Estudo 21 – Permaneça no Seu Posto

ESTUDO 21 – PERMANEÇA NO SEU POSTO
Semana de 24 a 30 de julho de 2022
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

“Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum.” (Ezequiel 22.30)

Uma das estratégias que nosso inimigo tem usado é ocupar, de forma abrupta e violenta, os lugares deixados no “vácuo”. Quando alguma área foi deixada no “vácuo” pela igreja, o diabo, de forma abrupta e violenta, ocupou (Lucas 4.5-7). Se você não ocupar o papel que Deus te chamou para ser, pode ter certeza de que alguém irá ocupar!

“Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” (Mateus 5.13-16)

Como permanecer em seu posto?

1. CUMPRA A MISSÃO que Deus designou a você. “Então eu lhes disse: Vejam a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir os muros de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante” (Neemias 2.17). Neemias tinha uma missão: reconstruir os muros. O muro era muito grande, e a missão parecia impossível. Mas cada um fez o reparo em frente à sua própria casa. “Depois, Benjamim e Hassube fizeram os reparos em frente da sua casa, e ao lado deles Azarias, filho de Maaseias, filho de Ananias, fez os reparos ao lado de sua casa. […] Ao seu lado, Jedaías, filho de Harumafe, fez os reparos em frente da sua casa, e Hatus, filho de Hasabneias, fez os reparos ao seu lado.” (Neemias 3:23,28-29a).

2. NÃO DÊ ATENÇÃO às mentiras do inimigo. “Quando Sambalate soube que estávamos reconstruindo o muro, ficou furioso. Ridicularizou os judeus e, na presença de seus compatriotas e dos poderosos de Samaria, disse: O que aqueles frágeis judeus estão fazendo? Será que vão restaurar o seu muro? Irão oferecer sacrifícios? Irão terminar a obra num só dia? Será que vão conseguir ressuscitar pedras de construção daqueles montes de entulho e de pedras queimadas? Tobias, o amonita, que estava ao seu lado, completou: Pois que construam! Basta que uma raposa suba lá, para que esse muro de pedras desabe!” (Neemias 4.1-3). Quando o inimigo vier com mentiras sobre seu posto, sua missão, sua tarefa, lembre-se das verdades que Deus já te falou e da tarefa que ele mesmo te designou.

3. Esteja SEMPRE PREPARADO. “Daquele dia em diante, enquanto a metade dos meus homens fazia o trabalho, a outra metade permanecia armada de lanças, escudos, arcos e couraças. Os oficiais davam apoio a todo o povo de Judá que estava construindo o muro. Aqueles que transportavam material faziam o trabalho com uma das mãos e com a outra seguravam uma arma, e cada um dos construtores trazia na cintura uma espada enquanto trabalhava; e comigo ficava um homem pronto para tocar a trombeta.” (Neemias 4.17-18). Nossa luta é constante, por isso não abaixe a guarda! Esteja sempre preparado para a batalha!!

4. NÃO ABANDONE seu posto. “Sambalate e Gesém mandaram-me a seguinte mensagem: Venha, vamos nos encontrar num dos povoados da planície de Ono. Eles, contudo, estavam tramando fazer-me mal; por isso enviei-lhes mensageiros com esta resposta: Estou executando um grande projeto e não posso descer. Por que parar a obra para ir encontrar-me com vocês? Eles me mandaram quatro vezes a mesma mensagem, e todas as vezes lhes dei a mesma resposta.” (Neemias 6.2-4). O convite parece sedutor, melhor e até mais lucrativo, mas o que o inimigo deseja é que você saia do seu posto, abandone o seu lugar, e crie um vácuo para ele ocupar de forma violenta (Habacuque 2.1a).

CONCLUSÃO: “Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum.” (Ezequiel 22.30). Permaneça no seu posto! Continue firme, preparado e atento, até cumprir a missão que Deus designou para você!

Rolar para o topo