Quando as Atitudes Vão Além das Palavras

QUANDO AS ATITUDES VÃO ALÉM DAS PALAVRAS
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“… Portanto, se por estarmos em Cristo, temos algum poder, algum encorajamento de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda fraternidade e compaixão, completai a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Nada façais por rivalidade nem por vaidade; pelo contrário, cada um considere, com toda a humildade, as demais pessoas superiores a si mesmo. Cada um zele, não apenas por seus próprios interesses, mas igualmente pelos interesses dos outros. Cristo, sendo Deus, humilhou-se. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, tendo plenamente a natureza de Deus, não reivindicou o ser igual a Deus, mas, pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, assumindo plenamente a forma de servo e tornando-se semelhante aos seres humanos. Assim, na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, entregando-se à obediência até a morte, e morte de cruz.” (Filipenses 2.1-8 KJA)
O que podemos aprender com estas palavras de Paulo a igreja dos filipenses? O que podemos extrair para o nosso crescimento na fé? Paulo estava ensinando aos membros da igreja de Filipos que eles deveriam apreciar e também replicar as mesmas atitudes que Cristo teve ao chegar a este mundo em forma humana.
Vamos olhar para estas atitudes e ver como se comporta alguém que leva suas atitudes além de uma mera verbalização de ideias, além das palavras.
Alguém cujas atitudes vão além das palavras…
1. Tem o mesmo MODO DE PENSAR de Cristo
“… Cristo, sendo Deus, humilhou-se…” (v.4b)
A maneira encontrada por Cristo para nos ensinar a ter atitudes que corroborem com nossas palavras, é sempre passá-las pelo viés da humilhação. Por quê?

“Porque só seremos capazes de cumprir uma ideia, se formos capazes de nos humilhar por elas.”

Jesus teve em seu coração a prerrogativa de humilhar-se por algo que ele verdadeiramente acreditava. Então, só teremos atitudes que irão além das nossas palavras se, verdadeiramente, acreditarmos nestas atitudes a ponto de nos humilharmos para vê-las em prática.
Alguém cujas atitudes vão além das palavras…
2. Tem o mesmo AMOR de Cristo
“… Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, tendo plenamente a natureza de Deus, não reivindicou o ser igual a Deus…” (v.5-6)
A questão aqui é não fazer questão de impor as suas ideias por causa de quem você é, mas sim por causa de quem você irá alcançar. Cristo, ao acreditar em sua ideia de religar a humanidade a Deus, de fazer a conexão que havia sido quebrada, abriu mão de seu direito de ser Deus para habitar em nosso meio e, como homem, enfrentar as mesmas situações que nós enfrentamos.
Sabe o que aprendo aqui? Aprendo que alguém que leva suas atitudes além das suas palavras tem em mente que pagará um preço alto para aplicá-las. Jesus pagou um preço alto. E você, está disposto a pagar um preço tão alto assim para ver suas atitudes irem além das suas palavras?
Alguém cujas atitudes vão além das palavras…
3. Está disposto a MORRER por elas
“… mas, pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, assumindo plenamente a forma de servo e tornando-se semelhante aos seres humanos. Assim, na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, entregando-se à obediência até a morte, e morte de cruz.” (v.7-8)
Quando falo de morrer por esta ideia pode soar para você como algo muito amplo. Mas o que eu quero deixar claro para você é que, quando acreditamos verdadeiramente em algo que Deus colocou em nosso coração, somos tão impelidos a realizá-lo, que seríamos capazes até de morrer para ver aquela ideia cumprida.
Sabe de uma coisa? O apóstolo Paulo, na carta aos filipenses, deixa claro que a obediência dele à ideia que Cristo colocou em seu coração era o motivo de seus sofrimentos e dores, mas, também, de muita alegria por ter realizado tudo que o havia dito que faria. Espero que eu venha realizar e transformar todas as ideias que Cristo tem gerado em meu coração em atitudes para o crescimento do Reino. Espero que todas as ideias que Cristo tem colocado em seus corações possam ser transformadas em atitudes para o crescimento do Reino dele.
Conclusão:
Sabem por quê? Porque alguém cujas atitudes vão além das palavras…
1. Tem o mesmo MODO DE PENSAR de Cristo
2. Tem o mesmo AMOR de Cristo
3. Está disposto a MORRER por elas

 

Rolar para o topo