Seja um Agente de Transformação da Cidade

SEJA UM AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO PARA CIDADE
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Pela bênção dos justos a cidade é exaltada, mas pela boca dos ímpios é destruída.” (Provérbios 11.11)
Há muito tempo a história da humanidade é contada a partir das cidades. Nas cidades vivem a maior parte da população mundial. No Brasil já somos cerca de 85%, com isso a estrutura de serviços da cidade normalmente não está preparada para esse crescimento recente já que muitas ainda contam com construções e planejamentos dos anos 70/80. O resultado é caótico e os governos de modo geral são obrigados a lidar com uma herança negativa enorme além de terem reais limitações atuais. Por isso, as pessoas das cidades tendem a olhar sem esperança para o futuro desses lugares que aprenderam a conviver e suportar, mas nem sempre a amar.
Qual é o papel da igreja nessa situação? Nós, como filhos de Deus, temos uma responsabilidade: mostrar para todos nesta cidade como Deus a vê e, consequentemente, ser parte da solução para transformação da mesma. Provérbio diz:
“Pela bênção dos justos a cidade é exaltada, mas pela boca dos ímpios é destruída.” (Provérbios 11.11)
Exaltada em hebraico: louvar, elogiar, glorificar, enobrecer e exaltar. Nosso papel como igreja não é viver reclamando da cidade onde Deus nos plantou, mesmo que ela esteja vivendo dias caóticos. Nossa missão é declarar que todo esse cenário vai experimentar uma profunda transformação e nós seremos os agentes de transformação neste lugar. Olhe que palavra profética de Deus para nosso coração:
“Busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor dela, porque a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela.” (Jeremias 29.7)
Por isso não tenha vergonha de compartilhar o evangelho nesta cidade. Se o evangelho for de fato o poder de Deus na sua vida é impossível sentir vergonha. Paulo afirmou:
“Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.” (Romanos 1.16)
Não são os poderes do governo que darão jeito nesta cidade. O que vai mudar a realidade dessa cidade é o poder do evangelho de Jesus.
Para ser um agente da transformação da cidade…
1. Declare a VISÃO DE DEUS sobre a cidade.
“Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao Senhor, ao seu Deus: Vocês serão abençoados na cidade e serão abençoados no campo.” (Deuteronômio 28.2,3)
Precisamos profetizar que a nossa cidade não será mais a cidade da miséria, da corrupção, da violência e morte, da prostituição, dos motéis de beira de estrada e tantas outras mazelas. Sabem por quê? Porque nós já somos abençoados para abençoar essa cidade. Se os filhos de Deus se posicionarem a favor da cidade como Abraão se posicionou em intercessão por Sodoma, veja o que Deus promete fazer:
“… pouparei a cidade toda por amor a eles.” (Gênesis 18.26)

“Você é o argumento de Deus em favor dessa cidade.”

Precisamos profetizar neste lugar que ainda há esperança para essa cidade.
Para ser um agente da transformação da cidade…
2. Preserve o AMBIENTE DA GRAÇA de Deus.
“Fiz-me acessível aos que não perguntavam por mim; fui achado pelos que não me procuravam. A uma nação que não clamava pelo meu nome eu disse: Eis-me aqui, eis-me aqui.” (Isaías 65.1)

“Não se separa da cidade a graça que está disponível para todos.”

“O tempo todo estendi as mãos a um povo obstinado, que anda por um caminho que não é bom, seguindo as suas inclinações.” (Isaías 65.2)
A graça de Deus não se cansa de buscar aqueles que não merecem. Deus insiste em pessoas, independente do seu estado moral. Ele não faz acepção de pessoas. Ele já sabe quem vai ou não buscá-lo ou obedecê-lo, mas não deixa de abençoar e convidar a todos. Não podemos fazer uma separação que Deus não faz. Deus quer salvar todas as pessoas desse lugar. Isso não significa que todos serão salvos, porque a Bíblia deixa claro que muitos rejeitarão a Cristo. No entanto, o que sabemos é que Ele deseja salvar muitas pessoas nesta cidade. Nunca concorde que alguém esteja excluído da graça de Deus ou além do alcance dessa graça maravilhosa que é a salvação. A Bíblia apresenta o desejo de Deus ao afirmar que:
“Ele quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade.” (1ª Timóteo 2.4)
“… Ele não quer que ninguém pereça, e está dando mais tempo para os pecadores se arrependerem.” (2ª Pedro 3.9)
Para ser um agente da transformação da cidade…
3. Desenvolva OPORTUNIDADES de ARREPENDIMENTO.
“Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?” (Romanos 2.4)

“Toda transformação relevante pressupõe um arrependimento.”

Seu papel como filho de Deus é, incansavelmente, lembrar as pessoas que o Pai está de braços abertos aguardando esperançosamente por filhos arrependidos. Somos portadores da mensagem de arrependimento e não podemos abrir mão dessa missão. Principalmente porque sabemos que esse é o desejo de Deus para todos os homens. A bíblia diz:
“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor. […] Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam.” (Atos 3.19;17.30)
Se esse é o desejo do coração de Deus e a igreja existe para cumprir os seus desejos, então, ela precisa desenvolver oportunidades de arrependimento no lugar onde foi plantada.
Para ser um agente da transformação da cidade…
4. Descarte o LIXO corretamente.
“Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo…” (Filipenses 1.27a)
Não fomos chamados para a contaminação e prisão. Por isso, precisamos nos livrar do pecado e dos maus hábitos. O escritor da carta aos Hebreus fala sobre essa verdade:
“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta.” (Hebreus 12.1)
Somente quando formos capazes de descartar o lixo que existe dentro de nós é que poderemos ser agentes no descarte do lixo da nossa sociedade. A limpeza começa com a nossa própria vida, pois não podemos oferecer para nossa cidade algo que não tenha impactado a nossa vida primeiro. Só podemos oferecer aquilo que temos. Se o que existe em nós é lixo, é isso que vamos sugerir ao nosso povo. Porém, Deus nos convida a descartar todo lixo que existe em nós para que possamos exercer a nossa cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo.
Para ser um agente da transformação da cidade…
5. Recupere a FÉ das pessoas em DEUS.
“Eu lhes digo: ele lhes fará justiça, e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?” (Lucas 18.8)
A resposta a essa pergunta evidencia a realidade de muitas cidades ao redor do mundo. A fé que existe em muitas cidades não está na pessoa correta e embora exista muita devoção e sacrifício existe pouca convicção. Logo a fé é pequena e vã. A bíblia diz:
“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” (Hebreus 11.1)
“Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” (Romanos 10.17)
Vivemos em um mundo onde se acredita em tudo, menos em Deus. Essa é a proposta de Satanás. Seu desejo é fazer com que as pessoas não tenham fé em Deus, que não acreditem em suas promessas, que desconsiderem a sua existência. Mais preocupante ainda é o fato de que as igrejas estão lotadas de gente sem fé em Deus. Apenas cumprem suas agendas religiosas, mas não acreditam em Deus e nem no seu poder.
Em Hebreus há uma lista daqueles que viveram pela fé e impactaram a realidade das pessoas ao seu redor. É isso que Deus quer, que a nossa fé nele possa mudar, restaurar e transformar a realidade da nossa cidade. Nossa fé ajuda na recuperação da fé das pessoas em Deus. Nossa experiência de fé é um forte testemunho do que Deus é capaz de fazer com aqueles que confiam e descansam no seu cuidado.
Para ser um agente da transformação da cidade…
6. Reconstrua a ESPERANÇA em JESUS.
“Enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.” (Tito 2.13)

“As pessoas estão sem esperança ou com a esperança por um fio, não corte esse fio, conecte-as em Jesus.”

Nossa nação tem o nome de Deus na constituição, na cédula de dinheiro, mas na realidade espera muito pouco ou nada dEle. A nação não tem esperança porque a sua esperança não está firmada em Jesus. Jesus é a esperança para os desesperançados. O impossível pode acontecer quando Jesus intervém. Ele é a esperança do mundo e a sua igreja precisa reconstruir essa verdade no coração das pessoas! O profeta Isaías falou sobre essa esperança, quando fez a seguinte declaração:
“Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” (Isaías 40.29-31)
O salmista também falou dessa esperança:
“Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção.” (Salmos 33.20)
Para uma cidade sem esperança só existe uma esperança: Jesus. E é nossa tarefa reconstruir essa verdade no coração das pessoas. A esperança para a nossa cidade não é a política, não é a religião, não são os projetos sociais. A esperança para nossa cidade é Jesus, e ponto final!
Para ser um agente da transformação da cidade…
7. Construa PONTES com o ESPÍRITO SANTO.
“Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.” (João 16.8)
Uma pessoa conectada com o Espírito Santo não vive indiferente nunca, muito menos com a realidade à sua volta. Não é sua responsabilidade o convencimento e sim a conexão.

“Um homem cheio do Espírito Santo muda a fama de uma cidade.”

“Perguntou Natanael: Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá? Disse Filipe: Venha e veja.” (João 1.46)
“Indo Filipe para uma cidade de Samaria, ali lhes anunciava o Cristo. Quando a multidão ouviu Filipe e viu os sinais miraculosos que ele realizava, deu unânime atenção ao que ele dizia.” (Atos 8.5,6)
Para que a realidade da nossa cidade seja transformada tem de haver uma parceria com o Espírito Santo. É dele que emana o poder e a autoridade que mudarão as coisas à nossa volta. É dele que nascem as ideias que vão modificar o ambiente espiritual e moral da nossa cidade. Mas, para que isso aconteça na cidade, precisa acontecer antes em nossa vida. Precisamos de uma experiência viva, forte e impactante com o Espírito Santo. Precisamos de um batismo que nos transforme e nos permita ser um referencial de Deus em nossa comunidade. Esse amigo, chamado Espírito Santo, nos ajudará a construir pontes pelas quais muitas pessoas passarão e terão suas realidades de vida completamente transformadas! Aleluia!
Conclusão:
Nós podemos ser agentes de transformação da nossa cidade. Basta que tomemos posse daquilo que Deus já liberou dos céus sobre a nossa vida. A responsabilidade é nossa:
“Pela bênção dos justos a cidade é exaltada, mas pela boca dos ímpios é destruída” (Provérbios 11.11)
Para ser um agente da transformação da cidade…
1. Declare a VISÃO DE DEUS sobre a cidade.
2. Preserve o AMBIENTE DA GRAÇA de Deus.
3. Desenvolva OPORTUNIDADES de ARREPENDIMENTO.
4. Descarte o LIXO corretamente.
5. Recupere a FÉ das pessoas em DEUS.
6. Reconstrua a ESPERANÇA em JESUS.
7. Construa PONTES com o ESPÍRITO SANTO.

 

Rolar para o topo