Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Milagre da Transformação

SÉRIE “SINAIS, PRODÍGIOS E MARAVILHAS” | 02/07
O MILAGRE DA TRANSFORMAÇÃO

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho

“No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava ali; Jesus e os seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: eles não têm mais vinho. Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegado a minha hora. Sua mãe disse aos serviçais: façam tudo o que ele lhes mandar. Ali perto havia seis potes de pedra, do tipo usado para as purificações cerimoniais; em cada pote cabiam entre oitenta e cento e vinte litros. Disse Jesus aos serviçais: encham os potes com água. E os encheram até a borda. Então lhes disse: agora, leve um pouco ao encarregado da festa. Eles assim fizeram, e o encarregado da festa provou a água que fora transformada em vinho, sem saber de onde este viera, embora o soubessem os serviçais que haviam tirado a água. Então chamou o noivo e disse: todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora. Este sinal miraculoso, em Caná da Galileia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele.” (João 2.1-11)

O que podemos aprender com o milagre da transformação da água em vinho? Quais são as lições por trás dessa experiência sobrenatural? Como viver o milagre da transformação?

Para viver o milagre da transformação…

1. IDENTIFIQUE seus problemas.

“Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse…” (v.3a)

Maria usou sua percepção espiritual e profunda sensibilidade feminina e conseguiu livrar aquela família de um grande vexame. Ela percebeu que o vinho tinha acabado e alguma coisa precisava ser feita. Diante do problema, Maria se moveu com rapidez. Maria enxerga a possibilidade de milagre em meio a uma crise. Esse princípio é de suma importância para aqueles que desejam experimentar o milagre da transformação. Você precisar diagnosticar o seu problema. Qual é o seu problema? Ele tem nome e você precisa identificá-lo.

Para viver o milagre da transformação…

2. LEVE seus problemas a Jesus.

Maria, antes de falar com qualquer outra pessoa, foi a Jesus e disse: “… eles não têm mais vinho.” (v.3b).

A mãe de Jesus identificou o problema da falta de vinho daquela festa e, antes que qualquer outra pessoa pudesse ser acionada, ela o apresentou a Jesus. Ela sabia que só Jesus poderia intervir e resolver aquele problema. A quem você tem apresentado os problemas que tiraram a sua alegria de viver? Apresentar o problema a Jesus é ter a certeza de que somente Ele pode realizar o milagre da transformação em nossa vida.

Para viver o milagre da transformação…

3. AGUARDE o tempo certo de Jesus agir.

Jesus disse a Maria: “Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegado a minha hora.” (João 2.4).

Jesus não foi indelicado ao chamá-la de “mulher”. Muito pelo contrário. Ele foi muito gracioso ao enfatizar que Maria não devia mais pensar nele como apenas seu filho. Maria devia começar a vê-lo como seu Senhor. Jesus tem o tempo certo de agir. Ele age não segundo a pressão da nossa agenda, mas segundo a soberania do seu propósito. Não podemos por Jesus contra parede. Não somos donos da sua agenda. Ele é livre e soberano e faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade.

Para viver o milagre da transformação…

4. FAÇA a sua parte OBEDECENDO a Jesus.

“Sua mãe disse aos serviçais: façam tudo o que ele lhes mandar.” (João 2.5).

“Disse Jesus aos serviçais: encham os potes com água. E os encheram até a borda.” (João 2.7)

Jesus mandou os empregados encherem os potes de água. Eles não argumentaram, não questionaram, não duvidaram; apenas decidiram fazer o que Jesus mandou fazer. E, quando obedeceram, o milagre aconteceu: a água se transformou em vinho, e vinho da melhor qualidade. Não basta apenas identificar os problemas e levá-los até Jesus, é preciso decidir fazer o que Ele manda. O milagre de Caná começa com uma ordem que perece totalmente absurda: falta vinho, e Jesus manda encher seis talhas com águas. No entanto, foi a obediência que transformou a água em vinho.

“A fé obedece mesmo quando não entende.”

“Enquanto a fé acessa a promessa de que a água vai se transformar em vinho, a obediência concretiza o milagre.”

Para viver o milagre da transformação…

5. DESFRUTE do melhor que Jesus oferece.

“Então chamou o noivo e disse: todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora.” (v.10)

O encarregado daquela festa provou do vinho sem saber que Jesus havia feito um milagre. E, ao experimentar, chamou o noivo e testemunhou que aquele vinho era o melhor vinho que havia sido servido naquela festa. A essência desse princípio bíblico alcança toda a humanidade. Todos aqueles que permitem que Jesus se torne o Senhor da sua vida e decidem fazer o que Ele manda, vão desfrutar do melhor de Jesus para suas vidas.

Conclusão:

Para viver o milagre da transformação…
1. IDENTIFIQUE seus problemas.
2. LEVE seus problemas a Jesus.
3. AGUARDE o tempo certo de Jesus agir.
4. FAÇA a sua parte OBEDECENDO a Jesus.
5. DESFRUTE do melhor que Jesus oferece.

Rolar para o topo