Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Permanecendo na Palavra (14/12/2014 – manhã)

PERMANECENDO NA PALAVRA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Se vocês permanecem na minha palavra, então são verdadeiramente meus discípulos.” (João 8.31, NASB)
O que significa permanecer? Permanecer é continuar durante um tempo em um mesmo lugar. Permanecer é ficar, viver, perseverar, insistir. Jesus está fazendo um convite para todos nós nesta manhã: permaneçam na minha Palavra; perseverem na minha Palavra, insistam na minha Palavra, fiquem na minha Palavra, e, então, verdadeiramente, vocês serão meus discípulos.
Não há discipulado eficaz sem a permanência na Palavra de Deus. Não há discipulado que transforme a vida sem haja dedicação ao estudo da Bíblia. Se quisermos ser verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, a Palavra de Deus deverá ter lugar de primazia em nossas vidas. Ela terá de ser a nossa companheira de todos os momentos. Sendo assim, o que devo fazer para permanecer na Palavra de Deus?
Para permanecer na Palavra…
1. Aceite a sua AUTORIDADE
A Bíblia deve se tornar o critério definitivo para sua vida, a bússola na qual você confia para saber a direção, o conselho a que você dá ouvidos para tomar decisões sábias e o parâmetro que você utiliza para avaliar todas as coisas.  A Bíblia deve sempre ter a primeira e a última palavra em minha vida. O que precisamos é de um critério perfeito, que jamais nos aponte a direção errada, e somente a Palavra de Deus supre essa necessidade. Salomão disse o seguinte:
“Cada palavra de Deus é comprovadamente pura.” (Provérbios 30.5a, NVI)
O apóstolo Paulo explica que tudo nas Escrituras é Palavra de Deus. Tudo nela é útil para ensinar e ajudar as pessoas e para corrigi-las e mostrar-lhes como viver (2 Timóteo 3.16, CEV). A decisão mais importante que você pode tomar hoje é estabelecer o que exercerá a autoridade máxima sobre sua vida. Decida que, independentemente de cultura, tradição, razão ou emoção, você escolhe a Bíblia como autoridade definitiva para sua vida. Determine que, quando Deus lhe mandar fazer alguma coisa, você confiará em sua Palavra e seguirá em frente, quer a ordem faça sentido para você, quer não, independentemente de sua vontade. Paulo afirmou o seguinte:
“… Creio em tudo o que concorda com a Lei e no que está escrito nos Profetas.” (Atos 24.14b, NVI)
Para permanecer na Palavra…
2. Assimile todos os seus ENSINAMENTOS
Não basta acreditar na Bíblia: devemos impregnar nossa mente de seus ensinamentos, de forma que o Espírito Santo possa nos transformar com a verdade. Existem cinco maneiras de fazer isso:

  • Você deve RECEBER a Palavra de Deus

Você recebe a Palavra de Deus quando a ouve e a aceita sem reservas. Nossa receptividade determina se a Palavra de Deus irá ou não criar raízes em nossa vida e dar frutos. A Bíblia diz:
“Num espírito humilde, receba de bom grado a palavra que, implantada e arraigada no coração, tem o pode de salvar a sua alma.” (Tiago 1.21b, AMP)

  • Você deve LER a Palavra de Deus

A leitura diária da Bíblia o manterá ao alcance da voz de Deus. Por isso Deus orientou os reis de Israel a sempre manter por perto uma cópia da Lei:
“Ele deverá guardá-la consigo todo o tempo e lê-la todos os dias de sua vida.” (Deuteronômio 17.19a, NCV)

  • Você deve ESTUDAR a Palavra de Deus

A diferença entre ler e estudar a Bíblia implica em duas atividades adicionais: fazer perguntas sobre o texto e anotar suas impressões. Você descobrirá muito mais se parar e fizer perguntas simples como “quem?”, “o quê?”, “quando?”, “onde?”, “por quê?”, “como?”. A Bíblia diz:
“Verdadeiramente as pessoas felizes são as que cuidadosamente estudam a perfeita lei de Deus, a qual as torna livres, e continuam a estudá-la. Elas não esquecem o que ouviram, antes obedecem ao ensinamento de Deus. Todos os que fazem isso serão felizes.” (Tiago 1.25, NCV)

  • Você deve MEMORIZAR a Palavra de Deus

Se a Palavra de Deus é importante, você usará seu tempo para memorizá-la. Isso o ajudará a resistir à tentação, tomar decisões sábias, reduzir o estresse, ganhar confiança, dar bons conselhos e compartilhar sua fé com outros. A Bíblia diz:
“Lembrem-se do que Cristo ensinou e que suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios.” (Colossenses 3.16a, BV)

  • Você deve REFLETIR sobre a Palavra de Deus

A Bíblia chama isso de meditação. Meditação é o pensamento concentrado. Não há outro hábito tão eficaz para a transformação de sua vida e para torná-lo mais semelhante a Jesus que a reflexão diária sobre as Escrituras. Davi disse:
“Como amo os teus ensinamentos! Medito neles o dia inteiro.” (Salmo 119.97, NCV)
Para permanecer na Palavra…
3. Coloque em prática os seus PRINCÍPIOS
Podemos receber, ler, pesquisar, memorizar e refletir na Palavra de Deus, mas tudo isso será inútil se falharmos em colocá-la em prática. Precisamos nos tornar praticantes da palavra (Tg 1.22). Esse é o passo mais difícil, porque Satanás luta contra ele com muita intensidade. Ele não se importa que você frequente estudos bíblicos, contanto que não pratique nada do que aprendeu. Sem a prática, o estudo bíblico é inútil. Jesus disse:
“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.” (Mateus 7.24, NVI)
Jesus também destacou que as bênçãos que Deus provem da obediência à verdade, mas não apenas por conhecê-la. Ele disse o seguinte:
“Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.” (João 13.17, NVI)
Em alguns momentos, praticar os princípios da Palavra de Deus poderá ser muito difícil, e até mesmo doloroso. A verdade liberta, mas no começo poderá fazê-lo sentir-se miserável. A Palavra de Deus expõe nossas motivações, aponta nossas falhas, repreende nosso pecado e espera que sejamos transformados. Toda aplicação deve envolver tanto seu relacionamento com Deus quanto seu caráter. Por isso, gostaria que você pensasse um pouco sobre a seguinte questão: o que Deus já lhe pediu por meio da Palavra que você ainda não começou a fazer?
Conclusão:
A Palavra de Deus é a verdade, e somente essa verdade é capaz de transformar sua vida por completo. Moody disse o seguinte: “A Bíblia não nos foi concedida para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossa vida”.
Se você deseja ser transformado pela Palavra de Deus, então você vai precisar tomar as seguintes atitudes neste dia:
Para permanecer na Palavra…
1. Aceite a sua AUTORIDADE
2. Assimile todos os seus ENSINAMENTOS
3. Coloque em prática os seus PRINCÍPIOS

 

Rolar para o topo