Permaneça no Caminho

SÉRIE “DIREÇÃO DIVINA” | 03/07
PERMANEÇA NO CAMINHO

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.” (Salmos 32.8)

“Rute, porém, respondeu: Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor se outra coisa que não a morte me separar de ti!” Quando Noemi viu que Rute estava de fato decidida a acompanhá-la, não insistiu mais.” (Rute 1.16-18)

Manter a rota nunca será uma opção simples e fácil! No entanto, a melhor e mais gratificante decisão que você pode tomar é manter a rota, mesmo quando seria muito mais simples dar-lhe as costas e partir. Porém, não desista! A grande questão é: como decidir em um momento de encruzilhada da vida? O Livro de Rute nos conta uma excelente história sobre esse dilema. Vamos aprender algumas lições dessa história, que nos fará permanecer e continuar!

Para permanecer no caminho e chegar ao seu destino…

1. NÃO DESISTA diante das dificuldades.

“Morreu Elimeleque, marido de Noemi, e ela ficou sozinha, com seus dois filhos. Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamada Orfa e a outra Rute. Depois de terem morado lá por quase dez anos, morreram também Malom e Quiliom, e Noemi ficou sozinha, sem os seus dois filhos e sem o seu marido.” (Rute 1.3-5)

Na época, uma viúva sem filhos não tinha esperança nem oportunidade. Ela dependia do marido e, caso o marido morresse, dos filhos. Noemi não tinha alternativa e por isso despede de suas noras para voltarem para suas casas. E, mesmo diante das dificuldades, Rute decide PERMANECER com Noemi! Todo grande propósito de Deus para sua vida irá gerar dificuldades – circunstâncias e inimigos se levantarão, mas não desista diante das dificuldades!

Para permanecer no caminho e chegar ao seu destino…

2. NÃO DESISTA por medo.

“Disse, porém, Noemi: Voltem, minhas filhas! Por que viriam comigo? Poderia eu ainda ter filhos, que viessem a ser seus maridos? Voltem, minhas filhas! Vão! Estou velha demais para ter outro marido.” (Rute 1.11-12)

Noemi sabia que o futuro delas seria de ficarem viúvas, virar pedintes para o restante da vida delas. Mesmo diante do medo, Rute decide PERMANECER! Talvez o maior medo que temos é em relação ao futuro. Medo de ficar sem esperanças e sem perspectiva. Mas deixe-me te dar uma notícia: Deus tem um futuro muito melhor para você!

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.” (Jeremias 29.11)

Para permanecer no caminho e chegar ao seu destino…

3. OUÇA bons conselhos.

“Certo dia, Noemi, sua sogra, lhe disse: minha filha, tenho que procurar um lar seguro, para a sua felicidade. Boaz, senhor das servas com quem você esteve, é nosso parente próximo. Esta noite ele estará limpando cevada na eira. Lave-se, perfume-se, vista sua melhor roupa e desça para a eira.” (Rute 3.1-3)

Rute recebeu o conselho de Noemi. Moisés recebeu o conselho de seu sogro Jetro. Paulo recebeu direção e conselho de Ananias, e tantos outros exemplos das escrituras. Deus sempre vai usar pessoas para serem uma direção em nossa vida!

“Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.” (Provérbios 15.22)

Conclusão:

A decisão de Rute de permanecer afetou nossa vida, pois é da linhagem dela que vem Jesus, o Messias!

“Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute; Obede gerou Jessé; e Jessé gerou o rei Davi.” (Mateus 1.5b-6a)

Tudo na vida de Rute mudou porque ela decidiu permanecer quando tudo justificaria ela desistir e partir! Deus sempre vai sustentar no que Ele te chamou para fazer!

“E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.” (Gálatas 6.9)

Você não sabe o que Deus pode fazer se você tiver coragem de ficar! Não desista!

“Mais importante do que começar bem é terminar bem.”
(Marcelo Toschi)

Rolar para o topo