Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Segredo de uma Vida Enraizada

SÉRIE “ENRAIZADO” 01|04
O SEGREDO DE UMA VIDA ENRAIZADA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!” (Salmo 1.3)
Você foi criado para algo especial. Todo mundo quer um sentido, um legado. Jesus chamou isso de fruto. Você foi criado para dar fruto: muito fruto e fruto que permanece. Jesus disse:
“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. (…) Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça.” (João 15.5,16)
Uma vida de fruto é algo que chama a nossa atenção e nos faz querer mudar toda a nossa vida! Fomos criados para isso. Dar fruto é sobre significância, legado, transformação, é sobre o seu destino profético. Como você definiria fruto? Jesus disse que fruto é aquilo que resulta de vivermos Nele. O autor do livro enraizado define fruto da seguinte forma:

“Fruto significa que, quando alguém provar sua vida, ela terá gosto de Jesus.” Banning Liebshcer

Sei que muitos aqui já entenderam isso e desejam isso. Muitos aqui já receberam palavras dos céus maravilhosas sobre seus dons, seus chamados, seus futuros. Você foi chamado para a grandeza! Mas, o fruto é a última coisa. O fruto é o que surge por último. É muito comum queremos tudo para já, é comum achar que, aos 20 anos (ou em outros momentos), as melhores oportunidades da sua vida já passaram. Queremos logo os “frutos” para postar nas redes sociais! É importante não confundir sementes com frutos. Deus nos dá sementes de sonhos e chamados, mas este ainda não é o fruto. É preciso um processo para chegar lá! Disse o profeta Jeremias:
“Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto.” (Jeremias 17.8)
Neste texto, Jesus é como a água viva, que traz vida a nós. É o mesmo princípio da Videira – se estivermos ligados a Ele, receberemos vida e tudo o que precisamos para frutificar. Mas pense: a árvore pode estar bem perto da água, mas se não estiver com raízes que cheguem até ela, ela vai morrer! O segredo não está em parecer uma árvore bonita, nem mesmo estar “publicamente” perto da água. O segredo está nas raízes!
Deus nos deu vida nova em Jesus. Depois, Ele te deu sementes sobre a sua própria vida, com implicações nos céus. Agora, Ele está interessado em desenvolver suas raízes, para que você dê muito fruto, e fruto que permaneça. Você pode estar bastante focado nos resultados palpáveis da sua vida, mas Deus está bem mais interessado no seu sistema secreto: as raízes internas da sua vida com Ele. A forma como você recebe da sua vida, a despeito do que está acontecendo fora de você. Este é o segredo de uma vida enraizada.
Então, por que este sistema secreto de raízes é tão importante? O que faz este sistema secreto de raízes em nossa vida?
O sistema secreto de raízes…
1. Faz de você alguém GRANDE por DENTRO
“O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.” (1º Samuel 16.7)
Davi foi escolhido por Deus porque tinha um coração pronto para ser expandido. Ele viu o que ninguém conseguia ver, nem mesmo o profeta Samuel. Davi era grande por dentro e estava pronto para crescer ainda mais. Quando você passa por uma árvore enorme, tem que se lembrar que o que está debaixo da terra é ainda maior. O sistema de raízes é sempre maior do que aquilo que ela suporta! Quando estamos falando dessas raízes, estamos falando do seu coração: o lugar da alma onde Jesus encontra você de fato. Como está o seu coração? Pequeno e frágil? Ou sendo expandido, dia a dia?
A nossa tendência será a de querer ser grande por fora – falar bem, parecer profundo, ser bonito, inteligente, ter muito para oferecer, impressionar pessoas. O resultado é que tem gente “inflada” por fora, mas muito pequena por dentro. Ela facilmente “cai”, porque não tem raízes. São facilmente afetados e não terminam o que deveriam fazer. A Bíblia diz que são “levados por qualquer onda.” Não é isso que Deus tem para você.

Deus deseja tornar você maior por dentro do que é por fora.

Alicerçado na verdade do amor de Jesus, que o alimenta, e não nos ventos de fora, não nas tendências, nem mesmo nos seus sentimentos. Deus está procurando pessoas que se permitem crescer por dentro para depois crescerem por fora. Seu sistema secreto não será visto por muitos, e talvez isso demore. Mas há uma grande transformação acontecendo dentro de você.
O sistema secreto de raízes…
2. Faz EXPANDIR a sua VISÃO
“Assim, fixemos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” (2ª Coríntios 4.18)
O sistema secreto faz de você alguém diferente. Você começa a entender que não precisa se preocupar tanto com o fruto, precisa se preocupar com as suas raízes.
 Você começa a tomar decisões a curto prazo, pensando a longo prazo;
 O aspecto da eternidade muda as suas decisões hoje;
 Você não confunde significância com visibilidade;
 Você não confunde sucesso com popularidade;
 Você é capaz de prosseguir apesar do cenário à sua volta.
Há muitas pessoas cheias de confusão e ansiedade porque as coisas não estão acontecendo como eles acharam que deveriam ser. Isso acontece quando não reconhecemos que em todo o tempo, Deus está formando raízes em nós. Dificuldades, contrariedades, fazer coisas de que não gostamos, não ser reconhecido, fazer tarefas simples, tudo isso é usado por Deus para nos expandir por dentro. Por isso, guarde isso:

“Como você termina é mais importante do que como você começa.” Carlito Paes

É muito bom começar, sonhar, desbravar, mas o que importa é como você termina. E só será possível terminar bem se você tiver um sistema de raízes desenvolvido por Deus.
O sistema secreto de raízes…
3. Faz você APROVEITAR todo o PROCESSO
“Tu me farás reconhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença eterno prazer à tua direita.” (Salmo 16.11)
Estas palavras de Davi mostram que em diferentes fases da vida, ele conheceu a alegria da presença de Deus. Quando ele estava nos campos, na caverna, ou na guerra, ou no palácio. Em todo o processo da sua vida, ele encontrou alegria em estar com Ele. Deus quer expandi-lo por dentro. Ele faz isso com amor e de uma forma incrível. A presença Dele não muda, mas as fases do processo sim. O problema é que sempre haverá momentos de desconforto. O processo de criar raízes em nós nem sempre é do nosso jeito. Quando isso acontece, você vai ser tentado a querer 4 coisas:
 Querer o processo do outro;
 Resistir às lições que Deus quer ensiná-lo agora;
 Acelerar o processo;
 Queimar etapas.
E você sabe o que acontece quando fazemos estas coisas? Atrasamos o processo que Deus quer realizar em nossa vida. Por isso entenda, mesmo que o método de Deus em criar raízes, não esteja sendo algo que você realmente ame, mesmo assim, é o melhor de Deus para você.

“Muitas pessoas ficam presas no processo e não progridem porque elas constantemente querem estar em outro lugar, tanto em relação ao que o Senhor as está ensinando, quanto no que estão colocando suas mãos. Elas querem que o Senhor desenvolva suas raízes em meio às suas paixões, onde se sentem mais confortadas. Mas nem sempre funciona assim. Não podemos assistir somente aulas opcionais no processo de desenvolvimento de nossas raízes.” Banning Liebscher

Desta forma, como você pode aproveitar todo o processo?
 Confie no TEMPO de Deus;
 Confie na ORDEM de Deus (não pular etapas);
 Confie no PLANO de Deus (aprenda a “amar” o processo, a aproveitar, a entregar para Jesus, a dizer, “há algo importante aqui”).
Conclusão:
Muita energia é gasta naquilo que pessoas pensam sobre nós, nossas imagens, nossas curtidas. O que Deus está preocupado é o que ninguém mais pode ver, mas que é a coisa mais importante da sua vida! O seu coração, enraizado Nele, se alimentando Nele, recebendo toda a vida que você precisa!
Não ame o seu sonho (o seu fruto) mais do que o próprio Deus (a raiz). Não resista às lições que Ele tem para você! Seu papel é apenas dizer: “sim”. Na parábola do semeador, a semente que caiu na terra pedregosa não deu fruto, porque não tinha raiz. Mas a parábola não para por aí. Teve semente que caiu em terra boa e o resultado foi exponencial:
“Mas, as [sementes] que caíram em boa terra são os que, com o coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança.” (Lucas 8.15)
Nada exteriormente vai dar a você verdadeira satisfação se você não tiver a vida de Jesus em você. Lembre-se que o segredo de uma vida enraizada está no sistema secreto de raízes que Deus está formando em você.
O sistema secreto de raízes…
1. Faz de você alguém GRANDE por DENTRO
2. Faz EXPANDIR a sua VISÃO
3. Faz você APROVEITAR todo o PROCESSO

 

Rolar para o topo