Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Grande Doador nos Deu Abundância

40 Dias de Doação | 17/17
O GRANDE DOADOR NOS DEU ABUNDÂNCIA
mensagem pregada pelo Pr. Yan David (Igreja da Cidade de São José dos Campos – SP)
“Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação.” (1ª Timóteo 6.17)
“Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Marcos 10.45)
Nossa vida abundante não veio de graça, foi pago um preço por ela. Um preço de amor, pago com sangue sacrificial de um inocente. Todo ato de amor e generosidade vêm de Deus. Satanás não dá nada a ninguém, enquanto Deus deu e sempre dará tudo. Como Pai, Ele deseja que Seus filhos sejam parecidos com Ele. Assim, toda vez que você doa algo, torna-se mais parecido com Deus e menos com o Inimigo.
Todo cristão deveria ser mais conhecido e reconhecido por sua generosidade do que por sua prosperidade, pois a generosidade é uma virtude dada por Deus, na qual alguém se dispõe a sacrificar seus próprios interesses em benefício de outros. A Bíblia diz que Deus ama o generoso:
“Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.” (2ª Coríntios 9.7-8)
“Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus.” (2ª Coríntios 9.11)
Ser generoso é um ato de querer ser igual ao nosso Grande Doador, Deus, e ao seu filho Jesus!

“Porque Deus amou… Deus deu.” (Ana Paula Valadão)

Não existe amor verdadeiro sem ENTREGA. Deus é generoso ao extremo, por isso Deus é amor. Você sabia que há no Alcorão 99 nomes para Deus, mas em nenhum deles DEUS É AMOR? Porque o Deus do Corão não é o mesmo Deus da Bíblia. Não é Jeová! O nosso Deus é amor, portanto, é doação pura!
“Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” (1ª João 4.8)

DOAÇÃO É A ESSÊNCIA DA LINGUAGEM DE DEUS

Vivemos em uma sociedade marcada pelo individualismo e egoísmo, na qual a generosidade parece ter cada vez menos espaço. De fato, esse é um valor que vai na contramão da lógica e dos sistemas deste mundo capitalista e caído no pecado. Contudo, a generosidade nasce do coração de Deus e é isso que prevalecerá ao final de todas as coisas.
Se possível, leia em sua Bíblia os capítulos 8 e 9 de 2 Coríntios. Os conceitos contidos nesses textos podem ser identificados como uma “teologia da generosidade”. Seus versos tratam do amor vivido de forma prática, ou seja: pautados pela generosidade. Nesses textos, entendemos que a generosidade é uma atitude que gera bênçãos em sua vida e na dos outros, além de glorificar o nome de Deus. O generoso é sempre alguém que semeia – e suas sementes culminarão em frutos para a glória de Deus:
“Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.” (2ª Coríntios 9.6-7)
O princípio da semeadura é um princípio espiritual. O generoso entende que não sofre dano quando dá, pois, ao fazê-lo, está lançando uma semente. Aquele que semeia sempre espera por uma colheita. Enquanto a lógica do mundo diz que é ao reter que se enriquece, a lógica de Deus diz que é no dar que receberemos ainda mais. Esta é a promessa do Senhor para nós:
“Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.” (Provérbios 11.24-25)
Você pode e deve decidir praticar a generosidade em sua vida tanto dentro quanto fora da igreja, pois essa é uma marca de um filho de Deus:
“Todavia, assim como vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor que vocês têm por nós, destaquem-se também neste privilégio de contribuir.” (2ª Coríntios 8.7)
Mas para que você viva dessa forma, é necessário que tenha desprendimento em relação à cultura de nossos dias, que prima sempre pelo reter e o acumular. Existem alguns cristãos que supõem que aqueles que não usufruem de bens materiais ou de riquezas são de alguma forma amaldiçoados. Este é um conceito bem antigo. Contudo, felizes não são aqueles que têm muito, mas os que estão dispostos a repartir do que têm! Está escrito: “Mas os justos dão com generosidade.” (Salmo 37.21)
Ao DOARMOS, nos tornamos mais parecidos com nosso Criador e nosso Mestre. Dar a vida como Jesus, significa de forma prática:

  • DOAR O TEMPO,
  • DOAR A PRESENÇA,
  • DOAR OS DONS E HABILIDADES,
  • DOAR OS RECURSOS FINANCEIROS.

Ele deu tudo por você. Seu nascimento, vida, paixão e morte provam isto. Jesus viveu Sua vida em torno da nossa vida.

  • Você tem ideia do quanto Deus ama você?
  • Você tem ideia do quanto Ele é APAIXONADO por você?
  • Você tem ideia quanto custou este amor?
  • Você sabe que sem este sacrifício de amor, sua vida estaria perdida?

Desejo ler o que melhor expressa a generosidade de Deus por nós:
“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)
Aqui temos o cristianismo todo em apenas um verso! Um verso que resume a paixão de Deus e do Seu Filho por mim e por você. Aqui está o plano para salvar sua vida:
1. A PAIXÃO DE DEUS É VOCÊ
“Deus amou tanto o mundo…”
“Para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.” (Efésios 3.17-19)
Você somente poderá entender o amor de Deus por você se Cristo habitar dentro de você.
2. O PRESENTE DE DEUS É JESUS
“Deu o seu Filho Unigênito”
Ele deu o que tinha de melhor para você.
“No devido tempo,… Cristo morreu pelos ímpios. Dificilmente haverá alguém que morra por um justo, embora pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” (Romanos 5.6-8)
Jesus decidiu morrer por amor a você!
3. O ALVO DE DEUS PARA SUA VIDA
“para que todo o que nele crer”
Crer = ser salvo. Note bem: TODOS. Isto é boa-nova para sua vida. Deus está falando com você.
“… Justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção…” (Romanos 3.22)
Basta decidir crer. Você não pode pertencer à família de Deus sem antes decidir crer em Seu amor!
4. A PROMESSA MAIOR DE DEUS PARA SUA VIDA
“tenha a vida eterna”
Vida Eterna, vida Plena, vida de satisfação.
“Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” (João 10.10)
Deus não fez você para sofrer, Deus não fez você para morrer! Deus tem muito mais para você:
“Todavia, como está escrito: Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito.” (1ª Coríntios 2.9,10)
Você deseja receber tudo isto que Deus já preparou para os que aceitaram o seu amor?
Conclusão:
Amigo, todos nós temos planos, ideias, sonhos..Todavia, nada disto é definitivamente eficaz para salvar sua vida. Só Jesus Cristo pode salvá-la! Disse Jesus:
“Quem nele crê não é condenado.” (João 3.18)
“… Nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8.39)

 

Rolar para o topo