Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Grande Doador nos Deu Seu Amor

40 Dias de Doação | 13/17
O GRANDE DOADOR NOS DEU SEU AMOR
mensagem pregada pelo Pr. José Ricardo de Matos (Igreja Batista Bosque do Ipê – Duque de Caxias – RJ)
Para falar de amor, podemos começar com a bela poesia que o apóstolo Paulo nos escreveu na sua primeira carta aos Coríntios:
“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá. O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1ª Coríntios 13.1-7)
Uma bela poesia, já foi tomada emprestada até por um poeta da música brasileira Renato Russo, que cantou essa passagem bíblica. De onde veio tamanha inspiração para compor essa obra? Será que veio de Paulo? É uma construção humana? Impossível a perfeição ter origem no homem, só pode vir de Deus. Foi Grande Doador que nos dou o AMOR.

“É um amor incondicional, presente somente em quem nasceu novamente em Cristo.” (Pr. Carlito Paes)

Então vamos ver como era Paulo antes desse amor:
“E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão. Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria.” (Atos 8.1)
“Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote, pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, de maneira que, caso encontrasse ali homens ou mulheres que pertencessem ao Caminho, pudesse levá-los presos para Jerusalém.” (Atos 9.1-2)
Esse Paulo (Saulo) não era um homem bonzinho. Ele assistia com prazer a morte de Estêvão, e fez uma cruzada para prender e matar cristãos, mais algo mudou na vida desse homem, e não foi só o seu nome, foi sua essência de vida.
“Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu. Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que você me persegue? Saulo perguntou: Quem és tu, Senhor? Ele respondeu: Eu sou Jesus, a quem você persegue. Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer. Os homens que viajavam com Saulo pararam emudecidos; ouviam a voz mas não viam ninguém. Saulo levantou-se do chão e, abrindo os olhos, não conseguia ver nada. E eles o levaram pela mão até Damasco. Por três dias ele esteve cego, não comeu nem bebeu. Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: Ananias! Eis-me aqui, Senhor, respondeu ele. O Senhor lhe disse: Vá à casa de Judas, na rua chamada Direita, e pergunte por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está orando; numa visão viu um homem chamado Ananias chegar e impor-lhe as mãos para que voltasse a ver. Respondeu Ananias: Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém. Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome. Mas o Senhor disse a Ananias: Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome. (Atos 9.3-15)

“O amor sempre pressupõe sacrifício e doação.” (Pr. Carlito Paes)

A história de Paulo reporta a forma como Deus escolheu nos tratar, assim como Paulo, vivíamos em guerra contra Deus, em estado de rebeldia, merecíamos a morte, mas ele escolheu nos amar. Quando Jesus aparece para Paulo (Saulo) no caminho de Damasco, Ele poderia destruí-lo, mas Ele começo a ensinar a Paulo um caminho novo.
“Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que você me persegue? Saulo perguntou: Quem és tu, Senhor? Ele respondeu: Eu sou Jesus, a quem você persegue.” (Atos 9.4-5)
Paulo matava seus inimigos, Jesus salvou seu inimigo. E hoje Ele continua fazendo o mesmo, usando a mesma estratégia, o AMOR.
O Grande Doador nos deu seu amor, para que…
1. Descobríssemos a MANEIRA EXCELENTE de se viver.
“Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente.” (1ª Coríntios 12.31)
“Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer.” (Atos 9.6)
Jesus disse a Paulo que ele deveria procurar alguém que o falaria mais sobre o amor, alguém que lhe ajudasse na sua nova jornada. Hoje essa pessoa sou eu, eu estou aqui para dizer a você que Deus é perfeitamente bom, nEle não há corrupção, Ele o ama com amor profundo e pagou um alto preço para que você tivesse o direito de estar aqui hoje. Eu quero dizer a você que no amor de Deus está a solução que você procura há anos, não resista mais, se renda como Paulo e deixe ser guiado para fora de seu caminho, para um caminho mais excelente.
O Grande Doador nos deu seu amor, para que…
2. A nossa vida possa ter um NOVO SIGNIFICADO para o outro.
“Respondeu Ananias: Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém. Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome. Mas o Senhor disse a Ananias: Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.” (Atos 9.13-15)
Não importa o que você fez até hoje, Deus escolheu você para ser dEle! O texto nos fala de um grande projeto de Deus para a vida de Paulo, ele representaria Jesus entre o povo e seus governantes. Deus vai dar um novo significado à sua vida. Depressão, autocomiseração, baixo autoestima, tudo isso é coisa do seu passado. Receba o novo de Deus!
O Grande Doador nos deu seu amor, para que…
3. Possamos VALORIZAR a VIDA HUMANA como ele valoriza.
“Então Ananias foi, entrou na casa, impôs as mãos sobre Saulo e disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo.” (Atos 9.17)
Você acha que Ananias gostava de Paulo há quanto tempo para considera-lo irmão? Esse sentimento tinha acabado ser plantado por Deus no coração dele.

“Amar é mais serviço do que sentimento.” (John Stott)

Quando recebemos o amor que o Grande Doador nos dá, passamos a enxergar as pessoas com outros olhos e também a ser definidos pela família de Deus como Filho Amado do Rei. Sabe por que muitos casamentos estão acabando? Porque são baseados em sentimentos e quando o amor é um sentimento, ele pode acabar, mas quando ele é uma atitude, uma decisão, ele supera qualquer crise.

“O amor é o que o amor faz.” (James C. Hunter)

A solução para suas crises nos seus relacionamentos é amor verdadeiro que recebemos de Deus.
O Grande Doador nos deu seu amor, para que…
4. Nossas PRIORIDADES estejam no que é ETERNO.
“Logo começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus.” (Atos 9.20)
Paulo não levou sua nova vida para ser parte da que ele já fazia. A história nos conta que Paulo ficou em Damasco com os discípulos e logo começou a fazer o que os discípulos fazem, testemunham do seu Mestre. O Evangelho nos empodera para vivermos o nosso destino profético no ato da conversão. Atos 1.8 diz que o Espírito Santo chega nos dando esse poder de testemunhar e multiplicar o número de discípulos através da mensagem do Evangelho. A solução para vida das pessoas mudarem é a sua mudar hoje. RECEBA o AMOR do Grande Doador, CELEBRE esse amor e REPARTA com todos! Seu testemunho é poderosíssimo e Deus conta com você!
O Grande Doador nos deu seu amor, para que…
5. Possamos trazer o CÉU para TERRA.
“A igreja passava por um período de paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.” (Atos 9.31)
Essa é a igreja que Paulo encontrou em Judéia, Galileia e Samaria, uma igreja que vivia no poder do Espírito e crescia em número e viviam os propósitos do Grande Doador. Por isso que Paulo, ao ensinar aos romanos como viver como igreja, escreveu:
“O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios. Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem. Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos. Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos.” (Romanos 12.9-18)
Essa é a igreja que você está encontrando aqui, uma igreja que está vivendo na dimensão do Céu, onde não há lugar para orgulho, avareza, ódio, mas onde as casas estão se abrindo para receber todos em células, onde o amor está cobrindo a necessidade dos membros e dos de fora. Onde estar junto é motivo de festa, pois a presença do Senhor é lugar de abundância de alegria.
Você membro, está convidado a mergulhar fundo nesse jeito amoroso de ser igreja. Ame sua igreja e dê seu melhor como uma oferta sacrificial nesse altar. E você visitante, está convidado a permanecer, a fazer dessa a sua casa.
Conclusão:
Deus está aqui para ter dar esperança e um futuro baseados no AMOR.
“E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.” (Romanos 5.5)

RECEBA O AMOR DO GRANDE DOADOR HOJE!

 

Rolar para o topo