O Caminho de Deus para uma Família Feliz (07/06/2015 – noite)

O CAMINHO DE DEUS PARA UMA FAMÍLIA FELIZ
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
Texto Bíblico: João 2.1-11
Quero começar essa mensagem fazendo as seguintes perguntas: o que você acha que pode fazer para tornar a sua família feliz? Quando você pensa em família feliz, o que vem à sua mente? Talvez seja difícil demais responder a essas questões em um mundo onde impera o individualismo, o egocentrismo, a busca pela auto-felicidade; um mundo onde os valores eternos são deixados de lado na busca por valores pessoais e que possam justificar nossas falsas alegrias.
A dinâmica dos nossos dias é esta: não quero saber se a minha família é feliz ou não; importa que eu faça o que quiser, da maneira como eu quiser, pois a minha felicidade é o que realmente vale. Na perspectiva divina, nascemos para fazer os outros felizes, principalmente os da nossa família. Estamos aqui porque fomos criados para fazer outras pessoas sorrirem.
É verdade que não há família perfeita, mas mesmo em meio a todas as imperfeições, problemas, lutas e desafios, acredito que Deus tem um caminho que, se trilhado corretamente, pode fazer da sua família uma família feliz.
Há famílias que estão vivendo tempos de uma tristeza profunda, sentadas sobre as cinzas dos seus sonhos, curtindo uma amargura que parece não ter fim. Há famílias que não conseguem mais desfrutar de um tempo de alegria, de paz, de comunhão, de contentamento. Há famílias que não conseguem mais sorrir, cujas histórias de vida são marcadas por lágrimas que nunca têm um ponto final. Será que essa não é a sua história de vida e de sua família? Será que essa não é a realidade que está assolando o seu lar?
Vamos mergulhar no texto que lemos e extrair dele algumas lições que fazem parte do caminho de Deus para tornar a nossa família completamente feliz.
Para construir uma família feliz…
1. Não deixe faltar o PRINCIPAL.
“Jesus e os seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento.” (João 2.2)
Jesus havia sido convidado para participar do casamento em Caná da Galileia. Ele prontamente aceitou o convite e se fez presente naquela festa. O que mais me impressiona é que Jesus, em determinado momento, deixou de ser um simples convidado para ser o Senhor da festa daquele casamento. Sua presença e sua intervenção salvaram aquela família de um grande constrangimento.
A maior necessidade das famílias é a da presença e da direção de Jesus. As pessoas não estão precisando tanto de mais dinheiro ou mais conforto, mas da presença e da direção de Jesus na família. Seu lar pode ter tudo: dinheiro, conforto, saúde, amigos e prosperidade, mas se Jesus ainda não é o centro da sua vida e do seu lar, está faltando o principal. Somente Jesus é capaz de trazer plena satisfação à sua alma e dar sentido à sua vida e à vida de sua família. Se você deseja ter uma família feliz não esqueça o principal: JESUS!
Para construir uma família feliz…
2. Seja rápido em DISCERNIR quando a ALEGRIA estiver acabando.
“Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse…” (João 2.3)
Maria, usando sua sensibilidade espiritual e sua profunda percepção feminina, livrou aquela família de um grande vexame. Ela percebeu que o vinho estava acabando e que alguma coisa deveria ser feita. Ela não ficou parada. Ela não guardou o problema só para ela. Ela tomou uma iniciativa. Ela estava ligada.
Nós também precisamos estar com as nossas antenas ligadas. Precisamos ter olhos abertos para ver o que acontece na família. Precisamos aprender a discernir quando a alegria da nossa família está acabando. Muitos casamentos vão de mal à pior porque os cônjuges não percebem os problemas enquanto estão pequenos. Muitas famílias vão de mal a pior porque o marido e a mulher estão desatentos, estão deixando o tempo passar e, quando vão buscar ajuda, já é tarde demais.
Faça perguntas ao seu cônjuge, investigue os computadores e celulares dos seus filhos, confronte os seus filhos, não faça vista grossa para os problemas que estão diante dos seus olhos. É duro e doloroso saber dos fatos que estão destruindo a nossa família, mas é melhor discerni-los enquanto ainda existe a possibilidade de uma reconstrução. O que está errado precisa ser corrigido e isso exige de você uma responsabilidade: discernir, de forma rápida, o que está levando a alegria de sua família embora.
Para construir uma família feliz…
3. Recorra à PESSOA CERTA na hora da CRISE.
“Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: eles não têm mais vinho.” (João 2.3)
Maria buscou a Jesus. Ela levou o problema à pessoa certa. O segredo da felicidade em casa, na família, não é a ausência de problemas, mas ter sabedoria e pressa para levar os problemas a Jesus.
Muitas famílias ao entrarem em crise, buscam solução onde não há solução; buscam ajuda em caminhos que só as levam para mais longe da felicidade. Mas Jesus é a resposta para a família. Ele é a solução de Deus para o lar. Precisamos levar os problemas da família e deixá-los aos pés de Jesus, porque dele vem o nosso socorro.
A quem você recorre quando o sofrimento chega à sua casa? A quem você pede ajuda quando a tristeza toma conta do coração da sua família? Não fique buscando alternativas paliativas para sua dor. Busque a Jesus. Recorra a Jesus, a pessoa certa, na hora em que a crise chegar à sua tenda.
Para construir uma família feliz…
4. OBEDEÇA e faça o que Jesus MANDAR.
“Jesus disse aos serviçais: encham os potes com água. E os encheram até a borda.” (João 2.7)
Jesus mandou os serventes encher de água as talhas. Aquela ordem parecia absurda. Eles poderiam ter questionado, dizendo: nós não estamos precisando de água. O que está faltando aqui é vinho. Mas se queremos ver as maravilhas de Deus acontecendo na família, precisamos exercer uma pronta obediência às ordens de Jesus. Ainda que pareçam absurdas, ainda que pareçam estranhas, você precisa deixar de lado o que você acha e fazer aquilo que Jesus manda.
Sempre que obedecemos a Jesus nossa vida é transformada. Sempre que a família se dispõe a obedecer a Palavra de Deus, o vinho da alegria começa a jorrar de novo dentro do lar. São muitas as vozes do nosso tempo que, se ouvidas, levarão a nossa vida e a vida de nossa família para mais longe de Deus. Hoje, o que você precisa fazer é ouvir, obedecer e fazer o que Jesus mandar, e, então, você vai construir uma família feliz.
Para construir uma família feliz…
5. Acredite que os MELHORES DIAS ainda VIRÃO.
“… Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora.” (João 2.10)
O vinho que Jesus ofereceu era da melhor qualidade. O costume era sempre oferecer primeiro o melhor vinho, depois servia-se o inferior. Mas com Jesus o melhor vem sempre depois. A vida com Jesus não tem decepções.
Quantas famílias tem bebido um vinho amargo, de dores, de cativeiros do passado, de falta de perdão, de perdas porque não acreditam que, com Jesus, os melhores dias ainda estão por vir. A sua família não precisa ser uma descida ladeira abaixo. Com Jesus, o casamento é uma aventura cada vez melhor. Com Jesus, a família é um desafio cada vez mais empolgante. Os melhores dias estão pela frente. Quando Jesus reina na família, é feliz o lar!
Muitos casais, infelizmente, estão juntos por causa dos filhos; moram na mesma casa, dormem na mesma cama, mas o coração já está vazio de amor. Os sonhos de uma vida feliz já morreram. Mas quero desafiá-los a acreditar que, com Jesus como Senhor do seu lar, dias melhores, dias de plena alegria, dias de satisfação, dias de amor e paz, dias de milagres ainda virão. Quando Jesus intervém, o amor é restaurado, a alegria volta a pulsar e a família experimenta os milagres do céu.
Conclusão:
A grande questão é: o que você está fazendo e como está fazendo para investir melhor na sua família e fazê-la feliz? Será que você tem feito tudo o que pode para que sua família seja completamente feliz? Será que você tem trilhado o caminho de Deus para trazer a verdadeira felicidade para a sua família?
Lembre-se que os dias passam muito depressa, mas hoje Deus está dando a você uma grande oportunidade para dar uma virada na sua vida e na vida de sua família. O novo de Deus está chegando para você e para sua família.
Para construir uma família feliz…
1. Não deixe faltar o PRINCIPAL.
2. Seja rápido em DISCERNIR quando a ALEGRIA estiver acabando.
3. Recorra à PESSOA CERTA na hora da CRISE.
4. OBEDEÇA e faça o que Jesus MANDAR.
5. Acredite que os MELHORES DIAS ainda VIRÃO.

 

Rolar para o topo