Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Passos para Derrotar a Tentação (27/11/2014 – quinta)

SÉRIE: VENCENDO AS TENTAÇÕES – 04/04
PASSOS PARA DERROTAR A TENTAÇÃO
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Fuja de qualquer coisa que lhe provoque os pensamentos malignos […] mas aproxime-se de qualquer coisa que o leve a querer fazer o bem.” (2ª Timóteo 2.22, BV)
“Lembrem-se de que as tentações que surgem na vida de vocês não são diferentes das que os outros enfrentam. E Deus é fiel. Ele impedirá que a tentação se torne tão forte que vocês não possam suportá-la. Quando forem tentados, ele lhes mostrará uma saída, de modo que vocês não venham a ser vencidos por ela.” (1ª Coríntios 10.13, NLT)
Estamos chegando ao final da série VENCENDO AS TENTAÇÕES. Esta é a quarta e última mensagem desta série.
O tema da primeira mensagem foi: O QUE PRECISO APRENDER PARA NÃO CEDER À TENTAÇÃO? Descobrimos que precisamos 1) aprender a ser mais VIGILANTES, 2) a viver intensamente em ORAÇÃO e a 3) NÃO CONFIAR em nossa CARNE.
O tema da segunda mensagem foi: COMO SE DEFENDER DAS TENTAÇÕES? Descobrimos que precisamos de, pelo menos, três defesas: 1) o apego à VERDADE da Palavra de Deus, 2) ser totalmente DEPENDENTE de Deus e 3) colocar Deus no CENTRO da vida.
Na terceira mensagem aprendemos sobre A PROVISÃO DIVINA NA TENTAÇÃO, e descobrimos que a provisão de Deus vem 1) através do EXEMPLO perfeito de Jesus, 2) do ESCAPE fornecido por Deus e 3) do uso da ARMADURA de Deus.
Hoje vamos aprender alguns passos importantes para que possamos derrotar as tentações. Às vezes, ela pode parecer irresistível, impossível de reprimir, mas isso é uma mentira de Satanás. Deus prometeu jamais permitir que algo que venha de fora prevaleça sobre o que ele colocou dentro de você. Ele não deixará que você seja tentado além de suas forças. Entretanto, você também deve fazer sua parte, aprendendo e praticando alguns passos fundamentais que o ajudarão a vencer a tentação.
Para derrotar a tentação…
1. REDIRECIONE sua atenção para outra coisa
Pode parecer estranho, mas em parte alguma da Bíblia você encontra instruções sobre “como resistir as tentações”. Somos orientados a resistir ao Diabo. Em vez disso, somos aconselhados a redirecionar nossa atenção, pois resistir a um pensamento não produz o resultado pretendido. Isso só aumenta a nossa concentração na coisa errada e fortalece a sedução.
Como a tentação sempre começa com um pensamento, a maneira mais rápida de neutralizar seu fascínio é desviar a atenção para outra coisa. Não combata o pensamento, apenas mude o canal de sua mente e concentre seu interesse em outra ideia. Esse é o primeiro passo para derrotar a tentação. A batalha contra o pecado é ganha ou perdida na mente. O que prende sua atenção também aprisiona você. Jó fez a seguinte declaração:
“Fiz um pacto com os meus olhos: jamais olhar com cobiça para uma jovem.” (Jó 31.1, NLT)
Você já se sentiu subtamente faminto depois de assistir a um anúncio de comida na televisão? Já ouviu alguém tossir e imediatamente sentiu vontade de limpar a garganta? Já presenciou alguém dando um grande bocejo e sentiu o impulso de bocejar? É o poder da sugestão. Movemo-nos naturalmente para onde dirigimos a nossa atenção. Quanto mais você pensa a respeito de alguma coisa, com mais força ela se apodera de você.
A tentação começa capturando sua atenção. E o que prende a atenção desperta emoções. As emoções estimulam seu comportamento e você age de acordo como o que sente. Por isso, quando a tentação o chamar ao telefone, não discuta com ela, apenas desligue!
Saia fisicamente de uma situação tentadora, fuja! Levante-se e desligue sua televisão. Afaste-se do grupo que está fofocando. Saia do cinema no meio do filme. Para evitar o ferrão, afaste-se das abelhas. Da perspectiva espiritual, a mente é o órgão mais vulnerável, e, como já aprendemos, para reduzir a tentação é preciso manter-se ocupado com a Palavra de Deus e com bons pensamentos. Siga o exemplo de Paulo:
“Mantemos cativo todo pensamento e, dominando-o, fazemos com que ele obedeça a Cristo.” (2ª Coríntios 10.5, NCV)
Para derrotar a tentação…
2. REVELE sua luta a um amigo espiritual
Não será necessário contar pra todo mundo, mas você precisa pelo menos de uma pessoa com quem possa abertamente compartilhar a sua luta. Não lute sozinho. A Bíblia diz:
“É melhor ter um amigo que ficar sozinho […] se você cai, seu amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas se você cai sem ter um amigo por perto, está realmente em dificuldades.” (Eclesiastes 4.9-10, CEV)
Se você está perdendo a batalha contra um mau hábito, um vício ou uma tentação constantes, entenda que não irá se recuperar por conta própria! Você precisa da ajuda de pessoas. Algumas tentações são vencidas somente com o auxílio de alguém que ore por você, que o incentive e que o responsabilize por seus atos. A comunhão honesta e verdadeira é o antídoto para a luta solitária contra os pecados, que não dão trégua. Deus diz que essa é a única maneira de escapar:
“[…] confessem seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados.” (Tiago 5.16a, NVI)
Entenda que a verdade é que qualquer assunto sobre o qual você não possa falar já está fora de controle: problemas financeiros, casamento, crianças, pensamentos, sexualidade, hábitos secretos ou qualquer outra coisa. Se você pudesse resolvê-los sozinho, já o teria feito. Mas não pode!
O segundo passo para derrotar a tentação é encontrar um amigo espiritual e revelar a sua luta a ele. A prestação de contas é cura para alma ferida.
Para derrotar a tentação…
3. RESISTA ao Diabo
Após termos nos humilhado e nos submetido a Deus, somos orientados a desafiar o Diabo. Em sua carta, Tiago nos adverte a fazer o seguinte:
“Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.” (Tiago 4.7, NVI)
Não podemos nos resignar passivamente diante dos ataques do Diabo. Devemos contra-atacar. Os cristãos são muitas vezes comparados a soldados que atuam em território inimigo. Mas, como podemos resistir ao Diabo? Paulo explica:
“Revista-se da salvação como seu capacete e tomem a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.” (Efésios 6.17, NLT)
O primeiro passo é aceitar a salvação de Deus, pois sem Cristo não temos defesa contra o Diabo, mas com o capacete da salvação nossa mente é protegida por Deus. O segundo passo é usar a Palavra de Deus como arma contra Satanás. Há poder na Palavra de Deus e Satanás a teme. Basta lembrar o episódio em que Jesus foi tentado no deserto; ele simplesmente venceu a tentação citando as Escrituras.
Nunca tente argumentar com o Diabo, ele é melhor do que você neste aspecto. Porém, use a arma que o faz tremer: a verdade de Deus; a palavra de Deus. É por isso que memorizar a Bíblia é absolutamente essencial para derrotar a tentação. Você poderá acessá-la rapidamente quando for tentado.
Esse é o terceiro passo para derrotar a tentação: resistir ao Diabo usando como arma a Palavra de Deus.
Para derrotar a tentação…
4. Esteja CIENTE de sua vulnerabilidade
Somos advertidos em nunca ficarmos arrogantes ou confiantes demais; essa é a receita para o desastre. O profeta Jeremias escreveu o seguinte:
“O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável…” (Jeremias 17.9, NVI)
Isso significa que somos bons em enganar a nós mesmos. Nas circunstâncias adequadas, qualquer um de nós é capaz de qualquer pecado. A verdade é que não devemos baixar a guarda e imaginar que somos imunes à tentação. Todos nós precisamos estar cientes de que somos vulneráveis. Não se ponha por descuido em situações que atraiam tentações. Por favor, evite essas situações. Lembre-se de que é mais fácil manter-se fora das tentações do que sair delas. A Bíblia diz:
“Não sejam tão ingênuos e autoconfiantes. Vocês não são diferentes. Podem fracassar tão facilmente como qualquer um. Nada de confiar em vocês mesmos. Isso é inútil! Mantenham a confiança em Deus.” (1ª Coríntios 10.12, AM)
Meu irmão, não se considere forte demais para encarar as tentações, pois todos nós temos pontos de vulnerabilidade. Esses pontos, quando invadidos pelo inimigo, permitem que a nossa vida seja completamente destruída. O quarto e último passo para se derrotar a tentação é ter conhecimento da sua vulnerabilidade. Esteja ciente disso e você estará protegido!
Conclusão:
Estamos em uma batalha: a batalha para vencer as tentações! Então, que passos você precisa aprender e praticar para que seja capaz de derrotar a tentação?
Para derrotar a tentação…
1. REDIRECIONE sua atenção para outra coisa
2. REVELE sua luta a um amigo espiritual
3. RESISTA ao Diabo
4. Esteja CIENTE de sua vulnerabilidade

Rolar para o topo