Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Ouse Acreditar em Milagres

OUSE ACREDITAR EM MILAGRES
mensagem pregada pelos pastores Marcelo Coelho e Vicente Bomfim
“Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde. Estava sendo levado para a porta do templo chamada Formosa um aleijado de nascença, que ali era colocado todos os dias para pedir esmolas aos que entravam no templo. Vendo que Pedro e João iam entrar no pátio do templo, pediu-lhes esmola. Pedro e João olharam bem para ele e, então, Pedro disse: Olhe para nós! O homem olhou para eles com atenção, esperando receber deles alguma coisa. Disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande. Segurando-o pela mão direita, ajudou-o a levantar-se, e imediatamente os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes. E de um salto pôs-se de pé e começou a andar. Depois entrou com eles no pátio do templo, andando, saltando e louvando a Deus.” (Atos 3.1-8)
Milagre é o extraordinário (fora do comum), o sobrenatural (acima do natural). Se milagre fosse algo corriqueiro e comum, então não seria milagre! “A palavra milagre refere-se ao marcante e surpreendente evento que acontece pela direta intervenção de Deus, sem seguir as conhecidas leis da natureza. Um milagre é a suspensão temporária de leis comuns da natureza e a intervenção de um poder sobrenatural.” David Y. Cho
Somente nos quatro evangelhos foram registrados 36 milagres realizados diretamente por Jesus Cristo. É importante ressaltar que, na maioria das vezes, milagre é a união da fé do indivíduo e a vontade de Deus. Hoje em alguns países não é muito comum acreditar em milagres. Observem essas estatísticas:
Na Alemanha, por exemplo, se verificou que 71% dos cidadãos consideravam os milagres como ficção, não como fato. Já nos EUA foi feita uma pesquisa sobre milagres e 84% das pessoas entrevistadas responderam acreditar que Deus realiza milagres. 48% disseram já ter presenciado ou experimentado algum milagre. E, 75% dos católicos, 81% dos evangélicos e 43% das pessoas sem religião, declararam, segundo a pesquisa, que já pediram a Deus por um milagre.
Na época em que o papa veio ao Brasil, muitos sites nacionais fizeram essa enquete perguntando aos internautas: Você acredita em milagres? Em um dos sites, apenas 5% dos internautas responderam que não acreditam em milagres. A maioria respondeu acreditar neles. A pesquisa então aponta que o problema do brasileiro não é crer em milagres, porque 95% acreditam, a questão é a quem pedir e a quem atribuir o milagre alcançado. O dicionário Aurélio, explica que:

“Qualquer manifestação da presença ativa de Deus na história humana, é milagre.”

Um famoso cientista disse:

“Há duas maneiras de se viver a vida. Uma é como se nada fosse milagre. A outra é como se tudo fosse milagre.”

Eu pergunto – você acredita em milagre? A Bíblia é o livro dos registros dos milagres de Deus na história humana. Fazer milagres é uma especialidade de Deus. E a Bíblia revela isto página a página. Por exemplo, no livro que conta a história de Jó, lemos isto:
“Deus faz coisas grandes e maravilhosas, e os seus milagres não têm fim.” (Jó 9.10 – NTLH)
No entanto, existe uma grande questão envolvendo os milagres: o que é necessário para recebermos um milagre de Deus? No texto que lemos de ATOS 3, encontramos 3 princípios para vivermos os milagres de Deus em nossa vida.
Para viver um milagre em sua vida…
Nunca pense que DEUS se esqueceu de você.
“Vendo que Pedro e João iam entrar no pátio do templo, pediu-lhes esmola. Pedro e João olharam bem para ele e, então, Pedro disse: Olhe para nós!” (Atos 3.3,4)
Este homem anônimo aqui do texto estava na porta do templo esperando um milagre. É bem possível que algumas pessoas que estão aqui hoje, estejam se identificando com aquele homem. É bem possível que, à semelhança deste homem, você esteja à espera de um milagre.
Com muita frequência, muitos iam ao templo regularmente para hora da oração. Ali, mesmo do portão, esse homem deve ter visto muitos milagres acontecerem. Ele via pessoas sendo curadas e dali, do seu lugar, ele devia se encher de esperança. Mas amanhecia e anoitecia, e o seu milagre não chegava. A vez dele nunca chegava. Mas, enquanto isso, pessoas entravam doentes e saíam saradas, entravam carregadas e saíam andando, mas ele nada experimentava.
É possível que você esteja pensando assim – eu já vi e ouvi tantos testemunhos de gente que alcançou seu milagre, porque o meu milagre não chega? Por que…

  • Meu filho não deixa as drogas?
  • Minha enfermidade não vai embora?
  • Meu casamento não melhora?
  • Minhas finanças nunca melhoram?
  • Meus sonhos nunca são alcançados?
  • Meu processo não se define?
  • Minha gravidez que não acontece?

Por quê? Por que será que Deus se esqueceu de mim? Talvez esse seja o dilema da sua vida! Você vê o milagre chegar para tantas pessoas e para você nunca chega. É possível que você esteja até questionando em seu coração – parece que Deus se esqueceu de mim. Porém, a Bíblia afirma que isso não é possível de acontecer. Veja:
“Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você!” (Isaías 49.15)
Deus nunca se esquece de nós! Talvez você me pergunte – por qual motivo aquele homem não recebia o seu milagre? Porque não havia chegado o tempo de Deus agir na sua vida. Muitas vezes ficamos impacientes, “vai dando a hora” e Deus parece não fazer nada. Mas o silêncio de Deus não quer dizer que Ele tenha se esquecido de você. Se você prestar atenção ao silêncio de Deus, você o escutará dizendo: “Espere – O seu tempo ainda vai chegar… Eu não me esqueci de você”.
E de fato, houve um dia, em que Pedro e João foram ao templo para a oração no horário costumeiro e, então, disseram para aquele homem, num dia em que ele menos esperava: “Olha para nós, o dia do seu milagre chegou”. Então, esse é o primeiro princípio – Nunca pense que Deus se esqueceu de você. Apenas, ainda não é o tempo, ainda não chegou a sua hora! DIGA: A minha hora não chegou ainda! Mas eu tenho fé que chegará!
Para viver um milagre em sua vida…
Jamais espere pouco de DEUS.
“O homem olhou para eles com atenção, esperando receber deles alguma coisa.” (Atos 3.5)

“Jamais espere pouco de um DEUS que tem muito a lhe oferecer.”

Se você estiver precisando de um milagre de Deus em sua vida, de uma intervenção de Deus na sua vida, lembre-se de esperar grandes coisas Dele. Olhe o versículo três! O que foi que o coxo pediu a Pedro e a João, sendo eles servos do Deus altíssimo? Ele pediu uma esmola… Mas, o que é que Deus tinha para aquele homem?
Deus tinha para ele mais que uma esmola. Deus tinha para ele um grande milagre. Por isso, você nunca deve esperar pouco de Deus porque Deus nunca tem pouca coisa para você!

Deus tem muito e tem o melhor para te oferecer.

Você já parou para pensar que:

  • Quando a Bíblia fala em vida, fala em vida com abundância.
  • Quando fala em salvação, fala em uma tão grande salvação.
  • Quando fala em bênçãos, fala em muitas bênçãos, em ricas bênçãos.
  • Quando fala em frutos, fala de muitos frutos.

Por isso, se precisamos de um milagre de Deus, de uma intervenção Dele, não podemos esperar pouco; não podemos esperar por uma esmola. Mas, talvez esse seja o nosso erro mais comum: imaginar que Deus abençoa extraordinariamente os outros e a nós Ele abençoa menos. Não é verdade. Sendo assim, não espere pouco de Deus, não espere uma esmola apenas. Tenha fé, tenha expectativa e espere muito de Deus. Ouse acreditar em milagres!
Para viver um milagre em sua vida…
AJA com fé.
“Disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande. Segurando-o pela mão direita, ajudou-o a levantar-se, e imediatamente os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes. E de um salto pôs-se em pé e começou a andar. Depois entrou com eles no pátio do templo, andando, saltando e louvando a Deus.” (Atos 3.6-8)
Esse homem só foi curado quando resolveu agir com fé, estendendo a sua mão para Pedro. Veja comigo no verso seis que foi mesmo um ato de fé daquele homem estender a sua mão para Pedro, porque ele havia pedido esmola, estava ali (todos os dias) para isso, mas Pedro descartou logo: “Não tenho nenhum dinheiro, se é isso que você quer, eu não tenho; mas o que eu tenho, eu posso te dar”. Então, aquele homem não sabia o que era até que Pedro estendeu a mão e disse:
“Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande.” (v. 6)
Portanto, informado que não era dinheiro, mas que era algo para ele, para o bem dele, o homem correspondeu ao gesto de Pedro, também estendeu a sua mão e ajudado por Pedro, se levantou. Esse foi o seu passo de fé. E o resultado? Está escrito no verso sete:
“No mesmo instante os pés e os tornozelos dele ficaram firmes.” (v.7)
Sempre há um passo de fé precedendo um milagre. A Bíblia revela isto em várias passagens. Muitas vezes Deus deseja que participemos ativamente do processo de milagre. Deus não precisa de homens para realizar milagres, pois Ele é Deus. No entanto, sua atitude de agir com fé vai ser determinante em seu milagre!
Vemos na Bíblia que…

  • Ele transforma a água em vinho, mas deseja ver servos disponíveis para servir a água primeiro.
  • Ele abre o mar, mas deseja homens que decidam pisar na água antes.
  • Ele alimenta a multidão, mas deseja ver jovens entregando o seu pão e seu peixe.
  • Ele fecha a boca dos leões, mas espera homens que entrem na cova primeiro.
  • Ele multiplica o azeite, mas deseja que você busque as vasilhas vazias.
  • Ele ressuscita o morto, mas espera que homens de fé removam as pedras.
  • Ele quebra as correntes, mas espera que você levante um louvor primeiro.
  • Ele traz o peixe, mas deseja que você primeiro lance sua rede ao mar.

“Deus quer que você seja parte ativa no milagre da sua vida.”

Certa vez Jesus disse que o lugar que Ele menos realizou milagres foi justamente na terra dele, em Nazaré, sabe por quê? Falta de fé do povo!
“E não realizou muitos milagres ali, por causa da incredulidade deles.” (Mateus 13.58)

Sem fé não veremos os milagres de Deus!

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” (Hebreus 11.6)
Exerça sua fé em Deus por meio de seu filho Jesus. Ouse acreditar em milagres!
Conclusão:
Há momentos em nossas vidas que só um milagre resolve, que só a intervenção de Deus para mudar o rumo das coisas. Deus está sempre pronto para fazer o milagre em qualquer área da sua vida:

  • Em seu casamento.
  • Em seu caráter.
  • Em sua saúde.
  • Em seus negócios.
  • Em suas emoções.
  • Em seus filhos.
  • Em seu local de trabalho.
  • Em nós mesmos!

O segredo é: Ouse acreditar em milagres!

Milagres são uma especialidade de Deus.

E quando recebê-lo nunca se esqueça do que Deus fez por você. Declare o que o Salmista disse:
“Recordarei os feitos do SENHOR; recordarei os teus antigos milagres.” (Salmo 77.11)

 

Rolar para o topo