Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Grande Doador nos Deus Promessas

40 Dias de Doação | 07/17
O GRANDE DOADOR NOS DEU PROMESSAS
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“Dessa maneira, Ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina.” (2ª Pedro 1.4)
O tema promessa é um elemento muito importante dentro da fé cristã. Seu objetivo primordial é suscitar a confiança humana na onipotência de Deus. É por isso que diversas vezes encontramos em passagens bíblicas juramentos de Deus que confirmam suas promessas e sustentam a fraca confiança humana. Quando Deus promete temos a certeza de que ele irá cumprir. Muito tem se falado da quantidade de promessas nas escrituras, mas na realidade, é muito difícil quantificá-las. De qualquer forma, podemos apontar algumas das mais significativas promessas para nós.
Ao apontarmos estas promessas vocês poderão receber e desfrutar das mesmas sem reserva. Sendo assim, quais foram as promessas que o Grande Doador nos deu?
O Grande Doador nos deu…
1. A promessa de REDENÇÃO
“Dessa maneira, Ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas…”
O Grande Doador nos prometeu a redenção através da vinda do redentor, seu filho Jesus Cristo. Ao fazer esta promessa, o Grande Doador gerou-nos a reconciliação com ele e a redenção de nossos pecados, uma vida nova através da promessa maravilhosa da vinda do Messias.
Para que entendamos melhor a natureza da redenção, devemos nos debruçar sobre a hermenêutica desta palavra. Redenção tem sua origem constituída no início da criação quando o homem transgride a ordem de Deus e rompe o seu vínculo com o Criador por causa do pecado.
A palavra redenção significa “Lutrôsin” que dá o entendimento de “liberdade ou fez redenção”. O homem, ao pecar no Jardim do Éden, deixou de ser livre, tornando-se um prisioneiro, a ponto de precisar da liberdade novamente. Então, por causa de uma vida de pecado, precisamos dessa “Lutrôsin” ou “Redenção”, que traz-nos de volta à liberdade perdida. Sendo assim, o próprio Grande Doador resolveu nos dar a redenção. A sua Palavra fala sobre essa promessa: “Que nasceria da mulher um homem que pisaria a cabeça da serpente e ela o ferirá o calcanhar.” (Gênesis 3.15)
A mesma redenção também é muito bem explicada no Novo Testamento como libertação da pena do pecado mediante o pagamento de um resgate. O apóstolo Paulo exemplifica isto dizendo:
“Jesus, por sua morte na cruz, agou o resgate a nosso favor e nos libertou.” (Romanos 3.24)
Em outra versão ele diz: “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça mediante a redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos.” (Romanos 3.24-25)
Sendo assim, a promessa da redenção é um presente do Grande Doador para a libertação de nossos pecados e para nos reconciliar com Ele. Ao observar que houve uma ruptura, o Grande Doador decidiu libertar-nos pelo direito de reconciliação através da morte de Jesus Cristo. A grande pergunta aqui é: você esta disposto a reconhecer os seus pecados e receber a promessa da redenção?

“Quando fazemos a conexão entre o pecador e o perdão, isto chama-se redenção!”

“A redenção é a demonstração máxima do amor de Deus pela humanidade!”

O Grande Doador nos deu…
2. A promessa de SANTIFICAÇÃO
“… para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina.”
O Grande Doador é Santo. O presente que Ele nos dá é o convite para participarmos com Ele dessa vida de santidade. Essa é outra grande dádiva do Grande Doador: o convite para partilharmos com Ele dessa promessa. Você já imaginou o que significa isso? É algo realmente grandioso e divino. Ao atendermos ao chamado de santificação que o Grande Doador nos faz, nos aproximamos Dele. Na verdade não devemos buscar a santificação para termos um fim nela mesma. Ela existe por um propósito ainda maior, que é o relacionamento com Deus.
Ele é santo e deseja se relacionar com cada um de seus filhos, mas, para isso, precisamos tomar a decisão de termos também uma vida santa. Aceitamos, assim, então, a linguagem da comunicação direta com Deus, que é a vida pura e livre de intenções malignas.
Deus quer ser seu amigo; quer dar a você Sua presença e intimidade e, para tanto, você precisa estar em direta comunhão com Ele, e isso só se conquista através de uma vida de santificação. Aceite a promessa de santificação em sua vida e você experimentará da amizade e da intimidade de Deus. A Bíblia diz:
“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12.14)
“Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus.” (Levítico 20.7)
Sendo assim, não perca a oportunidade, hoje, de receber esta promessa do Grande Doador. Você esta disposto a instaurar um processo de santificação em sua vida?
O Grande Doador nos deu…
3. A promessa de SALVAÇÃO
“… Dessa maneira, Ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina.”
O Grande Doador nos deu a maior promessa de todas, a salvação. Ele nos deu esta promessa para que, ao recebê-la, vivamos eternamente com Ele. Esta promessa é um favor que o Grande Doador nos deu. Um favor imerecido! Ele vem desde o início dos tempos liberando esta promessa para todos aqueles que querem recebê-la.
Para que entendamos com maior exatidão o significado desta ação do Grande Doador, precisaremos entender primeiro que nada que façamos será capaz de pagar o que Ele fez por nós. É uma dádiva dele para todos os homens.

“O grande doador te ama tanto, que para cumprir esta promessa de amor, ele entregou o seu único filho para morrer por você.”

A Bíblia diz:
“Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)
A salvação foi doada pelo Grande Doador para nos fazer experimentar a grandeza da natureza divina. O texto usado como base nos faz refletir nesta ação tão magnífica de Deus por nós, nos faz refletir sobre a grandeza do céu, nos faz refletir que há um Deus bondoso que tem nos amado com todo a intensidade, nos faz refletir que este Grande Doador está nos esperando para desfrutarmos com ele do lar celestial! O Grande Doador nos deu a promessa de salvação em Jesus Cristo. Qual a resposta que você dará diante de tão grande amor?
Conclusão:
O Grande Doador é o único que tem poder para prometer e cumprir. E ele nos deu promessas grandiosas, que transformam a nossa vida e fazem sentido aqui neste mundo e na eternidade. A promessa da redenção nos garante a liberdade. A promessa de santificação nos aproxima do Grande Doador. A promessa de salvação nos garante viver eternamente ao lado do Grande Doador.
O Grande Doador nos deu…
1. A promessa de REDENÇÃO
2. A promessa de SANTIFICAÇÃO
3. A promessa de SALVAÇÃO

 

Rolar para o topo