Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Onde Encontrar Descanso para a Vida? (27/09/2015 – noite)

ONDE ENCONTRAR DESCANSO PARA A VIDA?
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.28-30)
Por que Jesus proferiu estas palavras? Os fariseus tinham imposto tantas regras e regulamentos sobre o povo que a religião tinha se tornado um trabalho, e uma vida de devoção à lei tinha se tornado um fardo pesado de carregar. A lei era um jugo que era considerado difícil de suportar. O povo estava cansado, o povo estava sobrecarregado, o povo não aguentava mais o jugo de servidão que estava sobre os seus ombros. É justamente para este povo que Jesus estava falando.
Porém, hoje, Jesus está falando a você, que anda cansado e sobrecarregado por causa das lutas desta vida. Nunca a humanidade esteve tão aflita, tão cansada, tão sobrecarregada, tão amargurada, quanto nos dias atuais. Há uma sobrecarga física, psíquica, emocional e espiritual que tem levado muitas pessoas a desistirem de viver. Há muita gente carregando um fardo pesado demais e tornando-se incapaz de enxergar uma luz no fim do túnel.
Existem pessoas carregando uma sobrecarga por causa da rejeição, do orgulho, da falta de perdão. Outros carregam o peso da infidelidade conjugal, dos relacionamentos quebrados, da enfermidade incurável, da perda de um ente querido. Há muitos que, hoje, estão carregando o peso da crise que nos cerca, perderam seus empregos, seus investimentos não deram certo, seus planos e projetos de tantos anos foram por água abaixo, e não é possível prever dias melhores.
O povo está cansado, exausto, fatigado, esgotado, sobrecarregado. A mesmo palavra que Jesus liberou sobre o povo do seu tempo, é a mesma palavra que está liberando para o povo do nosso tempo. Ele está contemplando as nossas lutas, os nossos sofrimentos, as injustiças que enfrentamos, as dores e pesares de cada um de nós. Por isso, ele oferece uma solução para os cansados, os oprimidos e os sobrecarregados de hoje.
Para encontrar descanso para a vida…
1. VENHA para Jesus
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” (Mateus 11.28)
Jesus estava fazendo um convite ao povo, aconselhando-o a abandonar o legalismo farisaico e juntar-se a ele. Ele não fez um convite para que o povo fosse a um lugar de descanso, ele fez um convite para que o povo fosse a ele. Da mesma forma, Jesus está fazendo um convite a você que está cansado, oprimido e sobrecarregado: venha a mim e lhe darei descanso. Este convite é, simplesmente, irrecusável. Por quê?
O convite é irrecusável…

  • Por causa da pessoa que faz o convite – JESUS

“Venham a mim…”
Esse convite é irrecusável porque é Jesus quem convida. Não é qualquer pessoa que está convidando. É o Rei dos reis, o Senhor dos Senhores. Quem convida é o Maravilhoso Conselheiro, o Deus Forte, o Pai da Eternidade, o Príncipe da Paz. Quem convida é aquele que viveu, morreu e ressuscitou por mim e por você.
O convite é irrecusável…

  • Por causa das pessoas que são convidadas – TODAS

“… todos os que estão cansados e sobrecarregados…”
Há um detalhe importante no convite de Jesus: Ele não deixa ninguém de fora. Todos são convidados. Jesus não tem convidados prediletos. Na lista de convidados de Jesus para uma transformação de vida todos são convidados. O meu nome, o seu nome estão na lista de convidados de Jesus.
O convite é irrecusável…

  • Por causa do efeito que ele produz – DESCANSO

“… e eu lhes darei descanso.”
Seja qual for o fardo pesado que está sobre os seus ombros, Jesus está fazendo um convite para você trocar esse sobrepeso pelo descanso que só Ele pode oferecer. O convite é irrecusável justamente porque só Jesus tem todo poder, no céu e na terra, para trazer alívio e descanso para sua vida. Ele vê a sua aflição, mas respeita a sua decisão de aceitar seu convite ou não.
Para encontrar descanso para a vida…
2. CREIA em Jesus
“Tomem sobre vocês o meu jugo…” (Mateus 11.29a)
Um jugo é um arreio pesado de madeira que se encaixa sobre os ombros de animais e que está conectado a um equipamento que os animais devem puxar. A lei era um jugo difícil para o povo suportar. Jesus, agora, convida o povo a deixar o jugo de servidão, jugo pesado, que só trazia cansaço e opressão, por um jugo que ele oferecia, um jugo suave e leve. Quando você vem a Jesus, você precisa crer que o que ele tem para você é sempre o melhor. O jugo de Jesus não oprime, não sobrecarrega, não traz cansaço, mas dá vida, não aprisiona, mas liberta. Certa vez Jesus disse aos judeus que haviam crido nele:
“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” (João 8.32)
E quem é essa verdade que liberta? Quem é esse que traz alívio e descanso para as dores e lutas da vida? Quem é esse que traz esperança para aqueles que estão perdidos nos seus delitos e pecados? Jesus disse o seguinte para os seus discípulos:
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida…” (João 14.6)
Tomar sobre você o jugo de Jesus é crer que ele é a única verdade capaz de libertá-lo do jugo de servidão, capaz de tirá-lo do império das trevas e trazê-lo para sua maravilhosa luz, capaz de transformar a realidade da sua vida para sempre.
Para encontrar descanso para a vida…
3. Tenha uma EXPERIÊNCIA com Jesus
“… e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.” (Mateus 11.29b)
Jesus não estava dizendo àquele povo que aprendesse sobre ele, mas que aprendesse dele. Aprender de Jesus é diferente de aprender sobre Jesus. Você pode aprender sobre Jesus e nunca ter uma experiência com ele, nunca se comprometer com ele. Mas quem aprende de Jesus, tem uma experiência real com ele, compromete-se com ele e deseja ser como ele é: manso e humilde de coração. Essas duas qualidades trazem descanso para a nossa vida.
A mansidão é a qualidade daquele que é temente a Deus, justo, humilde, doutrinável e paciente nas horas de sofrimento. Os humildes são ensináveis, reconhecem que são dependentes de Deus e desejam submeter-se à Sua vontade.
Aprender de Jesus é matricular-se na escola do discipulado. Jesus, o maior líder e o maior exemplo, também era o maior servo, manso e humilde de coração.
Conclusão:
Com certeza, há muitas pessoas que entraram aqui com o coração ferido, com um jugo pesado, cansadas, oprimidas e sobrecarregadas. Seus ombros estão esmagados por um fardo impossível de ser carregado, uma dor na alma que não quer ir embora, um sofrimento intenso que insiste em ficar, um amargura que não cessa.
Também existem aqueles que estão carregando o peso dos seus pecados, a dura consequência de terem aceitado o convite do mundo, presos nos seus vícios, nas suas perversões sexuais, na imoralidade e em tantas outras coisas que só trazem cansaço e sobrecarga à vida.
A verdade é que Jesus está olhando para você nesta noite, está contemplando todo o seu sofrimento e está fazendo um convite irrecusável: venha a mim, creia em mim e tenha uma experiência comigo; você encontrará descanso para sua vida.
Para encontrar descanso para a vida…
1. VENHA para Jesus
2. CREIA em Jesus
3. Tenha uma EXPERIÊNCIA com Jesus
Há uma canção, cuja letra diz o seguinte: “Se o trovão e o mar se erguendo vem, sobre a tempestade eu voarei, sobre as águas Tu também és rei, descansarei, pois, Tu és Deus”.

 

Rolar para o topo