O Grande Doador nos Deu Esperança

40 Dias de Doação | 16/17
O GRANDE DOADOR NOS DEU ESPERANÇA
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“Mas o homem que confia no Senhor, que colocou no Senhor toda a sua esperança, esse sim é muito feliz! A sua vida é cheia de bênçãos.” (Jeremias 17.7)

“O coração que se afasta do Senhor está incapacitado de experimentar da real esperança!” (Pr. Carlito Paes)

Você tem esperança? Se você é uma pessoa de fé verdadeira, a despeito das circunstâncias, a resposta para essa pergunta precisa ser sempre positiva. Temos que ter esperança, pois vivemos uma vida na qual necessitamos da mesma! Sem ela, a vida se torna um terrível fardo. Você pode e deve ter esperança, pois o Grande Doador lhe presenteou com esta dádiva.
O profeta Jeremias foi um dos homens que nos inspirou acerca da esperança vinda do Grande Doador. Entenda que sua esperança não está em pessoas, recursos, circunstâncias ou em si mesmo: ela está na pessoa de Deus. O capítulo 17 de Jeremias fala a respeito daquilo em que o povo de Israel vinha depositando a sua esperança. Ela é primordial a esse tema, pois a esperança revela onde está posto o seu coração. Sabe por quê? “Por que onde esta seu coração ali esta sua esperança”. O profeta afirma:
“Assim diz o Senhor: maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor. Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança Nele está.” (Jeremias 17.5,7)
Por isso precisamos entender a proposta deste assunto: o Grande Doador quer trabalhar em nós a esperança de dias melhores, a esperança de ter a vida transformada por ele, a esperança de experimentar suas dádivas e seu amor.
O grande doador nos deu esperança…
1. Para vivermos dias de SATISFAÇÃO em sua PRESENÇA.
“Mas o homem que confia no Senhor…”
O grande doador nos deu a esperança e através dela podemos receber a satisfação e conquistar as realizações. Este ato do grande doador nos faz viver de forma grandiosa em sua presença. Ao confiarmos nele, através da esperança, teremos uma vida bendita na terra e viveremos benditamente com ele no céu.
O povo de Judá precisava confiar em Deus, e deixar de confiar em seu próprio braço. Segundo este capítulo, o povo de Judá estava cultivando uma idolatria sexual e uma idolatria à imagem, e, através desse ato, estavam rejeitando o Senhor. Então o juízo de Deus veio sobre eles. Mas, havia uma esperança para aquele que depositaram a sua confiança no Grande Doador. Eles experimentaram a satisfação de viverem com o Pai e de nunca pararem de dar frutos. A Bíblia diz:
“Eles são como árvores plantadas no Éden, com raízes perto do rio. Não se preocupam com o verão mais quente e suas folhas não perdem o verde. Passam pela seca com tranquilidade, dando frutos frescos em todas as estações.” (Jeremias 17.8)
A garantida de satisfação da vida na presença do Grande Doador era certa para aquele que colocasse nEle toda a sua esperança. Nos dias hoje, você também pode viver uma vida de satisfação na presença do Grande Doador. Basta somente você depositar Nele toda a sua confiança e parar de confiar em seu próprio braço, entregando toda a sua vida nas mãos daquele que pode fazer da sua esperança uma realidade de vida.
O grande doador nos deu esperança…
2. Para vivermos DIAS DE PAZ frente às guerras da vida.
“… que colocou no Senhor toda a sua esperança…”
Neste ponto precisamos entender que, aquele que coloca sua esperança no Senhor não deixará de ter batalhas e guerras, mas, também, terá a esperança da paz para resolvê-las. O Grande Doador gerou-nos a paz para enfrentarmos as guerras da vida. Na verdade, no mundo de hoje temos enfrentado muitas guerras, emocionais, espirituais, financeiras, sociais e familiares. Mas, para cada uma delas, Deus nos deu a esperança, e a esperança gerou-nos confiança, porque aquele que põe no senhor sua esperança, tem paz.
O grande doador nos deu esperança…
3. Para vivermos dias DESFRUTANDO de sua FELICIDADE.
“… esse sim é muito feliz. A sua vida é cheia de bênçãos.”
A perspectiva de Deus para este tempo do texto era que os homens não vivessem a tristeza que o pecado os impunha, mas, sim, que eles, pela esperança, vivessem a felicidade do Grande Doador através de uma vida de fidelidade. A perspectiva do Grande Doador era que Judá deixasse a vida de pecado para desfrutar de uma vida de bênçãos. A perspectiva do Grande Doador era que os seus corações estivessem em total confiança Nele. A Bíblia diz:
“Por que será como a árvore plantada perto da água, que espalha as suas raízes até o ribeirão. Quando vem o calor, ela não tem medo, pois as suas folhas ficam sempre verdes. Quando não chove, ela não se preocupa; continua dando frutas.” (Jeremias 17.8)
A esperança do Grande Doador para nossa vida nos faz acreditar que podemos viver aqui na terra uma vida de felicidade desfrutando das bênçãos do Senhor. O desejo do Grande Doador é que vivamos de forma digna, desviando-nos do pecado que gera tristeza e agarrando-nos à esperança de dias de alegria no Senhor, pondo o nosso coração na esperança dele e nunca deixando nosso coração ser enganado por falsas promessas humanas. Por isso, é importante que você saiba:

“O lugar onde está seu coração determinará sua felicidade.”

Ele quer que você ponha o seu coração e toda a sua confiança nEle e viva uma vida feliz.
O grande doador nos deu esperança…
4. Para vivermos FOCADOS em Sua ETERNIDADE.
Se você tem esperança no grande doador, se você crê de todo seu coração em sua obra de salvação, sua esperança é verdadeira. Assim como Ele vive, sua esperança também vive e é real, pois ela está na pessoa de Jesus. Sua fé não está baseada somente naquilo que Ele fará aqui na terra por você, mas, sobretudo, naquilo que o espera na eternidade. Aí está a nossa real esperança. Se a sua esperança é Cristo, o seu foco deve estar sempre na eternidade. O apostolo Paulo nos orienta:
“Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão.” (1ª Coríntios 15.19)
Desta forma, a sua esperança não deve ficar limitada a seus dias, neste mundo decaído e cruel, ainda que aqui desfrutemos do cuidado diário do Grande Doador. Nossa esperança e consolação maior estão no céu. Por isso, deposite sua esperança no Grande Doador, pois, as promessas dos homens são falhas e seu coração é enganoso, mas, com o Grande Doador, seu futuro está garantido.
Conclusão:
O Grande Doador nos deu esperança para vivermos aqui nesta terra o tempo necessário, mas, também nos deu a esperança para focarmos na eternidade e vivermos para sempre com Ele. Se o Pai, em sua santa misericórdia, concedeu uma perfeita esperança em sua vida, é porque ele deseja que você desfrute nesta vida e também na eternidade. E ainda mais, que você seja um agente transmissor de sua esperança para o próximo. Desta forma, ele deseja que você reproduza a vontade dEle para outro.
Mas, um pensamento me cabe aqui: Como doar aquilo que não temos? Sendo assim, receba da esperança do Grande Doador para sua vida e compartilhe-a com o próximo.
O grande doador nos deu esperança…
1. Para vivermos dias de SATISFAÇÃO em sua PRESENÇA.
2. Para vivermos DIAS DE PAZ frente às guerras da vida.
3. Para vivermos dias DESFRUTANDO de sua FELICIDADE.
4. Para vivermos FOCADOS em Sua ETERNIDADE.

 

Rolar para o topo