, muito corajoso. Ele combateu “o bom combate da fé”. (v.12).
Em dias tão difíceis, lutemos pela verdade, lutemos pelos princípios e valores do Reino de Deus, pelas nossas famílias, pelos nossos filhos, lutemos por justiça, lutemos por santidade, temor e obediência. Pois assim alcançaremos à aprovação que vem dos céus.
Pessoas a quem Deus honra…
5. ALCANÇAM um testemunho FAVORÁVEL dos que os cercam.
Timóteo alcançou bom testemunho. Concluindo suas declarações a respeito de Timóteo, Paulo disse que ele fez uma: “boa confissão perante muitas testemunhas” (v.12).
Todos os que conheciam Timóteo podiam dizer coisas positivas sobre ele. Ao invés de ser pedra de tropeço para os que cogitavam abraçar o cristianismo, sua vida foi um incentivo para aqueles que queriam servir a Deus.
Conclusão:
Pessoas a quem Deus honra…
1. Tornam-se CONHECIDAS como pessoas de Deus;
2. MANTÊM-SE sempre FUGINDO DO MAL;
3. PERSEGUEM o bem;
4. Encaram o LEGÍTIMO combate;
5. ALCANÇAM um testemunho FAVORÁVEL dos que os cercam.
Deus almejou isso para Timóteo, e deseja o mesmo para nós. Ser honrado pelos homens é uma coisa relativa e passageira. No entanto, receber a aprovação do Senhor, é algo que devemos buscar. Certamente nosso Pai celestial se alegrará em apontar-nos como seus filhos. Ele diz em sua Palavra: “Aos que me honram, honrarei”. (1º Samuel 2.30). Sendo assim, esforçemo-nos por ter uma vida honrada por Deus.

 

Rolar para o topo