Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Grande Doador nos Deus Sentido para Viver

40 Dias de Doação | 01/17
O GRANDE DOADOR NOS DEU SENTIDO PARA VIVER
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Foi em Cristo que descobrimos quem somos e por que vivemos. Muito antes de ouvirmos falar de Cristo e de depositarmos a esperança nele, ele já pensava em nós e tinha planos de nos dar uma vida gloriosa, que é parte do propósito geral que ele está executando em tudo e em todos.” (Efésios 1.11, AM)
Deus é um doador obstinado e apaixonado. Sabemos que ninguém pode ganhar dele em todos os sentidos e também no sentido de doar. Mas, ainda assim, ele espera que todos nós busquemos imitá-lo.

“O Grande Doador tem prazer em dar o melhor! O Grande Doador já entregou tudo. Então, não retenha nada! (Pr. Carlito Paes)

A forma como Deus nos dá é a mesma com que ele espera que repartamos com os outros. Não podemos receber de Deus e reter de nosso irmão. O segredo do Grande Doador para nós é este: aquele que recebe, na mesma porção deve repartir. Assim, as bênçãos do Pai continuarão fluindo sobre sua vida. Esta é uma lei espiritual. O segredo da doação é nunca parar de doar, de forma que nunca se pare de receber. O propósito do Grande Doador é abençoar mais vidas por meio daquele que recebe.
O Sentido da Vida só poderá ser compreendido e experimentado à medida que você acredita, entende e recebe os presentes do Grande Doador. Então, quais são os presentes do Grande Doador?
Primeiro Presente – O Grande Doador nos deu a VIDA PLENA
“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)
O homem sempre está em busca daquilo que precisa fazer, comprar ou conquistar. Mas, na realidade, as questões mais importantes da vida não são resolvidas pelo que temos que fazer e sim naquilo que precisamos ser e crer. Não precisamos fazer nada, pois Deus, o Grande Doador, por meio do seu Filho já fez tudo. A resposta para a vida eterna é simples: basta receber o maior de todos os presentes, a salvação conquista na cruz do Calvário por meio do sacrifício de Jesus Cristo por toda a humanidade. A vida plena é a promessa do Senhor Jesus feita aos seus discípulos e, por extensão, a nós também. O próprio Jesus afirmou o seguinte:
“Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.” (João 10.10)
Deus, o nosso Grande Doador, além de ter nos dado a vida física, também nos deu a vida plena, perfeita, a vida eterna. A vida plena de Jesus é aquela que alcança todas as dimensões da existência humana. É a vida que satisfaz a pessoa por completo. Toda a esperança, todos os sonhos, todo o ânimo, toda a fé, toda boa expectativa da vida, todo consolo, toda necessidade afetiva, toda segurança existencial, enfim, tudo o que o ser humano precisa nos aspectos emocionais, relacionais e materiais é suprido na vida plena em Jesus.
Ela tem impacto nesta terra e efeito por toda a eternidade. Essa vida plena nos é dada de graça, não pode ser comprada, apenas recebida pela graça de Deus, mediante nossa fé e nosso arrependimento. O Grande Doador entregou de graça a vida plena a você. O que você tem feito para também compartilhar esta vida com outras pessoas?
Segundo Presente – O Grande Doador nos deu o ESPÍRITO SANTO
“Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão.” (Atos 2.17)
Depois da nossa salvação em Cristo Jesus, não há outro maior presente de Deus para a humanidade do que seu Espírito Santo, entregue a todo aquele que crê. Esse é um presente que nos cura, conforta e transforma! É o presente que é a garantia de tudo! A Bíblia diz:
“Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para louvor da sua glória.” (Efésios 1.13-14)
Em uma linda prova de amor, quando Jesus estava prestes a concluir a sua obra entre nós, deu continuidade ao seu cuidado e presença, decidindo nos abençoar ainda mais:
“E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade.” (João 14.16-17b)
Que ação extraordinária de amor! Deus nos deu seu único Filho, e então envia seu Espírito para ficar conosco, edificando a obra que Cristo conquistou na cruz. Deus passou a viver em nós! Agradeça ao Grande Doador pela graça de receber o seu Espírito. O Espírito Santo ilumina, encoraja, aconselha, acompanha, conduz, intercede, direciona, revela o certo e o errado.
O ser humano só pode vencer o Diabo e todos os ataques malignos contra sua vida por meio do poder do Espírito que atua dentro de cada um que o possui. O Grande Doador deu a você o seu Espírito. O que você tem feito para alegrá-lo e reparti-lo?
Terceiro Presente – O Grande Doador nos deu a sua PALAVRA
“No princípio era aquele a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus […] Aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus. Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós.” (João 1.1,12,14)
O Grande Doador nos deu a vida, a salvação e o seu Espírito. E isso não é tudo. Ele nos deu a sua Palavra! O que seria de nós sem a Palavra da Vida? Como iríamos viver? Como iríamos adorar? Como iríamos nos relacionar?
A Bíblia é o presente de Deus para o homem que leva consigo o poder de transformá-lo momento a momento. A Palavra de Deus é mais importante para sua vida do que você possa imaginar. Embora a Bíblia esteja repleta de ricas orientações sobre a vida, o homem, a ética, o trabalho, o presente, o passado e futuro, ela é, sobretudo, a revelação de quem Deus é. Ele nos deu a sua palavra para que pudéssemos conhecê-lo mais; conhecer sua natureza, essência, caráter, atributos e seus planos e projetos para cada um de nós.
A Bíblia é a carta pessoal de amor, na qual o Criador se revela diretamente à obra-prima da criação, o homem. Ninguém pode tirar tal mérito da Palavra; ela é o livro mais valioso da humanidade. Alguém disse certa vez:

“Eu acredito que a Bíblia é a melhor dádiva que Deus deu à humanidade.”

A Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, sua carta magna aos homens. Por ser o grande livro da humanidade, todos nós que já recebemos esse presente precisamos reparti-lo com todo o mundo. Portanto, leia a Bíblia todos os dias, mas também distribua, testemunhe e compartilhe. Lembre-se de que ou a Bíblia afastará você do pecado ou o pecado afastará você da Bíblia. Só a Palavra é luz para o seu caminho! Esse é um presente único, não existe nada em paralelo. Deus deu a você a Palavra. O que você fará com ela a partir de hoje?
Quarto Presente – O Grande Doador nos deu a SANTIDADE
“Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.” (1ª Tessalonicenses 4.7)
Deus é santo. O presente que ele nos dá é o convite para participarmos com ele dessa vida de santidade. Essa é outra grande dádiva do Grande Doador, o convite para partilharmos com ele desse atributo. O propósito da santidade é o relacionamento com Deus. Ele é santo e deseja se relacionar com cada um dos seus filhos, mas, para isso, precisamos tomar a decisão de também termos uma vida santa.
Em essência, Deus quer ser o seu amigo pessoal. Aceite o presente da santidade e você receberá também uma amizade e a intimidade de Deus, dia após dia, momento a momento. Os atributos de Deus são manifestações do seu caráter santo. Sua santidade é demonstrada por meio do seu amor por aqueles que, pela fé, ele torna justos. Um famoso teólogo disse o seguinte:

“Santo é o que Deus é. Para ser santo, ele não se conforma a um padrão. Ele é o padrão.” (A. W. Tozer)

Por isso, um padrão essencialmente bíblico nos manterá separados daquilo que nos afasta da santidade. Sendo assim, devemos nos unir àqueles que praticam e sustentam esse mesmo padrão. Precisamos fazer isso para agradar a Deus, cuja santidade inclui separação da desobediência e da incredulidade. Aceitar a amizade com Deus implica em romper com o mundo, sua velha natureza pecaminosa e tudo que diz respeito a essa antiga realidade. Viva o novo, separado e ao lado de Deus!
Sobre todas as coisas, Deus será reconhecido por sua santidade. Entenda que a santidade vem de Deus, ela é recebida dele, mas mantida por meio de nossas atitudes. Não é possível alcançá-la por esforço próprio. O Grande Doador compartilhou com você a sua santidade. O que você tem feito com ela?
Conclusão:
O Grande Doador nos deu sentido para viver. Ele mesmo preparou tudo para a nossa satisfação! Portanto, não precisamos reter nada, mas apenas receber, descansar e repartir tudo o que ele mesmo já nos deu! Nunca permita que seus momentos de insatisfação pessoal lhe roubem a abundante satisfação que o Grande Doador conquistou para você! Ele deu sentido à sua vida e quer continuar fazendo muito mais. Lembre-se:

  • O Grande Doador nos deu a VIDA PLENA
  • O Grande Doador nos deu o ESPÍRITO SANTO
  • O Grande Doador nos deu a sua PALAVRA
  • O Grande Doador nos deu a SANTIDADE

 

Rolar para o topo