Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Grande Doador nos Deu Sustento

40 Dias de Doação | 06/17
O GRANDE DOADOR NOS DEU SUSTENTO
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Ele pensou em tudo e providenciou tudo de que precisamos.” (Efésios 1.8, AM)
No mundo em que vivemos, cada vez mais encontramos e convivemos com pessoas insatisfeitas, que vivem de forma limitada e pautada na escassez, murmuram e reclamam do que falta e nunca agradecem por aquilo que já receberam das mãos do Grande Doador.
O Grande Doador já nos deu tudo! Por seu amor, não precisamos mais viver baseados na insatisfação da carne. Pare de viver uma vida insatisfeita. O Grande Doador já preparou tudo para sua satisfação. Não permita que seus momentos de insatisfação pessoal lhe roubem a abundante satisfação que o Grande Doador conquistou para você. A menos que você compreenda que já tem o que precisa, nunca poderá desenvolver uma vida doadora.
O Grande Doador nos deu sustento. Ele é o provedor que coloca diariamente o pão de cada dia à nossa mesa, por meio do trabalho e da graça de pessoas que amamos. Um ciclo real de milagres aconteceu para que você ficasse satisfeito e abençoado com o alimento de cada dia.
Há, pelo menos, quatro verdades a respeito do sustento que o Grande Doador faz cair sobre a vida dos seus filhos. Quais são essas verdades?
1ª Verdade – O Grande Doador é o DEUS de toda PROVISÃO.
“Contudo, Deus não ficou sem testemunho: mostrou sua bondade, dando-lhes chuva do céu e colheitas no tempo certo, concedendo-lhes sustento com fartura e um coração cheio de alegria.” (Atos 14.17)
O Grande Doador é um Deus fiel e provedor. Ele é o nosso pastor e não teremos falta de nada. Ele garante a você cada dia o seu pão, o abrigo e o cuidado: você recebe o seu sustento pela graça e pelo amor do Pai. Em primeira instância, o seu sustento vem das mãos do Grande Doador. A Bíblia diz:
“… uma pessoa só pode receber o que lhe é dado dos céus.” (João 3.27)
Na oração do “Pai Nosso”, ensinada por Jesus aos seus discípulos, entendemos que tudo vem de Deus. Ela aponta que devemos procurar a Deus em todas as nossas necessidades e elas serão satisfeitas. Ele é o Pai que supre e abençoa seus filhos. Por isso, podemos ser plenamente satisfeitos na terra enquanto não chegamos à nossa morada no céu. Aprendemos com Jesus que não é errado pedirmos por nossas necessidades físicas. Deus irá suprir o pão, a nutrição que você precisa para estar forte e viver.
Se temos uma necessidade diária, ele tem prazer diário em atendê-la, por meio do trabalho, da plantação, da colheita e da ajuda mútua. Você não está órfão, mas tem em Deus paternidade, suprimento e cuidado. O Grande Doador é o Deus de toda provisão. Você desfruta da abundância e do suprimento do seu Pai celestial? Tenha consciência de que tudo o que ele fartamente suprir é para que você também reparta com outros.
2ª Verdade – O Grande Doador é o DEUS de toda PROTEÇÃO diária.
“Porque aos seus anjos Ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos.” (Salmo 91.11)
Se você tem fé no Grande Doador, vive sob sua proteção em todo o tempo. Ele é o nosso fiel protetor. Assim como um pai defende o seu filho, assim Deus faz conosco. Quando lemos o Salmo 23, nos deparamos com a seguinte expressão:
“Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.” (Salmo 23.4)
Que preciosa promessa, que maravilhosa proteção! O Grande Doador está comigo em todos os momentos. Portanto, confie, descanse e desfrute da proteção de seu Pai, a despeito de qualquer medo ou receio que estejam rondando sua vida e sua casa.
A proteção é um presente extraordinário de Deus, que revela sobre nós o caráter zeloso do Supremo Pastor. Seu cuidado muitas vezes chegará até você sem que você perceba. Se Deus cuida até mesmo das aves do céu, não se lembrará de você? Não se preocupe! O cuidado de Deus está sobre a sua vida, sobre suas orações e seus anseios, ainda que aos seus olhos nada esteja acontecendo. O Grande Doador nunca se esquecerá de você!
Você não precisa de amuletos para viver. Você não precisa de galho de arruda para te proteger. Você não precisa de ferradura pendurada em cima da porta. Você não precisa de cristais debaixo de seu travesseiro. Você não precisa de saquinho de sal no bolso. Você já tem tudo o que precisa para se sentir protegido. Você tem a presença do Espírito Santo em você que lhe guarda e lhe protege. O Grande Doador deu a você toda proteção. Você confia plenamente Nele?
3ª Verdade – O Grande Doador é o DEUS de toda CONSOLAÇÃO para os momentos difíceis.
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.” (2ª Coríntios 1.3,4)
O Grande Doador se importa com nossas dores e perdas. Por isso, ele se manifesta como o Deus de toda consolação! Que Deus maravilhoso! O conforto e o consolo do Grande Doador são tão especiais ao ponto que não existe uma lágrima que caia dos seus olhos que não tenha sido vista por Ele. Segundo a Bíblia, o Grande Doador registra e guarda todas as nossas lágrimas:
“Registra, Tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro?” (Salmo 56.8)
O Grande Doador nos entregou dois agentes de consolo: a sua Palavra e o seu Espírito Santo, presentes dados por Deus a nós. É por isso que temos um Deus Consolador. A Palavra de Deus sempre traz revelações e verdades que geram consolo às nossas almas. A voz de seu Espírito Santo é sempre um encorajamento na hora da maior provação. Em dias difíceis, podemos contar com declarações consoladoras como a do apóstolo Paulo:
“Os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que nos será revelada.” (Romanos 8.18)
Quando nos damos conta de que nossas aflições são temporárias e muito inferiores à glória do Grande Doador, somos ajudados a suportar algumas das lutas pelas quais temos de passar. Somos encorajados a prosseguir, lutamos e persistimos com a seguinte certeza em nosso coração:
“Posso chorar uma noite inteira, mas sei que pela manhã virá a alegria.” (Salmo 30.5, O Livro)
Pela manhã virá o consolo e o conforto do Grande Doador para sua vida. Portanto, mantenha seus olhos no Senhor! Afaste-se de pessoas que alimentam você com aflição e desconsolo. Decida não ficar ansioso por nada, pois o Grande Doador tem consolação para todos os momentos difíceis da sua vida. O Grande Doador trouxe toda consolação e conforto sobre sua vida. Você tem sido agente de consolação para as outras pessoas? Quando lemos 2ª Coríntios, nos deparamos com a verdade de que somos consolados pelo Grande Doador para consolar outros.
4ª Verdade – O Grande Doador é o DEUS de toda PROMESSA
“Dessa maneira, Ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina.” (2ª Pedro 1.4)
O Grande Doador é o Deus de promessas! Ele não somente nos dá suas preciosas e grandíssimas promessas, como também é fiel e justo para cumprir cada uma delas com graça, generosidade e amor em nossa vida.
Dentro da fé cristã, o objetivo primordial da promessa é despertar a confiança humana na onipotência de Deus. É por isso que, por diversas vezes, encontramos em passagens bíblicas juramentos de Deus que confirmam suas promessas, sustentando a fraca confiança humana. Porque é Deus quem promete, temos a certeza de que ele quer e pode cumprir todas elas. A Bíblia diz:
“… nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas, feitas por intermédio de Moisés, seu servo.” (1º Reis 8.56)
Na Bíblia encontramos diversas promessas. Muitas dessas promessas já foram cumpridas, outras estão se cumprindo e outras ainda serão cumpridas. O fato é que o Grande Doador ama tanto o ser humano que ele cria, sustenta e cumpre suas promessas sobre sua vida. O Grande Doador é o Deus de toda promessa. Qual tem sido a sua resposta a elas?
Da mesma forma como temos recebido o cumprimento das promessas de Deus em nossa vida, que possamos também ser fiel ao cumprir nossas promessas e compromissos. Que nossos votos, tratos, palavras e acordos feitos com O Grande Doador e com os nossos semelhantes, possam ser colocados em prática.
Conclusão:
Um famoso teólogo disse o seguinte:

“Nosso Pai celestial nunca tira nada de seus filhos, a não ser que pretenda dar-lhes algo melhor.” (George Muller)

Todas essas verdades fazem parte do sustento que o Grande Doador tem dispensado a cada um de nós. Ele não se esqueceu de nada. Ele pensou em absolutamente tudo: sustento físico, emocional, mental e espiritual!
O Grande Doador nos sustenta com sua…

  • PROVISÃO
  • PROTEÇÃO 
  • CONSOLAÇÃO 
  • PROMESSA

 

Rolar para o topo