Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Grande Doador nos Deus Valores

40 Dias de Doação | 03/17
O GRANDE DOADOR NOS DEU VALORES
mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos
“… Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos? Mas nós pensamos como Cristo pensa.” (1ª Coríntios 2.16)

“O Grande Doador não nos dá valores para nos limitar, e sim para nos proteger.” (Pr. Carlito Paes)

A vida na Terra, além de não ser fácil, pode ser bastante confusa também. Por isso, precisamos de valores que possam nos direcionar e proteger ao longo da nossa jornada temporária na Terra! Depois de entender que o Grande Doador nos deu o Sentido para Viver, vamos aprender que Ele nos deu também valores! Sem valores, cedo ou tarde, você ficará à deriva no mar da vida! Sem os valores de Deus é muito fácil se perder! Valores são Bússolas que apontam direção.
Hoje vamos tomar posse de mais alguns presentes que o Grande Doador decidiu nos dar como valores que ajudarão a proteger a nossa caminhada de vida.
Primeiro Presente – O Grande Doador nos deu a INTIMIDADE
“Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem.” (João 10.14)
Uma relação que faz toda a diferença na vida de todos nós é a de confiança, pois é ela que possibilita a intimidade. Você não compartilha de intimidade com todas as pessoas e tampouco com qualquer pessoa. Mas o Grande Doador assim o fez e faz. Deus confia tanto no ser humano ao ponto de lhe dar a possibilidade da intimidade consigo. O Grande Doado nos dá liberdade de nos tornarmos seus amigos pessoais. Ele não é um Deus impessoal e distante.
A fé é fortalecida pelo relacionamento direto de intimidade com o Senhor. Nesse relacionamento, encontramos segurança e força para realizar o desejo do Pai a cada um de nós. Nosso relacionamento de intimidade com Deus nos certifica de que não estamos sós, mas acompanhados por ele. Essa é uma promessa para todos os que o amam. Temos uma necessidade intrínseca de nos relacionarmos com o nosso Criador. Ansiamos por essa intimidade e dela precisamos; não de dogmas ou ritos litúrgicos, mas de amizade e confiança. A Bíblia diz:
“Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por Ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo.” (Salmo 42.1-2)
Deixe a dureza e o orgulho e se entregue a um relacionamento de amor e confiança que o Grande Doador está oferecendo a você hoje, sem intermediários ou barreiras. Aceite vir à mesa do seu Salvador, sente-se com ele e desfrute da bênção da sua presença e do seu convívio. O Grande Doador convida você para desfrutar de uma profunda amizade com ele. Você aceita esse convite?
Segundo Presente – O Grande Doador nos deu a SABEDORIA
“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” (Tiago 1.5)
O mundo em que vivemos é lógico sim, mas não apenas isso; ele também é espiritual. Então, para vivermos bem nesse mundo físico, mesmo que de forma transitória e passageira, precisamos viver com sabedoria e discernimento espiritual. O homem que não usa da sabedoria divina em sua vida é como uma pessoa cega andando por um caminho desconhecido. Ele não sabe o que Deus deseja para sua vida na terra, torna-se escravo de sua própria carne e emoções, e colhe a cada dia as consequências de sua falta de sabedoria em suas decisões e escolhas.
Mas quando ele adquire o conhecimento da Palavra de Deus, seus olhos espirituais possuem a luz que emana dele. A Palavra é luz para seu caminho, apontando a direção pela qual você poderá andar confiante em tudo o que fizer, dando passos em temor a Deus, para honra e glória dele.
Busque a sabedoria da Palavra e adquira uma é inabalável e a proteção do Senhor. Examine sua vida perante seus preceitos, sendo santificado, renovado e conservado puro, dia a dia. Deus deseja dar a você sua luz para o entendimento e direção. Você não se tornará presa fácil das ciladas do inimigo sobre sua vida, família, negócios e ministério. Jesus disse o seguinte:
“Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas, se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!” (Mateus 6.22-23)
Deus deu a você sabedoria. Portanto, seja sábio e não viva sem aplicá-la em cada aspecto de sua vida. Antes de planejar, sonhar ou decidir qualquer coisa, busque a sabedoria de Deus e abençoe aqueles que estão à sua volta. O Grande Doador decidiu repartir sua sabedoria com seus filhos. Você tem buscado a sabedoria do alto para abençoar vidas?
Terceiro Presente – O Grande Doador nos deu o PERDÃO
“Dos seus pecados e iniquidades não me lembrarei mais.” (Hebreus 10.17)
O Doador da vida é rico em perdão. Essa é a dádiva diária que nos garante prosseguir. Afinal, só estamos aqui porque Deus é abundante em perdoar! O perdão não é um sentimento. Assim como o amor, o perdão é uma decisão pessoal que cada a cada indivíduo. Portanto, assim como Deus nos perdoou, nós recebemos poder para perdoar!
Jesus é a própria essência do perdão. Por quê? Porque ele foi ferido por nós. A Bíblia nos ensina em Isaías que o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e pelas suas pisaduras fomos sarados. No relato que lemos no Evangelho de João, Jesus revela sua natureza perdoadora, na ocasião em que, já ressurreto, aparece novamente a seus discípulos. Naquele momento, Jesus tinha como objetivo oferecer perdão a Pedro:
“Pela terceira vez, ele lhe disse: Simão, filho de João, você me ama? Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez ‘Você me ama?’ e lhe disse: Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Cuide das minhas ovelhas.” (João 21.17)
Pedro era um dos principais amigos e discípulos de Jesus. Porém, não obstante essa grande amizade, Pedro o negou. Ele não teve chances de pedir perdão ao seu Mestre, pois logo depois Jesus foi condenado e crucificado. Jesus o perdoou e deixou isso muito claro quando ressurgiu e mandou chamá-lo. Jesus não criou condições para perdoar, simplesmente perdoou. E, se ele perdoou a Pedro, que o negara na hora mais difícil de sua vida, ele é capaz de perdoar a você e a mim.
O mesmo Jesus que hoje dar o perdão a você, porque essa é sua principal atividade e seu maior anseio, bem como nossa maior necessidade. O Grande Doador tem perdoado você diariamente. Você também tem recebido e doado este presente às pessoas de sua vida?
Quarto Presente – O Grande Doador nos deu a ALEGRIA
“O teu Deus escolheu-te dentre os teus companheiros, ungindo-te com óleo de alegria.” (Hebreus 1.9)
A alegria é um presente de Deus para todos nós. Ele é o Senhor de toda alegria verdadeira. Essa atitude é realmente nobre: repartir alegria. É o que aprendemos da parte de Deus. A alegria não é apenas um sentimento, condicionado às circunstâncias presentes e ao bem-estar. Mas, na perspectiva da fé cristã, ela é algo muito maior do que isso. A alegria, sobretudo, faz parte do fruto do Espírito, e, portanto, é uma ação divina em nós. A alegria dada pelo Grande Doador independe das circunstâncias ao nosso redor. A carta de Paulo aos filipenses, escrita na prisão, é a carta mais alegre do Novo Testamento.
Deus criou a alegria como algo indispensável a nós. Por isso, o inimigo da nossa vida tentará roubá-la a todo custo, usando circunstâncias e pessoas. Por isso é fundamental que você entenda que, em um mundo tão desafiador, a alegria divina é um presente do Pai. Uma verdade precisa ser compreendida: em situações em que estiver atravessando tempos difíceis, você precisará ter uma alegria disciplinada, baseada em promessas e no exercício da fé.
Nos dias de ventos contrários, a alegria virá pela lembrança constante das promessas do Senhor, pela comunhão verdadeira com os irmãos na fé, pela contemplação da criação. No tempo de chorar, a alegria virá pela memória de Cristo e da beleza da sua obra, pela comunhão diária com Deus por meio da oração e da leitura bíblica, pela vivência do discipulado cristão e pelo enchimento do Espírito Santo. Por isso, decida receber da alegria do Senhor e reparti-la com aqueles à sua volta, com uma palavra, um abraço, um sorriso ou simplesmente com sua presença. Você já recebeu toda porção de alegria! Você já repartiu alegria hoje?
Conclusão:
Além da sabedoria, da alegria, do perdão e da adoração, Deus também nos deus mais três presentes que fazem parte dos valores que nos protegem na caminhada da vida: graça, conhecimento e adoração. A cada dia, Deus tem revelado a nós presentes que nos ajudarão a construir uma vida digna de ser vivida. Por isso, não perca a oportunidade de desembrulhar esses presentes, usar esses presentes e repartir esses presentes com as pessoas que estão ao seu redor. O Grande Doador nos deu valores que nos protegem a cada passo que damos na jornada da vida!

  • O Grande Doador nos deu a INTIMIDADE
  • O Grande Doador nos deu a SABEDORIA
  • O Grande Doador nos deu o PERDÃO
  • O Grande Doador nos deu a ALEGRIA

 

Rolar para o topo