Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Ousado Amor

OUSADO AMOR
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)
“Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna.” (João 3.16)
Ousadia é a qualidade daquele que é intrépido, aguerrido, corajoso, destemido, impetuoso, valente, corajoso e resoluto. Somente alguém que ama com ousadia é destemido o suficiente para oferecer o melhor que ele tem para quem não merece. Esse é o amor de Deus, o ousado amor!
O texto que acabamos de ler é uma declaração profunda, exaustiva e imensa do ousado amor de Deus pela humanidade. Entretanto, como é possível justificar, a partir do verso que lemos, o fato de que o amor de Deus pelo mundo é ousado?
O amor de Deus é ousado…
1. Por causa da sua PROCEDÊNCIA
“Porque Deus amou…”
A fonte desse ousado amor é o próprio Deus. O amor de Deus é eterno, incondicional e perseverante. A iniciativa de amar de forma ousada foi do próprio Deus. Ele nos amou quando éramos seus inimigos. Ele nos amou apesar de sermos pecadores. A causa do ousado amor de Deus não está no seu objeto, mas no próprio Deus. Ele ama com ousadia porque é da sua natureza amar. Deus é amor. A Bíblia diz:
“Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” (1ª João 4.8)
O amor de Deus é ousado…
2. Por causa da sua AMPLITUDE
“Porque Deus amou o mundo…”
O ousado amor de Deus é extensivo a todo o mundo, às pessoas de todas as raças, tribos, povos e nações. Deus não faz acepção de pessoas. Ele ama o pobre e o rico, o doutor e analfabeto, o jovem e o idoso, o religioso e o ateu. A abrangência do seu ousado amor alcança o mundo todo. Não havia nada e nem ninguém neste mundo que fosse digno do ousado amor de Deus. A ênfase não é que Deus seja capaz de amar um mundo tão grande, mas capaz de amar um mundo tão mau. Deus ama quem não é amável. Deus ama apesar de ser rejeitado. E é por isso que seu amor é ousado.
O amor de Deus é ousado…
3. Por causa da sua INTENSIDADE
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira…”
O ousado amor de Deus não pode ser traduzido em palavras. Ele amou por compaixão e misericórdia. Ele amou de forma sacrificial. Deus o amou antes mesmo de você nascer. Antes que a terra desse o seu primeiro fruto, Deus já havia derramado seu coração em você. Ele o amou na eternidade. Planejou você. Pensou em você. Deus estava lá formando você no ventre de sua mãe. Viu seus primeiros batimentos cardíacos. Viu quando você respirou pela primeira vez. Ele conhece cada pensamento, cada palavra, cada desejo, cada sussurro da sua alma. Ele nunca desistir de amar você. Ele não abre mão de você. Seu ousado amor é deliberado. Ele decidiu amá-lo e escolhê-lo para ele. É comprovadamente impossível descrever a intensidade do ousado amor de Deus por você!
O amor de Deus é ousado…
4. Por causa da sua DÁDIVA
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito…”
Quem ama de forma ousada, quem muito ama, muito dá. Amor que não se sacrifica é apenas uma simulação de amor. Jesus Cristo é dádiva de Deus Pai a um mundo pecador e mau. Jesus Cristo é o pão do céu para um mundo faminto, é a água para os sedentos. Deus nos deu tudo; deu-nos seu Filho, deu-nos a si mesmo. Deus não nos amou com ousadia porque Cristo morreu por nós; Cristo morreu por nós porque Deus nos amou com ousadia. O amor de Deus é a causa, a cruz é a consequência. A dádiva de Jesus foi um ato permanente de Deus. Ele nunca retrocedeu, mesmo vendo o sofrimento do seu filho. Deus deu e continua dando o seu filho.
O amor de Deus é ousado…
5. Por causa da sua OFERTA
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)
O Deus que ama com ousadia tem para você a vida eterna. É a mesma vida do próprio Deus. Vida abundante, superlativa, exponencial, maiúscula, eterna. É uma festa que nunca pode acabar, no melhor lugar, com a melhor companhia, com as melhores roupas, com as melhores iguarias e com as melhores músicas.
E o melhor de tudo: você toma posse dessa vida eterna no exato momento em que você crê no Filho único de Deus, que é a demonstração do seu ousado amor. A Bíblia diz:
“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna…” (João 3.36)
Conclusão:
Quem ama tem prazer em expressar o seu amor. A Bíblia fala de algumas expressões do ousado amor de Deus. De que forma esse ousado amor de Deus se expressa?
 O ousado amor de Deus se expressa através da COMPAIXÃO
“Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.” (Efésios 2.4,5)
Deus não é indiferente à condição humana. Ele se compadece das nossas dores e sofrimentos. Ele não está alheio diante das lutas que passamos. Sua compaixão nos alcança dia após dia.
 O ousado amor de Deus se expressa através do SACRIFÍCIO
“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.” (João 15.13)
O ousado amor de Deus envolve ação. Esse ousado amor de Deus chega ao ponto de dar a própria vida para quem não merecia. Essa é uma profunda e imensa expressão do ousado amor de Deus.
 O ousado amor de Deus se expressa através da SEGURANÇA
“Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8.38,39)
O ousado amor de Deus nos garante que nada e nem ninguém é capaz de nos separar dele. Estamos seguros em Cristo Jesus. O ousado amor de Deus nos dá a verdadeira segurança de que precisamos.
 O ousado amor de Deus se expressa através da FILIAÇÃO
“Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.” (1ª João 3.1)
Cristo não somente morreu por nós e pagou os nossos pecados, mas também permitiu que fizéssemos parte da família de deus, tornando-nos seus filhos. O ousado amor de Deus transforma toda orfandade em filiação. Quem crê em Jesus torna-se um filho amado de Deus.
Hoje, o ousado amor de Deus está à sua procura. Que a procura de Deus se encerre na sua vida nesta noite. Porque Ele o ama de tal maneira que enviou o seu único filho para que, crendo nele, você não pereça, mas tenha a vida eterna. Há uma canção, cuja letra diz o seguinte:
Oh, impressionante, infinito e ousado amor de Deus
Oh, que deixa as noventa e nove só pra me encontrar
Não posso comprá-lo, nem merecê-lo
Mesmo assim se entregou
Oh, impressionante, infinito e ousado amor de Deus
Traz luz para as sombras, Escala montanhas, Pra me encontrar
Derruba muralhas, Destrói as mentiras, Pra me encontrar

 

Rolar para o topo