Um Chamado para Mudar de Vida (04/10/2015 – noite)

UM CHAMADO PARA MUDAR DE VIDA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano chamado Levi, sentado na coletoria, e disse-lhe: siga-me… Levi levantou-se, deixou tudo e o seguiu.” (Lucas 5.27,28)
Esses versos falam de um convite muito especial que Jesus fez a um homem chamado Levi. Quem era esse homem? Levi trabalhava em uma coletoria e era também um publicano. Também era chamado de Mateus. A maioria das pessoas naquela época tinha dois ou três nomes: um nome judeu, um nome romano e possivelmente um nome grego. Levi era seu nome judeu, Mateus era seu nome romano.
Levi era um judeu que trabalhava para os romanos como um publicano (coletor de impostos). Ele cobrava impostos dos cidadãos e também dos comerciantes que passavam pela cidade. Nos tempos bíblicos, ser um publicano era uma das profissões de maior hostilidade em meio aos judeus. O publicano era um judeu que cobrava impostos dos judeus e dava aos Romanos. Eles tinham a fama de serem desonestos. Eram odiados pelos judeus e reconhecidos como traidores da nação.
No entanto, a vida de Levi começou a mudar a partir do momento em que Jesus lhe fez um convite para mudar de vida. Diante desse fato, o chamado de Jesus a Levi nos ensina algumas verdades.
No chamado para mudar de vida…
1. Entenda que Jesus VÊ em VOCÊ o que ninguém VÊ
“Jesus saiu e viu um publicano chamado Levi…”
Jesus enxergou na vida de Levi aquilo que ninguém mais conseguiu enxergar. Por que Jesus olhou para Levi desta forma? Aquele homem era desonesto, de má fama e também uma minoria no meio de uma multidão. Com certeza havia muitas pessoas mais éticas do que ele. Com certeza havia mais pessoas com uma reputação melhor do que a dele.
Quando analisamos esse verso com muita atenção, vemos que Lucas utilizou um verbo no grego para a palavra “viu” que significa – “olhar, observar, ver atentamente, contemplar com admiração”. Chamou-me a atenção os dois últimos significados. Ver atentamente e contemplar com admiração. Como Levi poderia ser visto com admiração? Por que Jesus o olharia com tanta atenção? Levi não foi o único que teve essa atenção especial de Jesus. Outros personagens também tiveram.
E, analisando isso com atenção, chego à conclusão de que Jesus olhou para Levi não para enxergar suas falhas, seus pecados, sua deformação no caráter, seus traumas de rejeição, mas sim para ver seu grande potencial, afinal, Jesus o transformaria em seu discípulo. Enquanto as pessoas olhavam para ele como um homem corrupto, desonesto e ladrão, o olhar de Jesus foi permeado de amor, graça e misericórdia.
Eu não sei como as pessoas têm olhado para você, eu não sei se a sua vida é marcada por rejeição, eu não sei se a sua reputação não é boa diante das pessoas. No entanto, o que sei, é que Jesus não está olhando para você para condená-lo, mas sim para amar, salvar e transformar a sua vida para sempre.
Jesus vê em você o que ninguém consegue ver: a possibilidade de restauração da sua vida, a possibilidade de lhe transformar em um discípulo frutífero. Antes da visão de Jesus, Levi era um publicano de má fama. Após a visão de Jesus, Levi se transformou em um discípulo.
No chamado para mudar de vida…
2. Aceite o CONVITE para SEGUIR a Jesus
“e disse-lhe: siga-me”
Jesus viu Levi, e, logo em seguida, o chamou. Foi um chamado curto, mas decisivo: “siga-me”. A palavra grega utilizada aqui é literalmente: “venha para o meu caminho” ou “vamos agora caminhar juntos?”. Ao aceitar esse convite Levi deixaria de andar em seus próprios caminhos, para andar nos caminhos de Jesus.
Não há convite mais sério do que esse. Para nós, ser convidado a seguir alguém é algo não tão sério. Mas, no contexto do Novo Testamento, isso significava começar uma nova vida, algo realmente novo e completo. Jesus nos chama para um novo caminho. Não há como seguir a Jesus e continuar no mesmo caminho.
No chamado para mudar de vida…
3. Tome IMEDIATAMENTE sua decisão
“Levi levantou-se, deixou tudo e o seguiu.”
Jesus fez um convite. Levi aceitou. E aceitar esse convite significava tomar imediatamente uma decisão. Levi atendeu pronta e imediatamente ao chamado de Jesus. Ele não argumentou e nem adiou a sua decisão. Sua obediência decisiva e imediata o levou a levantar-se, deixar tudo e seguir a Jesus. E você? O que vai fazer com esse chamado para mudar a sua vida.
Conclusão:
Levi entregou-se totalmente a Jesus. De publicano transformou-se em discípulo. Que mudança incrível. Todos nós podemos experimentar grandes mudanças, mas é necessário entregarmo-nos a Jesus sem reservas.
No chamado para mudar de vida…
1. Entenda que Jesus VÊ em VOCÊ o que ninguém VÊ
2. Aceite o CONVITE para SEGUIR a Jesus
3. Tome IMEDIATAMENTE sua decisão

 

Rolar para o topo