Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Grande Doador nos Deu Recompensas

40 Dias de Doação | 11/17
O GRANDE DOADOR NOS DEU RECOMPENSAS
mensagem pregada pelo Pr. Marcos Aurélio Panisset (Igreja Batista Dois de Julho – Salvador – BA)
Definição – Segundo o dicionário recompensa significa => Retribuição; prêmio, favor, presente, reconhecimento, oferta dada a alguém em retribuição a alguma coisa.
Recompensas virão nesta vida, mas, sobretudo, chegarão a você na vida eterna, com eternos galardões a todo que pela fé, viveu e serviu no Reino. Segundo o dicionário galardão significa recompensa de serviços importantes, honra, glória e prêmio. Galardão indica posição de honra ou de glória. Aparece pela primeira vez nas Escrituras em Gênesis, quando Deus diz a Abrão que o seu galardão seria grande. Veja:
“Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.” (Gênesis 15.1 RC)
“Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa!” (Gênesis 15.1 NVI)

  • O galardão está ligado a voluntariedade e ao desinteresse – 1ª Coríntios 9.17
  • Quem se envaidece de suas ações não receberá galardão – Mateus 6.1
  • Toda vanglória humana deve ser excluída – Filipenses 2.13

Receberemos galardão não apenas pelo que fizermos, ou seja, pelas nossas obras. A nossa postura diante de Deus também será observada com vistas ao galardão. Exemplos:
• FÉ
“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” (Hebreus 11.6 NVI)
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11.6 RC)
• CONFIANÇA
“Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão.” (Hebreus 10.35)
• TEMOR
“O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado.” (Provérbios 13.13 RC)
“Quem zomba da instrução pagará por ela, mas aquele que respeita o mandamento será recompensado.” (Provérbios 13.13 NVI)
• HUMILDADE
“A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida.” (Provérbios 22.4)
• PERSEVERANÇA
“Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.” (Mateus 5.11-12)
Duas verdades para o cristão:
a) A recompensa é uma promessa de Deus:
“Deus retribuirá a cada um conforme o seu procedimento. Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.” (Romanos 2.6-7)
* “Retribuirá a cada um conforme o seu procedimento” => Uma pessoa pode se gabar de sua grande bondade pessoal. Pode se estribar em suas origens raciais ou nacionais. Pode alegar que seus antepassados eram homens de Deus. No entanto, será julgado conforme sua própria conduta! Você será julgado conforme sua própria conduta. Aqui não há nenhuma referência sobre a pessoa que pratica boas obras, se tornará merecedora da vida eterna.
* “buscam glória, honra e imortalidade” => glória do céu, a honra proveniente exclusivamente de Deus e a imortalidade que caracteriza a ressurreição do corpo. Há cerca de 150 passagens no NT que condiciona a salvação apenas pela fé. Nenhuma passagem interpretada de forma correta pode contradizer esse testemunho veemente.
b) Deus nos recompensa aqui na terra por sermos de Cristo, e seremos ainda mais no Reino dos Céus:
Jesus disse: “Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez.” (Apocalipse 22.12)
Deus é o Grande Doador de recompensas, então…
1. Seja dedicado ao SERVIÇO cristão.
“Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa.” (2º Crônicas 15.7)
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” (1ª Coríntios 15.58)
No serviço do meu Rei eu sou feliz, Satisfeito, abençoado;
Proclamando do meu Rei a salvação, No serviço do meu Rei.
No serviço do meu Rei eu sou feliz, Obediente e corajoso;
Na tristeza ou na alegria sei sorrir, No serviço do meu Rei.
No serviço do meu Rei eu sou feliz, Jubiloso e consagrado;
Ao seu lado desafio a todo mal, No serviço do meu Rei.
No serviço do meu Rei eu sou feliz, Venturoso e decidido;
Quanto tenho no serviço gastarei, No serviço do meu Rei.
Coro: No serviço do meu Rei minha vida empregarei;
Gozo, paz, felicidade, Tem quem serve a meu bom Rei.
Lidere sua célula com excelência! Dê e faça o seu melhor. Discipule com amor e cuidado.
Duas coisas que acompanham a salvação – OBRA E AMOR.
“Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele…” (Hebreus 6.10)
Deus é o Grande Doador de recompensas, então…
2. VISLUMBRE sua recompensa.
“Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó, preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo. Por amor de Cristo, considerou a desonra riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa.” (Hebreus 11.24-26)
Pela fé Moisés foi capaz de várias renúncias nobres:
* Recusou a fama do Egito => Foi adotado como filho da filha de Faraó, portanto tinha lugar assegurado na elite social, talvez até como sucessor de Faraó. Mas ele veio de sangue mais nobre, pois era membro do povo escolhido de Deus na terra.
* Repudiou os prazeres do Egito => A humilde associação com o sofrido povo de Deus significava mais para ele do que a satisfação passageira de seus apetites.
* Voltou as costas aos tesouros do Egito => A fé o capacitou a ver que as fabulosas casas de tesouro do Egito não tinham valor à luz da eternidade.
Ele contemplava a sua recompensa! Ele sabia que fama, prazeres e tesouros (riquezas), não valeriam nada após a morte. Moisés aprendeu que a POPULARIDADE é passageira! Que a FAMA é efêmera demais. Renuncie tudo por amor a Cristo, vislumbrando sua recompensa. A maior recompensa que Cristo lhe dará é a vida eterna com Ele.
Conclusão:
Deus é o Grande Doador de Recompensas.

  •  Seja DEDICADO ao serviço cristão.
  •  VISLUMBRE sua recompensa.

 

Rolar para o topo