Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Impacto da Ressurreição

O IMPACTO DA RESSURREIÇÃO
mensagem pregada pelos Pastores Marcelo Coelho e Acyr Júnior
“Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém. No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo. Ele lhes perguntou: Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham? Eles pararam, com os rostos entristecidos. Um deles, chamado Cleopas, perguntou-lhe: Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias? Que coisas?, perguntou ele. O que aconteceu com Jesus de Nazaré, responderam eles. Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo. Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram; e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu. Algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao sepulcro e não acharam o corpo dele. Voltaram e nos contaram que tinham tido uma visão de anjos, que disseram que ele está vivo. Alguns dos nossos companheiros foram ao sepulcro e encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito, mas não o viram. Ele lhes disse: Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram! Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras. Ao se aproximarem do povoado para o qual estavam indo, Jesus fez como quem ia mais adiante. Mas eles insistiram muito com ele: Fique conosco, pois a noite já vem; o dia já está quase findando. Então, ele entrou para ficar com eles. Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles. Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles. Perguntaram-se um ao outro: Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras? Levantaram-se e voltaram imediatamente para Jesuralém. Ali encontraram os Onze e os que estavam com eles reunidos, que diziam: É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão! Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como Jesus fora reconhecido por eles quando partia o pão.” (Lucas 24.13-35)
As melhores notícias que mundo já ouviu vieram do túmulo vazio de Jesus. A história da Páscoa não termina em um funeral, mas sim com uma festa. Nós pregamos um Cristo que esteve morto e está vivo e não um Cristo que esteve vivo e está morto. A morte foi vencida por Jesus. A ressurreição de Cristo é a demonstração do supremo poder de Deus! A ressurreição de Cristo é tão importante que o apóstolo Paulo diz que sem ela nossa fé seria em vão, nossa pregação seria inútil, nossa esperança seria vazia, nosso testemunho seria falso, nossos pecados não seriam perdoados. Sem a ressurreição de Cristo a morte teria a última palavra e a nossa esperança do céu seria um pesadelo.
A ressurreição de Cristo também causou um impacto na vida dos discípulos no caminho de Emaús. Entretanto, para provar que a ressurreição teve um impacto na vida daqueles discípulos, precisamos observar como eles estavam antes desse impacto.

  • Eles estavam CEGOS a despeito da PRESENÇA de Jesus

“No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo.” (v.14-16)
Muitas vezes caminhamos pela vida vencidos, como se a morte tivesse a última palavra e como se Jesus não tivesse ressuscitado. Embora Jesus esteja perto de nós, não conseguimos percebê-lo, pois estamos tomados de uma cegueira espiritual.

  • Eles estavam TOMADOS de profunda TRISTEZA

“Ele lhes perguntou: Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham? Eles pararam, com os rostos entristecidos.” (v.17)
Os discípulos estavam tristes quando deveriam estar exultando de alegria. Quantas vezes nossa vida é uma via sacra de lamento, de dor, de tristeza porque não tomamos posse do poder da ressurreição em nossa vida. A vida cristã é uma vida de esperança e alegria.

  • Eles estavam CHEIOS de esperanças FRUSTRADAS

“E nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu.” (v.21)
O caminho de Emaús é o caminho da desistência do discipulado. É o caminho dos sonhos desfeitos, é o caminho da esperança morta. É o caminho da falência dos projetos. É o caminho daqueles que acham que não tem mais jeito. Talvez você pense assim do seu casamento, da sua vida, do seu trabalho, da sua família. Você já arrumou as malas, já botou o pé na estrada da fuga. Você está cheio de esperanças frustradas.
Os sentimentos e as atitudes que tomaram conta da vida dos discípulos no caminho de Emaús antes do impacto da ressurreição mostram claramente o quanto eles não criam nessa verdade. Por isso, estamos cegos, surdos, tristes e sem esperança. Mas, a partir do momento em que eles passaram a considerar o fato de que a ressurreição de Cristo era uma realidade, seus corações foram impactados de uma maneira sobrenatural. O que aconteceu na vida dos discípulos após o impacto da ressurreição de Jesus? O que acontece na vida daqueles que são impactados pela ressurreição de Cristo?
O Impacto da Ressurreição…
1. Abre os OLHOS para o ENTENDIMENTO das ESCRITURAS
“Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras. […] Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles.” (v.26-27,31)
Jesus revelou-se pelas Escrituras. Ele disse: “Examinai as Escrituras, porque são elas que testificam de mim”. Hoje muitos estão buscando conhecer a Jesus fora das Escrituras. Mas isso será impossível.

  • Se você quer conhecer mais a Jesus, leia as Escrituras
  • Se você quer luz para sua vida, leia as Escrituras
  • Se você quer ter mais fé, leia as Escrituras
  • Se você quer mais santidade, leia as Escrituras
  • Se você quer ser bem-sucedido na vida, leia as Escrituras

Quando Jesus usou as Escrituras para explicar aos seus discípulos sobre o seu sofrimento, sua morte e sua ressurreição, logo os seus olhos se abriram e o puderam reconhecer. O impacto da ressurreição de Cristo faz com os olhos espirituais das pessoas sejam abertos para o entendimento das Escrituras.
Quando reconhecemos em nosso caminho que Jesus está vivo, não há mais espaço para a preocupação, para a tristeza, para a desesperança e para a incredulidade. Nossos olhos são abertos para o entendimento da Palavra de Deus. Isso aconteceu na vida dos discípulos no caminho de Emaús. O impacto da ressurreição de Jesus Cristo abriu-lhe os olhos espirituais e eles puderam entender era verdade tudo o que as Escrituras registraram sobre a vida, morte e ressurreição do Messias.
O Impacto da Ressurreição…
2. Faz arder os CORAÇÕES por estar com JESUS
“Mas eles insistiram muito com ele: Fique conosco, pois a noite já vem; o dia já está quase findando. Então, ele entrou para ficar com eles. […] Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras?” (v.29,32)
Quando estamos com o Jesus vivo, ressurreto, nosso coração arde, o fogo de Deus nos inflama, há entusiasmo em nosso coração. O vento do Espírito sopra sobre nós e remove as cinzas do comodismo e reacende o fogo do zelo em nosso coração. Quando o coração arde, acaba a frieza espiritual, o marasmo, a letargia. Assim que os discípulos foram impactados pela verdade da ressurreição de Cristo, entenderam que seus corações ardiam porque era o próprio Jesus quem lhes falava no caminho e expunha as Escrituras.
O impacto da ressurreição faz o nosso coração arder por estar com Jesus. Quando o nosso coração arde, nossa vida se torna um graveto seco para o fogo do Espírito. Uma chama dentro de nós se acende e nunca mais se apaga. Se seu coração não arde por estar com Jesus é porque talvez você ainda não creia que ele venceu a morte, que ele ressurgiu e que ele está vivo! Todos aqueles que são impactados pela ressurreição de Cristo tem corações ardentes por estarem com Jesus! Alguém disse certa vez:

“Um coração pleno e satisfeito é o resultado inevitável de um coração ardente pela presença de Jesus.”

Se a presença de Jesus e as suas palavras não nos fazem arder o coração, precisamos avaliar seriamente se cremos ou não na sua vitória sobre a morte. Corações ardentes pela presença de Jesus são uma prova de vidas que foram impactadas pela sua ressurreição.
O Impacto da Ressurreição…
3. Apressa PÉS VELOZES para sua PROCLAMAÇÃO
“Levantaram-se e voltaram imediatamente para Jesuralém. Ali encontraram os Onze e os que estavam com eles reunidos, que diziam: É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão! Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como Jesus fora reconhecido por eles quando partia o pão.” (v.33-35)
Quem tem olhos abertos e coração ardente, tem pés velozes para falar de Jesus. Os mesmos discípulos que fugiram de Jerusalém são os mesmos que agora voltam para Jerusalém. Eles, que disseram que já era tarde, não se importavam mais com os perigos da noite. Eles, que deixaram o convívio com os discípulos, voltaram à companhia deles. Nem a distância e nem a noite foram obstáculos para aqueles que foram impactados pelo poder da ressurreição de Jesus. Levantaram-se, apressaram os seus pés e voltaram para proclamar que Jesus estava vivo! Eles voltaram para dizer que a morte não tem a última palavra.
Eles não eram mais aqueles discípulos que, antes do impacto da ressurreição de Cristo, estavam dominados pela cegueira, pela tristeza e pela desesperança. No lugar da cegueira espiritual, olhos abertos para o entendimento das Escrituras. No lugar da tristeza, corações ardentes por estarem com Jesus. No lugar da desesperança, pés velozes para proclamar a vitória de Jesus sobre a morte!

“Aquilo que sai com velocidade da nossa boca revela o que impactou a nossa vida de verdade.”

O que é que tem impactado a sua vida a ponto de você apressar pés velozes para proclamá-lo? Será que não é a vida do seu vizinho, o erro de um irmão, o ódio por uma pessoa, a ira de ver um país mergulhado em uma crise por causa da corrupção? Qual é o motivo apressado da sua proclamação? Para aqueles que são impactados pela ressurreição de Cristo, seus pés velozes se apressam para falar que ele ressuscitou, que ele venceu a morte, que ele está vivo, que o túmulo está vazio!
Conclusão:
Que tipo de discípulo é você: o discípulo de antes ou de depois do impacto da ressurreição? Para os discípulos no caminho de Emaús, o impacto da ressurreição abriu os seus olhos, aqueceu os seus corações e apressou seus pés para a proclamação da vitória de Jesus sobre a morte. E em você, que tipo de impacto a ressurreição tem provocado? Como você tem caminhado pela vida? Você tem se encontrado com o Cristo ressurreto? Ou você ainda não crê que Ele venceu a morte e ressuscitou?
O Impacto da Ressurreição…
1. Abre os OLHOS para a explicação das ESCRITURAS
2. Faz arder os CORAÇÕES por estar com JESUS
3. Apressa PÉS VELOZES para sua PROCLAMAÇÃO

 

Rolar para o topo