MISSÕES – Todos São Enviados

SÉRIE DE MENSAGENS | “CRESCENDO NOS PROPÓSITOS” | 04/05
MISSÕES – TODOS SÃO ENVIADOS
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“Assim como o Pai me enviou, eu os envio.” (João 20.21)
A obra da cruz foi consumada! Jesus verteu seu sangue imaculado para o perdão de nossos pecados. Ele disse: Tetelestai, a obra está definitivamente completa, e tudo foi pago. A missão da redenção na cruz foi completa. Porém, existem duas outras grandes missões, dadas aos discípulos que continuam após o túmulo vazio:

  • Missão da Evangelização
  • Missão do Discipulado

A missão de alcançar e discipular precisa ser concluída. A Bíblia diz:
“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo que lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mateus 28.19-20)
Alcançar e discipular são a nossa maior missão! Todos os 4 evangelhos de Jesus e o livro dos Atos dos Apóstolos afirmam que após a ressurreição, Jesus retornou para estar com seus discípulos, antes de sua ascensão final. O mais detalhista é o evangelho de João, e neste evangelho temos bons detalhes destas ricas orientações para todos nós, que estamos debaixo desta Grande Comissão!
Tradicionalmente Missões é = ORAR, CONTRIBUIR e IR!
Missões como estilo de vida é = SER, ESTAR e DISPOR
SER um missionário,
ESTAR disponível,
DISPOR do seu tempo e do seu recurso.
Hoje, vamos pensar no fato de que Deus nos deu uma mensagem de vida para partilhar. E por isso, precisamos ser um missionário, estando disponível para ser enviado, dispondo de tempo e recurso para fazer a obra. Quando você se tornou um cristão, tornou-se também um mensageiro de Deus. Ele quer falar às pessoas usando sua vida. Paulo disse:
“Falamos a verdade diante de Deus, como mensageiros de Deus.” (2ª Coríntios 2.17b)
Você pode sentir que não tem nada para compartilhar, mas isso é apenas o inimigo tentando mantê-lo em silêncio. Você possui um tesouro de experiências que Deus deseja usar a fim de trazer outras pessoas a Cristo. Sendo assim, vamos nesta manhã entender que todos nós somos enviados para compartilhar nossa mensagem de vida!
Somos todos enviados para…
1. Dar o TESTEMUNHO de vida.
O testemunho é a história de como Cristo transformou a sua vida. Jesus disse:
“… Vocês serão minhas testemunhas…” (Atos 1.8)
Pedro e João entenderam muito bem essa palavra de JESUS quando disseram perante o Sinédrio:
“Pois não podemos deixar de falar do que vimos ou ouvimos.” (Atos 4.20)
O que uma testemunha faz? Exemplo: Em um tribunal, não se espera que a testemunha debata o caso, comprove a verdade ou insista em determinado veredicto. Esse é o trabalho dos advogados. Você não foi chamado para ser um advogado, mas sim uma testemunha. A testemunha simplesmente conta o que lhe aconteceu ou o que viu. Sendo assim, ao testemunhar você precisa contar quatro coisas:

  • Como era a sua vida antes de conhecer a Jesus.
  • Como você percebeu que precisava de Jesus.
  • Como você comprometeu sua vida com Jesus.
  • A diferença que Jesus fez em sua vida.

Você com certeza tem muitos outros testemunhos para dar, além do relato de sua salvação. Você tem uma história para cada experiência que Deus o auxiliou. Faça uma lista de problemas, circunstâncias, e crises nos quais Deus interveio a seu favor.

“Histórias compartilhadas criam uma ponte de relacionamento pela qual Jesus pode atravessar do seu coração para o coração de alguém.”

Conte a sua história e faça Jesus chegar ao coração de alguém.
Somos todos enviados para…
2. Partilhar as LIÇÕES que APRENDEMOS na vida.
A segunda parte de sua mensagem de vida são as verdades que Deus lhe ensinou a partir de suas experiências com ele. Trata-se das lições que você aprendeu com Deus, nos momentos mais difíceis da sua vida. Tente lembrar-se das lições que você aprendeu em cada questão dessas que vou falar: O que Deus me ensinou com o fracasso? O que Deus me ensinou com a falta de dinheiro? O que Deus me ensinou com a dor, tristeza ou depressão? O que Deus me ensinou com a perda de um ente querido? O que Deus me ensinou com a doença? O que Deus me ensinou com a decepção? O que aprendi com minha família, minha igreja, meus relacionamentos, meu grupo de amigos e com os que me criticam?
Todas essas coisas nos possibilitam a aprender algo. Ainda que essas coisas sejam dolorosas, Deus vai usá-las no tempo certo para servir como um forte testemunho para aqueles que ainda não creem em Jesus. Olha o que o Salmista disse:
“Antes de me castigares, eu andava errado, mas agora obedeço a sua palavra… Foi bom que eu tivesse sido castigado, pois assim aprendi os teus mandamentos.” (Salmo 119.67,71)
Davi orou assim: “Deus, ensina-me as lições da vida, para que eu me mantenha no curso.” (Salmo 119.33)
Somos todos enviados para…
3. AMAR aqueles que Deus AMA.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)
Nosso Deus é um Deus que ama. Deus nunca deu vida a uma pessoa por quem não sentisse amor. Todos são importantes para Deus. Ninguém está excluído do foco do seu amor. A Bíblia diz:
“Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos.” (2ª Coríntios 5.14a)
Quando Jesus estendeu os braços na cruz, ele estava dizendo: “Eis o tanto que os amo!”. Sempre que você se sentir apático sobre sua missão no mundo, passe algum tempo pensando sobre o que Jesus fez por você na cruz. Devemos nos preocupar com os que não creem, porque Deus se preocupa. O amor não lhe dá outra escolha. A Bíblia diz:
“No amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo.” (1ª João 4.18)
Se você tem medo de partilhar o evangelho de Deus com aqueles que estão ao redor, peça a Deus que encha seu coração de amor por essas pessoas. A Bíblia diz:
“Deus não quer que ninguém se perca, mas que todas as pessoas mudem seu coração e sua vida.” (2ª Pedro 3.9)
Assim que você conhece uma pessoa que não conheça a Cristo, você precisa começar a orar por ela, servindo-a com amor e partilhando as boas-novas.
O que você está disposto a fazer para que as pessoas que você conhece possam ir para o céu? Convidá-las a vir à igreja? Contar sua história? Levá-las para jantar? Orar por elas diariamente até que sejam salvas? Seu campo missionário está ao seu redor. Não perca as oportunidades que Deus está lhe dando. A Bíblia diz:
“Aproveitem ao máximo das suas oportunidades para contar a Boa-Nova aos outros. Sejam sábios em todos os seus contatos com eles.” (Colossenses 4.5)
Alguém irá para o céu por sua causa? Será que alguém no céu poderá lhe dizer “Eu gostaria de lhe agradecer. Estou aqui porque você se importou o suficiente para me falar do evangelho”?  Imagine a alegria de encontrar no céu pessoas que você ajudou a chegar lá. A salvação eterna de uma única vida é mais importante que tudo o mais que você possa conseguir na vida. Somente as pessoas irão durar para sempre. Por isso é tão importante compartilharmos as boas-novas; você só tem um curto espaço de tempo para partilhar sua mensagem de vida e cumprir sua missão.
Somos todos enviados para…
1. Dar o TESTEMUNHO de vida.
2. Partilhar as LIÇÕES que APRENDEMOS na vida.
3. AMAR aqueles que Deus AMA.

 

Rolar para o topo