Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Poder que Transforma

O PODER QUE TRANSFORMA
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
O que você gostaria que mudasse em você? 

  • Gostaria de ser mais confiante,
  • Gostaria de ser mais descontraído,
  • Gostaria de ser mais amoroso,
  • Gostaria de ser mais comunicativo,
  • Gostaria de ser menos medroso,
  • Gostaria de ser menos ansioso,
  • Gostaria de ser menos egoísta,
  • Gostaria de ser mais feliz.

No entanto, surge uma pergunta: Por que não consigo mudar? Leio livros, faço cursos, sigo conselhos, leio a Bíblia, oro, e, mesmo assim, por que minha vida não é transformada? Em todos os lugares encontramos incentivos e desejos de mudança. As pessoas querem ser melhores em suas profissões, nos relacionamentos, nos ministérios, nos empreendimentos da sociedade, mas parece que nem sempre conseguem efetivar as mudanças. Por que não conseguimos mudar? A resposta é simples:

“O cristianismo oferece o poder que precisamos para mudar.”

A palavra PODER ocorre 57 vezes no Novo Testamento e é utilizada para fazer referência ao fato mais poderoso que já aconteceu: a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Esse mesmo poder está à sua disposição! O poder da ressurreição está disponível para que você possa ter a sua vida completamente transformada. A coisa mais importante na vida é conhecer Cristo e experimentar o poder de sua ressurreição. Paulo escreve o seguinte:
“Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição.” (Filipenses 3.10)
Em outra carta, Paulo escreve:
“Oro para que vocês possam compreender como é incrivelmente grande o seu poder para ajudar aqueles que creem nele. Foi esse mesmo grandioso poder que levantou a Cristo dentre os mortos e o fez sentar-se no lugar de honra no céu, à mão direita de Deus.” (Efésios 1.19-20 BV)
Em ambas situações Paulo usa dynamis, que traduzimos para o português como dinamite. Portanto, ele está dizendo: “Deus deseja dar-lhes o poder da dinamite em sua vida, o poder que pode mudar sua vida”. O mesmo poder que levantou Jesus Cristo dentre os mortos há dois mil anos atrás, está hoje à sua disposição para transformar a fraqueza de sua vida em força. Então, o que esse poder que transforma pode fazer em nossa vida?
O poder que transforma…
1. CANCELA o nosso PASSADO
Quando falamos de cancelar o passado, não estamos querendo simplesmente esquecer os fatos acontecidos que nos trouxeram dor, e sim eliminar, neutralizar sua força no presente das nossas vidas. Parece que algumas pessoas simplesmente não conseguem abandonar o que ficou para trás e, assim, deixam o passado limitar as oportunidades presentes. Mas Deus diz que não é necessário carregar um fardo pesado de culpa, velhas feridas e lembranças de erros. Preste atenção no que Deus disse ao seu povo por intermédio do profeta Jeremias:
“… Porque perdoarei a sua maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados.” (Jeremias 31.34c)
Quando nos achegamos a Ele, admitimos os nossos pecados e lhe pedimos perdão, ele cancela o nosso passado. O Deus que fez o mundo, simplesmente ESQUECE. Deus resolve esquecer nossos erros, nossas falhas, nossos fracassos. Isso é a boa notícia de Deus para sua vida! Deus cancelou o seu passado e o libertou para se preocupar com o presente.
Você pode perguntar: Por que Deus pode cancelar o nosso passado? Qual é o fundamento desse perdão. Quando Jesus morreu, uma de suas últimas declarações na cruz foi “ESTÁ CONSUMADO”. Está “totalmente pago”. Está “cancelado”. Havia um escrito de dívida contra nós, mas Jesus Cristo cancelou essa dívida. Preste atenção nesta frase:

“Jesus Cristo foi crucificado para que você pudesse parar de se crucificar.”

Ele foi flagelado por causa de suas aflições. A Bíblia diz que não há mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus:
“Portanto, agora já não há nenhuma condenação para aqueles que pertencem a Cristo Jesus.” (Romanos 8.1 BV)
Se Deus esquece um pecado no momento em que ele é confessado, você também deveria aprender a esquecê-lo. Faça como Paulo:
“… esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, pelo prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3.13-14)
Faça como Davi:
“Desvia os meus olhos das coisas inúteis; faz-me viver nos caminhos que traçaste.” (Salmo 119.37)
O poder que transforma…
2. AJUDA-NOS a vencer nossos PROBLEMAS
O poder de Deus também é o poder para acabar com seus problemas. Todos nós temos problemas. Eles existem porque vivemos em um mundo caído. Se você pensa que não tem problema, examine o seu pulso, pois as únicas pessoas sem problemas estão nos cemitérios. O nosso verdadeiro problema é a forma com que lidamos com os nossos problemas. Inevitavelmente, tentamos resolvê-los com nosso próprio poder. Como podemos identificar se estamos tentando resolver todos os problemas com as nossas próprias forças?
Ficamos cansados o tempo todo! Ficamos frustrados o tempo todo! Ficamos decepcionados o tempo todo! É assim que nos sentimos quando tentamos resolver nossos problemas por conta própria. Hoje, Deus quer que paremos de tentar e comecemos a confiar a Ele os nossos problemas.
No entanto, você me diz: Pastor, você não conhece todos os problemas que tenho. Eu diria a você que de fato eu não conheço, mas existe um Deus todo poderoso que conhece e quer cuidar de você. Entretanto, Ele deseja que você pare de se apegar aos seus problemas e se concentre nas Suas promessas. Quero encorajá-lo com essa pergunta e resposta de Paulo:
“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou privação, ou perigo, ou espada? (…) Mas em todas essas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Romanos 8.35,37)
Paulo diz que somos mais do que vencedores. A palavra grega explica que somos supervencedores e podemos ter uma vitória esmagadora sobre os problemas da vida. Preste atenção no que vou dizer:

“Quando colocamos a vida nas mãos de Deus e nos apoiamos no poder da transformação, nada pode nos devastar, nada pode nos engolir, nada pode nos destruir.”

Não importa a situação, Deus pode invertê-la. Não importa a desesperança que a vida pareça oferecer, Deus produz esperança. O mesmo poder que capacitou Jesus a ressuscitar dos mortos permitirá que você ultrapasse e vença seus problemas.
O poder que transforma…
3. TRANSFORMARÁ a nossa PERSONALIDADE
O poder da ressurreição também nos ajuda a mudar de personalidade. O que você gostaria de mudar em você e como poderia fazê-lo? Tenho certeza de que você sabe muito bem quais traços de sua personalidade você transformaria se pudesse. Deus utiliza processos para nos transformar.
a) O processo “NASCER DE NOVO”
Esse processo está explicado em um verso que se encontra da carta que Paulo escreve à igreja de Corinto:
“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas.” (2ª Coríntios 5.17)
Quando entregamos a vida a Cristo, esse é o ponto inicial da transformação. Não somos mais os mesmos. Começou uma nova vida em nós. É um recomeço com uma grande diferença: agora temos nova natureza e o Espírito Santo habita em nós.
b) O processo “FRUTO DO ESPÍRITO”
Esse é um processo permanente. É apresentado inicialmente na carta aos Romanos, e depois na carta aos Gálatas. Um famoso escritor parafraseou o texto de Romanos da seguinte maneira:
“Não permitam que o mundo ao redor os force a se encaixar em seus moldes, mas deixem que Deus os recriem de maneira que seu temperamento seja completamente transformado. Assim vocês demonstrarão na prática que a vontade divina é boa, aceitável para Deus e perfeita.” (Romanos 12.2)
Deus nos ajuda a mudar e nos oferece as ferramentas necessárias para essa mudança. Essa transformação produzirá em nós o que a Bíblia chama de Fruto do Espírito. Significa dizer que, quando o Espírito Santo de Deus controlar a sua vida por completo, produzirá as seguintes características em você: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Porém, devemos nos lembrar que o Fruto do Espírito não é algo que possamos gerar, mas é algo que Deus produz em nós quando lhe entregamos totalmente a vida.
Conclusão:
Apenas uma coisa poderá impedi-lo de mudar e se transformar na pessoa que você e Deus querem que seja. Não é o Diabo, não são as outras pessoas e nem as circunstâncias. É o deixar para amanhã. É a procrastinação! Ela é fatal. Fazemos isso o tempo todo. Protelamos, deixando para depois as mudanças que sabemos ser boas para nós. Por quê?

  • Porque talvez sejamos complacentes;
  • Porque talvez sejamos preguiçosos demais para mudar;
  • Porque talvez estejamos com medo;
  • Porque talvez sejamos orgulhosos demais.

Uma coisa é dizer que Jesus Cristo pode cancelar seu passado, ajudá-lo a vencer os problemas que você está enfrentando agora e transformar sua personalidade. Mas outra coisa, totalmente diferente, é vencer a inércia e de fato deixá-lo começar a fazer isso hoje mesmo! Jesus Cristo tem o poder para fazer essas mudanças em sua vida agora.
Jesus lhe dará o poder para começar e para continuar. Ele lhe dará o poder para se libertar dos grilhões da protelação. Se você não conseguiu abandonar o passado, Jesus Cristo oferece perdão completo. Ele pode consertar a sua vida. Talvez você esteja sobrecarregado pelos problemas. A ressurreição é um lembrete de que nenhuma situação é desesperadora. Relaxe e confie em Deus. Não é preciso se deixar levar pelas circunstâncias. Nenhum problema é grande demais para o Senhor.
Ele continua agindo hoje como agiu no dia da ressurreição de Cristo. O que você está esperando?
O poder que transforma…
1. CANCELA o nosso PASSADO
2. AJUDA-NOS a vencer nossos PROBLEMAS
3. TRANSFORMARÁ a nossa PERSONALIDADE

 

Rolar para o topo