Neemias – Nenhum Problema é Grande Demais Quando se Tem Ajuda

SÉRIE “CORRA COM OS GIGANTES DA FÉ” | 06/08
NEEMIAS – NENHUM PROBLEMA É GRANDE DEMAIS QUANDO SE TEM AJUDA

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“O rei me disse: O que você gostaria de pedir? Então orei ao Deus dos céus, e respondi ao rei: Se for do agrado do rei e se o seu servo puder contar com a benevolência do rei, que ele me deixe ir à cidade de Judá onde meus pais estão enterrados, para que eu possa reconstruí-la. Então o rei, com a rainha sentada ao seu lado, perguntou-me: Quanto tempo levará a viagem? Quando você voltará? Marquei um prazo com o rei, e ele concordou que eu fosse. E a seguir acrescentei: Se for do agrado do rei, que me dê cartas aos governadores do Trans-Eufrates para que me deixem passar até chegar a Judá. Que me dê também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, para que ele me forneça madeira para as vigas das portas da cidadela que fica junto ao templo, do muro da cidade e da residência que irei ocupar. Visto que a bondosa mão de Deus estava sobre mim, o rei atendeu os meus pedidos.” (Neemias 2.4-8)

Um dia, Neemias recebeu a notícia de sua cidade natal, Jerusalém. Os muros da cidade estavam em ruínas e os portões haviam sido destruídos pelo fogo. No meio de toda sua aflição, Neemias se voltou para Deus, e Ele o fez entender uma coisa: Nenhum problema é grande demais quando se tem ajuda. Primeiro, Neemias procurou a ajuda de seu rei, que concordou em enviá-lo para Jerusalém para reconstruir os muros. Ao chegar lá, Neemias novamente pediu ajuda. Olha o que a Bíblia diz: “Então eu lhes disse: Vocês estão vendo a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir o muro de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante. Também lhes contei como Deus tinha sido bondoso comigo e o que o rei me tinha dito. Eles responderam: Sim, vamos começar a reconstrução. E se encorajaram para esse bom projeto.” (Neemias 2.17,18).

Não enfrente suas lutas sozinho, não enfrente seus problemas sozinho, porque aprendemos com Neemias que nenhum problema é grande demais quando se tem ajuda. Então, segundo a experiência de Neemias, quando é que devemos pedir ajuda aos outro?

Devemos pedir ajuda aos outros quando…

1. O problema é MAIOR do que NÓS.

“Hanani, um dos meus irmãos, veio de Judá com alguns outros homens, e eu lhes perguntei acerca dos judeus que restaram, os sobreviventes do cativeiro, e também sobre Jerusalém. E eles me responderam: Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província, passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo.” (Neemias 1.2,3)

Devemos pedir ajuda aos outros quando…

2. Tivermos COMPARTILHADO o problema com DEUS.

“Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando, jejuando e orando ao Deus dos céus.” (Neemias 1.4)

Devemos pedir ajuda aos outros quando…

3. Estivermos DISPOSTOS a fazer a nossa PARTE.

“Com isso fui aos governadores do Trans-Eufrates e lhes entreguei as cartas do rei. O rei fez-me acompanhar uma escolta de oficiais do exército e de cavaleiros. Sambalate, o horonita, e Tobias, o oficial amonita, ficaram muito irritados quando que alguém estava interessado no bem dos israelitas. Cheguei a Jerusalém e, depois de três dias de permanência ali, saí de noite com alguns dos meus amigos. Eu não havia contado a ninguém o que o meu Deus havia posto em meu coração que eu fizesse por Jerusalém. Não levava nenhum outro animal além daquele em que eu estava montado.” (Neemias 2.9-12)

“Por isso posicionei alguns do povo atrás dos pontos mais baixos do muro, nos lugares abertos, divididos por famílias, armados de espadas, lanças e arcos.” (Neemias 4.13)

Devemos pedir ajuda aos outros quando…

4. Percebemos a APROVAÇÃO de DEUS.

“… E o rei concordou com esses pedidos, pois Deus estava sendo bondoso comigo.” (Neemias 2.8c)

Devemos pedir ajuda aos outros quando…

5. As pessoas se OPÕEM a NÓS.

“Sambalate, o horonita, e Tobias, o oficial amonita, ficaram muito irritados quando que alguém estava interessado no bem dos israelitas.” (Neemias 2.10)

Conclusão:

Devemos pedir ajuda aos outros quando…
1. O problema é MAIOR do que NÓS.
2. Tivermos COMPARTILHADO o problema com DEUS.
3. Estivermos DISPOSTOS a fazer a nossa PARTE.
4. Percebemos a APROVAÇÃO de DEUS.
5. As pessoas se OPÕEM a NÓS.

Rolar para o topo