O Grande Doador nos Deu Alegria

40 Dias de Doação | 05/17
O GRANDE DOADOR NOS DEU ALEGRIA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Encheste o meu coração de alegria, alegria maior do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho.” (Salmos 4.7)
A alegria é um presente de Deus para todos nós. Ele é o Senhor de toda alegria verdadeira. Está aí uma atitude realmente nobre: repartir a alegria. É o que aprendemos da parte de Deus. Ele poderia guardar para si todo o prazer e júbilo, mas em sua grande generosidade, decidiu repartir a sua alegria conosco. No entanto, o que realmente é este tão poderoso ingrediente da vida?
Para muitas pessoas, a alegria é apenas um sentimento condicionado às circunstâncias presentes e ao bem-estar. Mas na perspectiva do Grande Doador, ela é algo muito maior que isso. A alegria faz parte do Fruto do Espírito. Portanto, é uma ação do Grande Doador em nós.
Deus compartilhou da Sua alegria como algo indispensável a cada um de nós. Não dá para viver neste mundo sem desfrutar da alegria do Grande Doador. Por isso, o inimigo da nossa vida tentará a todo custo roubá-la usando circunstâncias e pessoas a todo o momento. Portanto, é fundamental que você entenda que em um mundo tão desafiador, a alegria divina é um Grande presente do Pai para todos nós. Essa alegria é maior que os seus sentimentos e as circunstâncias que você enfrenta na vida. O filósofo Sêneca disse:

“Feliz é o homem que, em quaisquer circunstâncias em que se encontre, sente-se alegre.”

Sabemos, porém, que na prática, o contentamento é algo difícil e raro entre as pessoas. Gostamos de murmurar e reclamar de Deus, das pessoas e das circunstâncias. Estamos sempre insatisfeitos e prontos a reclamar. Murmurar é contrário ao contentamento. Quando lemos a carta escrita aos filipenses, encontramos um exemplo bíblico de uma pessoa que desfrutava em sua própria vida, da alegria do Grande Doador. Paulo é um exemplo bíblico de uma pessoa alegre e contente apesar das circunstâncias.
O que podemos aprender com a vida de Paulo sobre a alegria do Grande Doador? O que o apóstolo nos ensina sobre desfrutar desta alegria apesar das circunstâncias? Assim como Paulo, o que preciso fazer para desfrutar da alegria do Grande Doador?
Para desfrutar da alegria do Grande Doador…
1. Seja uma pessoa AGRADECIDA
“Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus.” (Filipenses 4.18)
O apóstolo Paulo está agradecendo aos filipenses as ofertas que eles enviaram por intermédio de Epafrodito. O contentamento sempre gera gratidão, assim como murmuração produz reclamação. Porém, infelizmente, muitos não conseguem desfrutar da alegria dada pelo Grande Doador, porque ao invés de terem um coração agradecido, vivem reclamando de tudo e de todos.
Esteja satisfeito e agradeça ao Grande Doador por aquilo que você tem recebido, pouco ou muito. Contente-se com o que você tem, fuja do supérfluo e do desnecessário. Aprenda a ser grato por aquilo que o Grande Doador tem lhe dado. O próprio Paulo disse à outra igreja:
“Estejam sempre agradecidos, haja o que houver, porque esta é a vontade de Deus para vocês.” (1ª Tessalonicenses 5.18, BV)
Para desfrutar da alegria do Grande Doador…
2. Creia na sua PROVIDÊNCIA
“Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo.” (Filipenses 4.10)
Paulo mais uma vez manifesta a sua alegria, mesmo estando em uma situação adversa. Ele não se cansa de lembrar aos filipenses a sua alegria no Senhor. Paulo está falando do cuidado dos irmãos de Filipos para com ele. Isso mostra que Deus está no controle de todas as coisas. O nosso trabalho é crer e depender da providência do Grande Doador.
O Grande Doador controla todas as circunstâncias e conhece cada uma de nossas necessidades. No tempo dele, as coisas acontecem e a bênção chega sem medida. Davi, o homem segundo o coração de Deus, dá uma testemunho lindo a respeito daqueles que creem que o Grande Doador providencia todas as coisas para seus filhos:
“Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão.” (Salmo 37.25)
Para desfrutar da alegria do Grande Doador…
3. Separe o seu coração das COISAS
“Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês.” (Filipenses 4.17)
O apóstolo Paulo está declarando aos filipenses que o seu interesse por eles não era pelos seus bens materiais ou ofertas. Paulo não era movido pela avareza ou pelo desejo de lucro material. Muitas pessoas não conseguem desfrutar da alegria do Grande Doador porque ainda estão presas às coisas materiais. O fato é que, quando essas coisas não são alcançadas ou quando elas acabam, o resultado é amargura e frustração.
Somente o Grande Doador é capaz de satisfazer por completo a sua vida. Com ele, é possível viver alegre independente das circunstâncias, pois a verdadeira satisfação não está naquilo que você tem ou não tem. É preciso estar acima das coisas e circunstâncias. Por isso, você deve separar o seu coração das coisas materiais. O escritor da carta aos hebreus deixou a seguinte orientação:
“Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: nunca o deixarei, nunca o abandonarei.” (Hebreus 13.5)
Para desfrutar da alegria do Grande Doador…
4. Tome posse da sua FORÇA
“Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4.13)
Mesmo na dor, na fraqueza, na carência, ele podia suportar tudo porque o Grande Doador o fortalecia. A palavra que Paulo emprega e que traduzimos por “posso”, significa “ter capacidade de”. O apóstolo Paulo está dizendo aos filipenses que o Grande Doador é quem lhe capacita para suportar qualquer situação. Por isso, ele podia desfrutar da sua alegria mesmo estando em uma situação adversa.
Com o poder que vem do Grande Doador, você pode enfrentar qualquer situação, saúde ou doença, honra ou humilhação, riqueza ou pobreza, aceitação ou rejeição. Tome posse, hoje, da força que vem do Grande Doador e seja capaz de desfrutar da sua alegria mesmo diante das instabilidades e das intempéries desta vida.
Para desfrutar da alegria do Grande Doador…
5. Viva uma vida de GENEROSIDADE
“Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês; pois, estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando tive necessidade.” (Filipenses 4.15-16)
Das igrejas que Paulo fundou somente a de Filipos se associou com ele quanto ao suprimento de suas necessidades. A igreja desfrutava da alegria do Grande Doador, porque vivia uma vida de generosidade. A alegria do Grande Doador é experimentada quando vivemos uma vida de generosidade. Dar, compartilhar, assistir ao necessitado é essencial para desfrutar da alegria do Grande Doador.
A Bíblia diz que as nossas ofertas e doações são como um aroma suave, sacrifício agradável a Deus. Ser generoso também é parte integrante do culto que você presta ao Grande Doador. E o apóstolo Paulo encerra o capítulo 4, declarando que todo aquele que vive uma vida de generosidade, que dá com sacrifício para os outros será suprido pelo Senhor:
“O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.” (Filipenses 4.19)
Como disse o Pr. Carlito Paes, em seu livro “O GRANDE DOADOR”, “o segredo de doar é nunca parar de doar, de forma que nunca se pare de receber”.
Conclusão:
O apóstolo Paulo, de verdade, foi alguém que desfrutou da alegria do Grande Doador em sua vida a despeito de quaisquer circunstâncias. Ele tinha razão em dizer aos filipenses:
“Alegrai-vos sempre no [Grande Doador]…” (Filipenses 4.5)
Enfim, a alegria é um mandamento (alegrai-vos), que independe das circunstâncias (sempre), por causa da sua origem (o Grande Doador). Você também pode desfrutar da alegria do Grande Doador.
Para desfrutar da alegria do Grande Doador…
1. Seja uma pessoa AGRADECIDA
2. Creia na sua PROVIDÊNCIA
3. Separe o seu coração das COISAS
4. Tome posse da sua FORÇA
5. Viva uma vida de GENEROSIDADE

 

Rolar para o topo