Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Neemias Orou e Sua Cidade Foi Reconstruída

SÉRIE “EU OREI E DEUS OUVIU” | 04/07
NEEMIAS OROU E SUA CIDADE FOI RECONSTRUÍDA

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando, jejuando e orando ao Deus dos céus.” (Neemias 1.4)

“A oração sempre foi, é e será o primeiro passo para reconstrução de qualquer coisa.”

Neemias se destacou na história como um intercessor. Seu nome significa “aquele que Deus consola” “consolado por Deus” “consolador”. Neemias foi consolador e intercessor. Como consolador, Neemias viveu perto das pessoas; como intercessor, Neemias viveu perto de Deus. Neemias era, acima de tudo, um homem de oração. Neemias sempre foi um homem muito ocupado, mas não tão ocupado a ponto de não ter tempo para Deus.

“Quando o homem trabalha, o homem trabalha, mas quando o homem ora, Deus trabalha.”

Neemias começa seu ministério orando. Sua oração é uma das mais significativas registradas na Bíblia. Vemos nela os elementos da adoração, petição, confissão e intercessão. Nesta mensagem vamos focar nossa atenção no tipo “intercessão”. Interceder significa literalmente “mediar”, significa fazer mediação. Interceder é você se colocar no lugar do outro e defender a causa dele. O que podemos aprender com a vida desse intercessor? Vejamos alguns princípios para uma vida de intercessão.

Um intercessor…

1. SENTE o FARDO da REALIDADE que o cerca.

Um intercessor torna-se responsável diante do conhecimento de uma necessidade. O próprio Neemias testemunha acerca de sua reação ao saber que a cidade estava destruída: “Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando-me, jejuando e orando ao Deus dos céus.” (Neemias 1.4).

Um intercessor…

2. RECONHECE a soberania de Deus enquanto ora.

“Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível…” (Neemias 1.5a)

Um intercessor aproxima-se de Deus com um profundo senso de reverência. Neemias começa a sua intercessão adorando a Deus. Ele entende que Deus é Senhor sobre todas as coisas. Ele focaliza sua atenção na grandeza de Deus, antes de pensar na enormidade do seu problema. Um intercessor aproxima-se de Deus sabendo que Ele é soberano, onipotente, diante de quem precisamos nos curvar cheios de temor e reverência. Um intercessor aproxima-se de Deus sabendo que para Ele não há impossíveis.

“Quanto maior Deus se torna para você, menor se torna o seu problema.”

Um intercessor…

3. SABE que Deus é fiel.

Um intercessor sabe que Deus é fiel à sua aliança. Neemias expressou isso claramente em sua oração.

“… fiel à aliança e misericordioso com os que te amam e obedecem aos teus mandamentos.” (Neemias 1.5b)

Um intercessor fundamenta-se não nos seus méritos, mas na fidelidade de Deus. Neemias tem disposição para interceder porque conhecia o caráter fiel e misericordioso de Deus. Ele sabia muito bem que sua intercessão não ficaria sem a resposta de Deus.

Um intercessor…

4. IMPORTUNA a Deus com suas SÚPLICAS.

“Que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para a oração que o teu servo está fazendo diante de ti, dia e noite, em favor dos teus servos, o povo de Israel…” (Neemias 1.6a)

Um intercessor é alguém que não descansa nem dá descanso a Deus. Neemias foi incansável em sua importunação. Ele orou continuamente e com perseverança. Muitas vezes, começamos a interceder por uma causa e logo a abandonamos. Neemias orou 120 dias com choro, com jejum, dia e noite. Ele insistiu com Deus.

Um intercessor…

5. ADMITE e CONFESSA os seus PECADOS e os do povo.

Neemias era consciente das causas da derrota do povo. O pecado foi a causa do cativeiro. Deus entregou o povo nas mãos do rei da Babilônia. O pecado foi a causa da miséria dos que voltaram do cativeiro. Neemias se identificou com os pecados do povo e os confessou: “… Confesso os pecados que nós, israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado. Agimos de forma corrupta e vergonhosa contra ti. Não temos obedecido aos mandamentos, aos decretos e às leis que deste ao teu servo Moisés.” (Neemias 1.6b-7).

“Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.” (Provérbios 28.13)

Um intercessor…

6. APOIA suas orações nas PROMESSAS da Palavra de Deus.

A Palavra de Deus e a oração andam de mãos dadas. Um intercessor precisa conhecer a Palavra. A palavra é o combustível que alimenta a vida do intercessor. Um intercessor sabe que Deus tem zelo no cumprimento da sua Palavra. Neemias começou sua oração da seguinte forma: “Lembra-te agora do que disseste a Moisés, teu servo…” (Neemias 1.8a).

A memória de Deus é infalível, pois Ele é onisciente, mas Deus ama ao ser lembrado de suas promessas. Quem ora com base na Palavra, ora segundo a vontade de Deus. As maiores orações da Bíblia foram fundamentadas nas promessas da Palavra de Deus.

Conclusão:

Um intercessor ora e age. Neemias orou, jejuou, lamentou e chorou por 120 dias. Ele colocou essa causa diante de Deus, mas também colocou a mesma causa diante do rei. Neemias ora e toma medidas práticas: vai ao rei, informa-o sobre a condição do seu povo, faz pedido, pede cartas, verifica o problema, mobiliza o povo e triunfa sobre dificuldades e oposição. Pela oração de Neemias um obstáculo aparentemente intransponível foi reduzido a proporções domináveis. O coração do rei se abriu, os muros foram levantados e a cidade reconstruída. Tudo isso aconteceu por causa de um intercessor posicionado no mundo espiritual. Resultado da oração de Neemias: “O muro ficou pronto no dia vinte e cinco de elul, em cinquenta e dois dias.” (Neemias 6.15).

Rolar para o topo