Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Desafio de Amar Cumprindo a Missão

Série de Mensagens – O DESAFIO DE AMAR
O Desafio de Amar Cumprindo a Missão | 01/04
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei.” (João 17.18)
Muitas pessoas no mundo não fazem muito mais do que somente existir. Na verdade, essas pessoas não entenderam que o Grande Doador as criou com uma missão de vida. Deus criou você com um propósito maior, que ultrapassa sua existência, subsistência e negócios pessoais. Você está aqui para completar a obra de redenção da humanidade iniciada por Jesus. Em essência, seu maior investimento aqui na terra é amar pessoas que Deus ama. É literalmente se importar com aqueles que o Grande Doador se importa.
Assim sendo, cumprir sua missão aqui é parte essencial do que representa amar aqueles que estão distante do Reino de Deus. Como seguidores de Jesus, devemos continuar o que Jesus começou. Neste desafio de AMAR, Jesus nos chama não apenas para vir a ele, mas também para ir por ele. A missão de Jesus é tão importante que Ele a repetiu cinco vezes, de cinco maneiras diferentes, em cinco diferentes livros da Bíblia. No evangelho de Mateus ele ordenou:
“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.”
(Mateus 28.19,20)
No evangelho de Marcos ele disse:
“Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.” (Marcos 16.15)
No evangelho de Lucas ele afirmou:
“Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras. E lhes disse: Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.” (Lucas 24.44-47)
No evangelho de João ele disse:
“Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio.” (João 20.21)
Em Atos está escrito:
“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” (Atos 1.8)
Depois de observar essas declarações de Jesus, é interessante também dizer, que o próprio Jesus entendeu nitidamente a missão de amar que tinha neste mundo ao afirmar o seguinte:
“Porque o filho do homem veio buscar e salvar o que está perdido.” (Lucas 19.10)
“… Foi para falar à verdade que eu nasci e vim ao mundo…” (João 18.37)
“Eu vim como uma luz para brilhar neste mundo escuro, para que todos que ponham sua confiança em mim não fiquem mais na escuridão.” (João 12.46)
“… Eu preciso anunciar também em outras cidades a boa notícia do reino de Deus, pois foi para isso que Deus me enviou.” (Lucas 4.43)
Se quisermos viver um cristianismo de AMOR à semelhança de Jesus, não podemos deixar de cumprir a semelhança de Cristo, a missão de nossa vida. Por isso, diante dessa verdade:

“Não permita que a Grande Comissão de AMAR se transforme em uma grande OMISSÃO em sua vida.”

Deus quer resgatar o ser humano das mãos de Satanás e reconciliá-lo consigo. Por isso, Deus nos usa para alcançarmos outras pessoas. Ele nos salva e então nos envia com a missão de amar aqueles que são alvo do Seu amor. Somos os mensageiros do amor de Deus e de Seu plano redentor para o mundo. A Bíblia diz:
“Fomos enviados para falar em nome de Cristo.” (2ª Coríntios 5.20, NCV)
Desta forma, a Bíblia nos apresenta várias razões pelas quais abraçar o desafio de AMAR cumprindo a nossa missão é algo tão importante.
Quem abraça o desafio de amar cumprindo a missão, entende que compartilhar…
1. As BOAS NOVAS do REINO de DEUS é sua responsabilidade.
“Se eu anunciar que um homem mau vai morrer, e você não avisar a esse homem para que pare de fazer o que é mal e assim salve a sua vida, ele morrerá como pecador, e você será responsável pela morte dele.” (Ezequiel 3.18)
Todas as pessoas são individualmente responsáveis perante Deus, mas nós temos uma responsabilidade especial de advertir aqueles que ainda não tiveram um encontro com Cristo sobre as consequências de rejeitarem a salvação que Deus oferece. Nessa missão não podemos falhar. Se falharmos, Deus nos considerará responsáveis pelo que acontecerá a eles.
Esse fato não deve causar medo em nós, mas sim, nos motivar a começar a compartilhar nossa fé, nosso Cristo, nosso testemunho de vida com outras pessoas, evitando assim, que nos tornemos pessoas insensíveis ou desinteressadas na salvação dos perdidos. O apóstolo Paulo se sentia responsável por pregar esse evangelho quando disse:
“Eu não tenho o direito de ficar orgulhoso por anunciar o evangelho. Afinal de contas, fazer isso é minha obrigação. Ai de mim se não anunciar o evangelho.” (1ª Coríntios 9.16)
Que todos nós tenhamos a consciência do “ai de mim” com relação à pregação das boas novas do Reino de Deus. O “ai de mim” me torna responsável na pregação do evangelho do Reino de Deus.
Quem abraça o desafio de amar cumprindo a missão, entende que compartilhar…
2. As BOAS NOVAS do REINO de DEUS é um privilégio.
Embora seja uma grande responsabilidade amar as pessoas que Deus nos deu para amar, é também uma incrível honra ser usado por Deus como um porta voz da sua mensagem de amor. Você precisa se sentir honrado ao compartilhar as boas novas do AMOR de Deus com as outras pessoas. A Bíblia diz:
“E Deus nos deu o privilégio de insistir com todos para que se tornem aceitáveis diante dele e se reconciliem com ele… Esta é a mensagem maravilhosa que ele nos deu para transmitir aos outros. Somos embaixadores de Cristo.” (2ª Coríntios 5. 18,19-20 BV)
Nossa missão de amar envolve dois grandes privilégios:

  • Trabalhar com Deus
  • Ser representante do amor de Deus neste mundo

Somos parceiros de Deus na construção do seu Reino aqui na terra. Como cristãos, nosso papel mudou. Não temos mais a responsabilidade de buscar nossos próprios interesses. Nossa tarefa agora é representar os interesses de Jesus. E o maior interesse de Jesus é ver pessoas se rendendo ao seu amor.
Ao amar as pessoas, estamos tendo o privilégio de continuar aquilo que Jesus começou. Ao levar o amor de Jesus as pessoas, estamos sendo a representação do amor do céu na terra. Como representantes do amor de Jesus aqui na terra, devemos espalhar esse amor nos hospitais, nos funerais, nas faculdades que cursamos, nos momentos de lazer que temos, nas conversas com nossos vizinhos sem igreja, em qualquer lugar que estivermos.
Apesar de não sermos da cultura deste mundo, estamos nela para influenciá-la com a cultura do céu. Nosso principal papel na cultura da terra é atuarmos como embaixadores do Rei. Diante desse fato, representá-lo em amor, se torna um privilégio para cada um de nós.

“Quanto mais você falar do AMOR de Jesus aos outros, mais você os influenciará.”

Quem abraça o desafio de amar cumprindo a missão, entende que compartilhar…
3. As BOAS NOVAS do REINO de DEUS é o único caminho para MUDAR a REALIDADE das pessoas a nossa volta.
A mensagem de Pedro perante o sinédrio precisa ser a nossa mensagem perante o mundo.
“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4.12)
Há muita gente sem Cristo neste bairro, nesta cidade para ser alcançada. Há muita gente perto de você que precisa ser alcançada pelo amor de Jesus. No entanto, há não ser que você anuncie o evangelho a essa gente, não haverá esperança de salvação para eles. Como dizem as Escrituras:
“… aquele que pedir a ajuda do Senhor será salvo. Mas como irão pedir, se não crêem nele? E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir se a mensagem não for anunciada?” (Romanos 10.13-14)
Quem abraça o desafio de amar cumprindo a missão, entende que compartilhar…
4. As BOAS NOVAS do REINO de DEUS é cumprir a vontade de Deus em salvar todas as pessoas.
Deus quer salvar todas as pessoas desse lugar. Isso não significa que todos serão salvos, porque a Bíblia deixa claro que muitos rejeitarão a Cristo. No entanto, o que sabemos é que Ele deseja salvar muitas pessoas. Sendo assim, nunca concorde que alguém esteja excluído da graça de Deus ou além do alcance dessa graça maravilhosa que é a salvação. A Bíblia apresenta o desejo de Deus ao afirmar que:
“Ele quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade.” (1ª Timóteo 2.4)
“… Ele não quer que ninguém pereça, e está dando mais tempo para os pecadores se arrependerem.” (2ª Pedro 3.9)
Aproveite o Ano de Amar para você cumprir em amor os propósitos de Deus. Aproveite esse tempo que Deus ainda esta dando a esse povo e evangelize a eles. Não perca essa oportunidade. Não deixe esse momento passar.
Quem abraça o desafio de amar cumprindo a missão, entende que compartilhar…
5. As BOAS NOVAS do REINO de DEUS acelera a volta de Jesus.
O calendário de DEUS para a história da humanidade depende de nós completarmos nossa missão de amar.
“E a boa notícia sobre o reino será anunciada no mundo inteiro como testemunho para toda humanidade, e então virá o fim.”  (Mateus 24.14)
Jesus disse que, antes de sua volta, as Boas Notíicias a respeito do Reino seriam pregadas em todo mundo.

“Evangelizar é a missão de amor de cada discípulo de Jesus.”

Que neste Ano de Amar, cada um de nós possa acelerar a volta de Jesus, amando aqueles que ainda não foram alcançados por esse imenso amor que nos alcançou. No verso que lemos, Jesus falou sobre o fim dos tempos, para mostrar a seus discípulos a urgência de pregar as Boas Novas de salvação a todas as pessoas. Sabendo isso, qual vai ser minha resposta?
“… O importante é que eu complete minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer. E a minha missão é esta: anunciar a boa notícia da graça de Deus.” (Atos 20.24)
Conclusão:
Quem abraça o desafio de amar cumprindo a missão, entende que compartilhar…
1. As BOAS NOVAS do REINO de DEUS é sua responsabilidade.
2. As BOAS NOVAS do REINO de DEUS é um privilégio.
3. As BOAS NOVAS do REINO de DEUS é o único caminho para MUDAR a REALIDADE das pessoas a nossa volta.
4. As BOAS NOVAS do REINO de DEUS é cumprir a vontade de Deus em salvar todas as pessoas.
5. As BOAS NOVAS do REINO de DEUS acelera a volta de Jesus.

 

Rolar para o topo