Mente e Coração Blindados

SÉRIE “INABALÁVEIS” | 01/04
MENTE E CORAÇÃO BLINDADOS

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.” (Filipenses 4.6-7)

Falando sobre a importância da transformação da mente, Paulo disse o seguinte: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2).

Falando sobre a importância da blindagem do coração, Salomão fez a seguinte declaração: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (Provérbios 4.23).

A partir da Palavra de Deus, o que podemos aprender sobre cristãos inabaláveis que possuem mente e coração blindados? Quais são as chaves fundamentais que precisamos receber para acessar a proteção da nossa mente e do nosso coração?

Aquele que tem mente e coração blindados…

1. Toma posse da paz que VEM DE DEUS.

“E a paz de Deus,…” (Filipenses 4.7a)

A paz que recebemos é uma paz divina e não humana. Não se trata de qualquer fonte de paz, mas se trata da única fonte de paz verdadeira, a paz que vem de Deus. Jesus disse aos seus discípulos: “Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá…” (João 14.27).

Aquele que tem mente e coração blindados…

2. Crê que a paz de Deus transcende a COMPREENSÃO HUMANA.

“E a paz de Deus, que ninguém consegue entender,…” (Filipenses 4.7b)

Essa paz é transcendente, ou seja, ela vai além da compreensão humana. Ela se torna inexplicável, a ponto de permitir que alguém tenha paz mesmo em tempos de guerra e dificuldades. A despeito da tempestade do lado de fora, podemos desfrutar bonança do lado de dentro. Essa é a paz que Paulo sentiu ao caminhar para a guilhotina. Ele disse: “Quanto a mim, a hora já chegou de eu ser sacrificado, e já é tempo de deixar esta vida. Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé. E agora está me esperando o prêmio da vitória, que é dado para quem vive uma vida correta, o prêmio que o Senhor, o justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que esperam, com amor, a sua vinda.” (2ª Timóteo 4.6-8).

A chave para acessar esta paz não é o entendimento, mas a confiança. A Bíblia diz: “Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia.” (Isaías 26.3).

Aquele que tem mente e coração blindados…

3. Está certo da PROTEÇÃO de Deus em TODO O TEMPO.

“E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.” (Filipenses 4.7)

A paz de Deus é como um exército protegendo-nos dos problemas externos e dos temores internos. Paulo diz que essa paz guarda os nossos corações (sentimentos errados) e nossas mentes (pensamentos errados). Enfim, essa paz guarda as nossas emoções e a nossa razão.

“Ninguém guarda o que não tem valor.”

O diabo tem interesse em vencer o homem com investidas diretas em sua mente, assim como fez no Jardim do Éden, pois sabe que vencendo no campo da mente ele desvia o homem dos propósitos de Deus e o afasta da devoção a Cristo. A Bíblia diz: “Pois, assim como Eva foi enganada pelas mentiras da cobra, eu tenho medo de que a mente de vocês seja corrompida e vocês abandonem a devoção sincera e pura a Cristo.” (2ª Coríntios 11.3).

Conclusão:

Como estão sua mente e seu coração? Eles estão em paz? Eles estão protegidos, guardados, revestidos e blindados pela paz de Deus? Sem a paz de Deus é impossível blindar a mente e o coração.

Aquele que tem mente e coração blindados…
1. Toma posse da paz que VEM DE DEUS.
2. Crê que a paz de Deus transcende a COMPREENSÃO HUMANA.
3. Está certo da PROTEÇÃO de Deus em TODO O TEMPO.

Rolar para o topo