Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Grande Doador nos Deu sua Graça

40 Dias de Doação | 04/17
O GRANDE DOADOR NOS DEU SUA GRAÇA
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.” (Tito 2.11-14)
A graça do Grande Doador se manifestou. A graça do Grande Doador foi revelada a nós. A graça do Grande Doador, que é Cristo, se tornou visível como o romper da alvorada, quando o sol transpõe a linha do horizonte. A graça do Grande Doador brilhou como sol sobre aqueles que viviam nas regiões da sombra da morte. A graça do Grande Doador se manifestou quando Jesus nasceu numa estrebaria, cresceu numa carpintaria e morreu na cruz do Calvário.
A graça do Grande Doador brilhou quando de seus lábios se ouviam palavras de vida eterna, quando ele curava os enfermos, purificava os leprosos, lançava fora os demônios e ressuscitava os mortos. A Graça do Grande Doador resplandeceu quando o Filho de Deus entregou sua vida na cruz e a reassumiu na gloriosa manhã da ressurreição. A graça do Grande Doador se manifestou para resgatar o homem do seu maior mal e oferecer a ele o maior bem.
Quando olhamos para os versos que foram lidos, podemos perceber, logo de início, três aspectos surpreendentes da manifestação da graça do Grande Doador:

  • Primeiro Aspecto – A ORIGEM da Graça

“Porque a graça de Deus se manifestou…” (v.11)
Paulo fala da graça de Deus. A graça tem origem em Deus. Ela emana de Deus. Embora o Grande Doador sempre tenha sido gracioso, a sua graça se tornou visível em Jesus Cristo. A graça do Grande Doador é totalmente imerecida. Não há nada em nós que seja capaz de reivindicar o amor de Deus. Não há nenhum merecimento em nós. Porém, o Grande Doador trata de forma benevolente aqueles que merecem seu juízo.

  • Segundo Aspecto – A NATUREZA da Graça

“Porque a graça de Deus se manifestou salvadora…” (v.11)
A graça do Grande Doador é salvadora. É o favor superabundante de Deus pelos pecadores indignos. A graça do Grande Doador representa seu favor gratuito e sua bondade espontânea, mediante a qual ele intervém para ajudar e livrar os homens. A graça do Grande Doador triunfa sobre nossa iniquidade. Ela é maior do que o nosso pecado e melhor do que a nossa vida. A Bíblia diz que onde abundou o pecado, superabundou a graça. Somos salvos pela graça do Grande Doador. Vivemos pela graça do Grande Doador. Dependemos da graça do Grande Doador. Nada somos sem a graça do Grande Doador. Por causa da graça do Grande Doador, embora perdidos, fomos achados; embora mortos, recebemos vida.

  • Terceiro Aspecto – A EXTENSÃO da Graça

“Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.” (v.11)
A graça do Grande Doador se manifestou salvadora a todos os homens. Todos são convidados a experimentar a graça salvadora do Grande Doador. Essa graça rompe todas as barreiras, derruba todos os preconceitos e alcança pessoas de todos os gêneros, idades e posições. A graça do Grande Doador é acessível a todos: homens e mulheres, idosos e jovens, escravos e senhores, judeus e gentios.
A graça do Grande Doador tem origem nele mesmo, por sua natureza, é uma graça salvadora que intervém para ajudar e livrar o homem dos seus pecados, e é estendida a todos. Nos versos 12 e 13, Paulo faz menção de três grandes verdades acerca da pedagogia da graça do Grande Doador.
A graça do Grande Doador…
1. Nos ensina a RENUNCIAR o MAL
“Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas…” (v.12a)
A graça de Deus é pedagógica. Ela é educadora. Ela nos ensina a viver. Ser cristão é ser matriculado na escola da graça do Grande Doador. E é exatamente essa graça que nos educa mediante a forte disciplina de renunciarmos a impiedade e as paixões mundanas. A impiedade tem a ver com aquilo que se opõe à verdadeira adoração e devoção a Deus. A impiedade é um relacionamento errado com o Grande Doador. A impiedade tem a ver com a distorção da verdade.
As paixões mundanas são consequência da impiedade. A perversão é filha da impiedade. As paixões mundanas decorrem de um relacionamento errado com o Grande Doador. Essas paixões mundanas têm a ver com uma vida desregrada na área da mente, da língua e do sexo. Essas paixões descrevem um estilo de vida pervertido. Elas incluem o desejo sexual desordenado, o alcoolismo, o desejo excessivo por possessões materiais e a agressividade.
É por isso que a graça do Grande Doador nos disciplina a renunciar à nossa velha vida e a viver uma nova vida. Ela nos ensina a passar da impiedade para a piedade, do egoísmo ao autocontrole, dos caminhos desonestos a um tratamento justo com todas as pessoas. Quando as paixões mundanas não são renunciadas, a graça do Grande Doador se torna barata e a pessoa vai embora da escola da graça. Sob a influência da graça educadora do Grande Doador, as paixões mundanas não são negadas, mas renunciadas.
A graça do Grande Doador…
2. Nos ensina a VIVER de maneira CORRETA
“… e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente…” (v.12b)
Depois de tratar do aspecto negativo, Paulo se volta para o positivo. Agora, ele fala sobre como a graça do Grande Doador nos ensina a praticar o bem. A salvação não é apenas uma mudança de situação, mas também de atitude.
A graça do Grande Doador nos ensina a viver um correto relacionamento com nós mesmos. A palavra usada no original para “sensata”, traz a ideia de prudência, autocontrole ou moderação. Sensatez tem a ver com o domínio próprio, com a vida controlada. Sensatez é ter seus impulsos, instintos, ações e reações sob controle. É a maneira correta de lidar consigo mesmo.
A graça do Grande Doador nos ensina a viver um correto relacionamento com o próximo. Uma pessoa justa é aquela que não se coloca acima dos outros nem tenta diminuí-los. Ela concede aos outros o que lhes é devido. Viver de forma justa é demonstrar integridade no trato com os demais. A fé cristã nos ensina a cumprir nossos deveres, votos, alianças e contratos com fidelidade.
A graça do Grande Doador nos ensina a viver um correto relacionamento com Deus. A piedade está ligada ao nosso correto relacionamento com Deus. É o verdadeiro fervor e reverência para com o único que é objeto da adoração. Somente a graça pode nos tomar pela e nos conduzir a um íntimo relacionamento com o Grande Doador.
A graça do Grande Doador não apenas nos salva, mas também nos ensina como viver a vida cristã. A mesma graça de Deus que nos redime é também a graça que nos renova e nos capacita a obedecer a sua Palavra.
A graça do Grande Doador…
3. Nos ensina a AGUARDAR com expectativa a VOLTA de Jesus
“Enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.” (v.13)
O cristão olha para trás e glorifica a Deus porque a graça o libertou da impiedade e das paixões mundanas. Ele olha para o presente e exalta a Deus porque tem uma correta relação consigo mesmo, com o próximo e com o próprio Deus. Ele olha para o futuro e se santifica porque vive na expectativa da manifestação do seu grande Deus e Salvador Jesus Cristo.
A graça do Grande Doador nos libertou das mazelas do passado, restaurou a nossa vida no presente e nos mantém na ponta dos pés com uma gloriosa expectativa em relação ao futuro, quando Jesus Cristo há de voltar em glória e poder.
É impossível que aqueles que aguardam com expectativa a gloriosa volta de Jesus se recusem a entregar-se completamente ao Grande Doador. O que começa com graça termina com glória. A dinâmica da nova vida é a expectativa da vinda gloriosa de Jesus Cristo. Quando se espera uma visita real, tudo se limpa, se decora e se arranja para que o olho real o veja. Esteja você, também, pronto para receber o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, a graça do Grande Doador.
Conclusão:
O Grande Doador nos deu sua graça. Essa graça tem nome: Jesus Cristo. Essa graça vem de Deus, e essa graça se manifestou para salvar a sua vida. A graça é um presente do Grande Doador para sua vida. Receba, desembrulhe e experimente esse presente! Você não vai se arrepender! Assim que você receber, desembrulhar e experimentar a graça do Grande Doador, ela o ensinará a renunciar o mal, a viver de forma correta e a aguardar com grande expectativa a volta de Jesus.
O Grande Doador nos deu sua graça. Em resposta a tão grande doação, decida entregar sua vida a Jesus hoje. O presente do Grande Doador já está em suas mãos. O que você fará com ele? Receba a graça do Grande Doador!

 

Rolar para o topo