Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Amor que Salva

Série de Mensagens – UM AMOR MAIOR
O Amor que Salva | 01/05
mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos
Texto Bíblico: Lucas 19.10
Estar perdido é uma das sensações mais terríveis que podemos sentir. A vontade de encontrar o caminho de volta ao conhecido por nós é nosso anseio, e, enquanto isso não acontece somos invadidos por medo, apreensão, mas o que nos faz sobreviver é a esperança de sermos achados, de sermos salvos.
Assim a humanidade vive perdida e buscando nas mais variadas situações e pessoas o portal para voltar ao conhecido, que por causa de tanto tempo se tornou desconhecido, mas nunca deixado de ser encontrado. Desde que o homem quis achar o que não havia perdido, ficamos perdidos! Distanciamo-nos Daquele que nos deixava seguro, que nos deu a vida, sentido, missão, provisão diária. Agora só nos resta, de geração em geração, aprender a viver no labirinto da vida, nos piques esconde Criador e criatura.
No começo de nossa existência, não nos apercebemos do jogo cruel que já nascemos, mas com o tempo vamos desfrutando desse jogo voraz que o pecado nos colocou e clamamos por salvação. E o pior, procuramos por ela em nós mesmos ou nos nossos pares ou na invenção de seres além de nós que imaginamos existir, mas ao final de cada procura, sabemos que ainda estamos perdidos.
A boa notícia dessa noite é que Deus não deixou de nos procurar, de nos salvar. Todo tempo, Ele nos faz a pergunta que fez a Adão: onde estás? Na primeira vez que Adão ouviu essa pergunta, começou o jogo da humanidade de se esconder de Deus por causa de sua desobediência às suas ordens e cada geração que nasceu faz esse jogo. Eu e você também o fazemos, mas hoje você pode ser salvo desse jogo experimentando um amor maior – o amor que salva. A Bíblia diz o seguinte:
“Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.” (Lucas 19.10)
O amor que salva…
1. É aquele que vai em BUSCA de você.
No livro de Lucas onde está relatado o texto que lemos. É um livro que em todas as suas narrações deixa bem claro que Deus não nos trata como mais um na multidão, temos valores individuais e que cada ser humano é precioso e porque é precioso Ele está em busca de achá-lo.
As parábolas da ovelha perdida, da moeda perdida e do filho perdido, têm o mesmo propósito de ilustrar e ensinar que Deus está à procura de sua criação, para celebrar no seu Reino, de onde nunca deveriam ter saído. Ele está em busca do que se perdeu e isso tem haver comigo e com você. Deus se importa com você e quer te salvá-lo com seu amor maior.
Quem busca por alguém demonstra que se importa, que há valor, que sente falta da pessoa que está perdida. Assim Deus tem feito com cada pessoa desde o dia que foi para compartilhar a vida com sua criação e não a achou, Ele sentiu falta e foi à sua procura. E essa busca continua até hoje procurando cada indivíduo que o pecado roubou, que fez com que sua obra prima ficasse perdida, mas que Ele não se cansa de procurar. O que falta para Ele nos achar é deixarmos ser achados por esse amor de Deus, é parar de inventar desculpas para o reencontro e gritar como um sobrevivente que espera por socorro: estou aqui!
O texto que lemos é o final feliz da procura de Deus por sua criação. Zaqueu, um homem de baixa estatura, que deixava em desvantagem para ver Jesus, um homem mal visto pela sociedade, por sua profissão, mas que foi achado por Jesus e foi surpreendido, porque mais do que ser achado, ele foi identificado e convidado a desfrutar de sua presença.
Deus sabe quem está procurando. Talvez o jogo da vida tenha feito você esquecer quem você é, para que você está nesse mundo, mas Deus vai achá-lo, vai mostrar que você não é um acaso da natureza, que um dia vai desaparecer do nada pro nada. Ele vai encontrá-lo através de Jesus, Ele dirá a você que estava à sua procura, lhe chamará pelo seu nome e voltará a celebrar a vida com você.
Nessa noite Deus está procurando por você. Ele vai achá-lo e vai se relacionar com você. Então, não resista, mas faça como Zaqueu, obedeça e desfrute do amor maior que diz o quão precioso você é e que vai à sua procura.
O amor que salva…
2. É aquele que MORRE por você.
Já vimos nas redes sociais frases que nos lembram de que já temos a maior prova de amor, Jesus que morreu por nós. E Jesus veio para morrer como fruto desse amor maior. Paulo, escrevendo aos Romanos, disse:
“Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” (Romanos 5.8)
Muitos de nós provaríamos nosso amor morrendo por alguém, se necessário. Mas seriam pessoas significativas e relevantes a nós. Entretanto, o amor maior que nos salva é aquele que Jesus demonstrou por mim e você, quando ainda éramos inimigos de Deus.
Esse amor estava disponível a Zaqueu. Provavelmente a sociedade da época não entendeu como Jesus poderia entrar na casa daquele homem, com uma reputação tão destroçada. Porem, esse é o amor maior de Jesus, que nos salva desses rótulos do pecado. Ele faz isso, morrendo por nós, dando sua vida para que voltemos a ser amigos de Deus.
Essa semana eu vi uma reportagem de um desabamento em São Paulo em que uma criança foi salva, porque sua avó morreu protegendo para que ela vivesse. Jesus naquela cruz morreu para que eu e você vivêssemos, fossemos salvos desse inferno, de procurar, procurar por Deus e nada achar, além de decepção, frustração, tristeza, angústia e morte.
Antes de Deus criar o nosso ambiente de vida, ele já providenciou a cruz, por sua soberania. Antes do haja luz, Ele disse haja cruz. Jesus, antes de existirmos, já se candidatou a ser a salvação para que vivêssemos eternamente em Deus e com Deus.
Por um homem chegou à morte para todos, mas com a morte de um só Homem perfeito, a vida chegou para sempre. Deus se fez homem e morreu em meu, em seu lugar. A cruz era nossa, fruto da recompensa da vida de pecado, mas era insuficiente para pagar nossas dívidas. Só um homem perfeito, disposto por amor, poderia ser o sacrifício para nos salvar das cadeias e véus que nos prendiam e nos separavam para achar o nosso Deus.
Esse amor que salva, o amor que disponibiliza a vida a todos, é o amor que morre por você! Para que esse amor possa ser desfrutado, voe só precisa fazer uma coisa: aceitar esse amor maior.
O amor que salva…
3. É aquele que RESSUSCITA para você VIVER.
Voltando à Zaqueu, ele foi achado por Deus, se relacionou com Jesus e, com isso, reconheceu sua miserabilidade, reconheceu que merecia a morte e não a visita de Deus, mas o amor maior é surpreendente. Além de morrer por Zaqueu, ele o faz ser um novo homem, agora com status de filho de Deus. A morte de Jesus é a prova do amor de Deus, mas a ressureição é a prova de que viveremos como seus filhos para sempre.
A morte é a marca do pecado, da separação do homem de Deus. A morte é o salário que recebemos por causa da desobediência, mas Jesus, mais do que pagar a nossa dívida, nos coloca no patamar de filhos. De inimigos a filhos. Só filhos recebem herança, só filhos desfrutam da presença do Pai, só filhos perpetuam a essência do Pai. Jesus vai além de morrer, Jesus vence a morte e acaba com o inimigo do homem. Ele ressuscita o Homem perdido, Ele ressuscita a identidade e a missão do homem.
Que amor é esse? Esse é o amor maior, é o amor que salva e traz à tona o homem segundo o coração de Deus. O homem que viverá eternamente, desfrutando do melhor do Pai e com o Pai. Assim Jesus termina a apresentação de Zaqueu: Hoje houve salvação, porque ressuscitou um novo homem com entendimento de quem Deus é, para quê Deus o criou e agora Ele é filho da promessa, que um dia foi prometido a Abraão e que se realizou por causa do amor maior de Jesus, que fez tudo possível.
Conclusão:
Jesus, o amor de Deus encarnado, que está disponível para pegar você pela mão e leva-lo ao Pai e dizer a Ele: Achei seu filho amado, que estava perdido.
E quem se deixar ser levado por Jesus, nunca mais sentirá aquela sensação terrível de estar perdido, abandonará como Zaqueu todos os atalhos que entrou para tentar achar o caminho de volta, porque Jesus é o caminho para quem está perdido.
Você precisa crer, precisa reconhecê-lo e precisa pedir perdão por tentar sozinho voltar, e, então, você desfrutará do senso de valor que a busca de Jesus por você o encherá, chorará pelo grande amor de Jesus, que morreu por você na cruz para salvá-lo e se alegrará com um novo homem que Ele ressurgiu em você, vencendo a morte.
Deus está à sua espera para reencontrá-lo e começar a festa dizendo: porque esse meu filho estava perdido e foi achado. Muitos de nós que estamos aqui nesta noite já experimentamos a volta para casa e gostaríamos de hoje participar da festa com o Pai, de mais um filho salvo, de mais um filho achado, pelo amor maior: você!

 

Rolar para o topo