Princípios para uma Vida de Santidade (11/12/2014 – quinta)

PRINCÍPIOS PARA UMA VIDA DE SANTIDADE
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
Texto Bíblico: Colossenses 3.1-17
Aqueles que seguem a Jesus são chamados a um novo estilo de vida: a SANTIDADE! A Santidade não é um fim, mas é o meio de voltarmos a ser “imagem e semelhança” de Deus. É através de uma vida de santidade que podemos ver a glória do Senhor se manifestar em nós e através de nós.
Santidade é realizar em nossa vida o ideal de Deus, o plano de Deus, a vontade de Deus. Santidade é dar resposta positiva ao plano divino. Santidade é um desafio que nos leva a experimentar um pouquinho do céu no presente de nossa humanidade. É a junção do humano e do divino se confrontando o tempo todo.
Deus não nos chamou para a imundícia, para o pecado, para a impureza, mas para a santidade! Deus é Santo e exige dos seus seguidores uma vida de SANTIDADE.
Não há outra opção para experimentar as maravilhas do Senhor senão através de uma vida de santidade. O tempo da santificação é hoje. A decisão por viver uma vida de santidade deve ser tomada no tempo chamado AGORA.
Olhando para o texto escrito pelo apóstolo Paulo aos crentes de Colossos, podemos identificar alguns princípios que nos ajudarão a viver uma vida de SANTIDADE.
Para viver uma vida de SANTIDADE…
1. JESUS precisa ser o ALVO da sua VIDA
“Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra. Porque vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unido com Deus. Cristo é a verdadeira vida de vocês, e, quando ele aparecer, vocês aparecerão com ele e tomarão parte na sua glória.” (Colossenses 3.1-4)
Alvo é alguma coisa que prende a nossa atenção! Será que a sua atenção está completamente retida em Jesus? Será que, de verdade, quando você olha para Jesus não tem vontade de olhar para mais nada ao seu redor? Onde você tem concentrado o seu olhar, em Jesus ou nas coisas do mundo? O alvo da sua vida tem sido as coisas do céu ou as coisas da terra? Aquilo que prende a sua atenção tem valores eternos ou passageiros?
Quando nosso olhar se prende a Jesus é porque o desejo ardente do nosso coração é ser como ele é: SANTO! Quando vivemos movidos pela vida de Cristo os nossos valores mudam; nossos corações se viram para a direção do Reino de Deus; identificamo-nos com a vida, morte e ressurreição de Cristo e refletimos a vida de Cristo em nós.
Os alvos da sua vida fazem com que você se pareça mais com Jesus ou não? Cuidado, pois uma vida de santidade exige que o alvo de sua completa atenção seja apenas JESUS! Você já ressuscitou com Cristo? Olhe para cima, ajuste seu foco. O alvo da sua vida precisa ser Jesus e nada mais!
Para viver uma vida de SANTIDADE…
2. SEPULTE as atitudes da sua “VELHA NATUREZA”
“Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça, porque a cobiça é um tipo de idolatria. Pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não lhe obedecem. Antigamente a vida de vocês era dominada por esses desejos, e vocês viviam de acordo com eles. Mas agora livrem-se de tudo isto: da raiva, da paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum insulto e nenhuma conversa indecente. Não mintam uns aos outros, pois vocês já deixaram de lado a natureza velha com os seus costumes.” (Colossenses 3.5-9)
Suas atitudes revelam uma vida que está comprometida com Jesus? A verdade é que se você não está comprometido com Jesus, você está comprometido com o mundo. Não há meio termo, ou suas atitudes revelam a glória e o caráter de Jesus, ou suas atitudes revelam que o que você gosta mesmo é dos prazeres deste mundo, que, segundo a Bíblia, jaz no maligno.
Se as nossas atitudes não forem compatíveis com as coisas do céu, não vai funcionar. Não haverá ligação, não haverá conexão, logo, não haverá santificação. Não há santidade sem que as práticas do velho homem sejam completamente assassinadas em sua vida. O texto bíblico é claro: FAÇA MORRER!
Você já chorou a morte de uma prática da velha natureza? Tem muita gente com saudades daquilo que já sepultaram, se é que sepultaram mesmo. Não tente ressuscitar as práticas mundanas que você já fez morrer e sepultou. Se você já ressuscitou com Cristo, um novo caminho se abriu para você! Você é uma nova criatura! As práticas antigas foram sepultadas, tudo se fez novinho em folha!
Para viver uma vida de SANTIDADE…
3. Faça REFLETIR sua “NOVA VIDA” em Cristo
“E se vestiram com uma nova natureza. Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com ele, a fim de fazer com que vocês o conheçam completamente. Como resultado disso, já não existem mais judeus e não judeus, circuncidados e não circuncidados, não civilizados, selvagens, escravos ou pessoas livres, mas Cristo é tudo e está em todos. Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência. Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros. E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas. E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos. Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração. E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai.” (Colossenses 3.10-17)
O que é refletir? Refletir é espelhar, e espelhar é tornar igual. É apresentar uma imagem exatamente igual àquela que está na frente do espelho. Se você já ressuscitou com Cristo, uma imagem precisa ser vista através da sua vida: a imagem de Jesus! A santidade exige que a vida reflita a imagem de Jesus!
A função dos refletores é jogar luz onde há escuridão. A função dos discípulos de Jesus de todos os tempos continua sendo a mesma: jogar a luz de Cristo, refletir a nova vida em Cristo, em um mundo mergulhado na escuridão. Santidade pressupõe reflexo de uma nova vida em Cristo! Quando as pessoas do mundo olham para você, o que elas enxergam? Quem mais aparece, você ou Jesus? Paulo entendeu muito bem essa verdade quando disse o seguinte:
“Eu fui morto com Cristo na cruz. Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim.” (Gálatas 2.20)
Preste atenção nesta pequena ilustração: Era uma vez uma cobra que perseguia um vagalume, que nada mais fazia do que simplesmente brilhar. Ele fugia rápido com medo da feroz predadora e a cobra nem pensava em desistir. Fugiu um dia, dois dias, mais outro e nada. No quarto dia, já sem forças, o vagalume parou e disse à cobra: – Posso fazer-lhe três perguntas? – Pode. Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te devorar, pode perguntar. – Pertenço à sua cadeia alimentar? – Não. – Te fiz alguma coisa? – Não. – Então, por que você quer me comer? E a cobra respondeu: – Porque eu NÃO suporto ver você BRILHAR…
Há alguém que não suporta ver você brilhando, refletindo a nova vida em Cristo Jesus: é o Diabo. Por isso, você precisa lutar com todas as forças para manter acessa a chama da nova vida que você tem em Jesus!
Conclusão:
Certa vez, Josué disse ao povo de Israel: “Santifiquem-se, porque amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês”. Há muitos crentes que não conseguem experimentar as maravilhas do Senhor em sua vida porque não conseguem cumprir o pré-requisito essencial: SANTIFICAÇÃO. Porém, se levarmos a sério os três princípios que aprendemos aqui nesta noite, é certo que vamos experimentar as maravilhas do Senhor, é certo que vamos experimentar as grandes coisas de Deus.
A palavra de Deus ao nosso coração nesta noite é a seguinte: deixem as coisas que são da terra e comecem a desejar as coisas que são do céu. Parem de olhar para as coisas temporárias desta vida e comecem a olhar para as coisas eternas. Parem de viver uma vida que me traz grande tristeza e vivam uma vida de santidade, que gera alegria e satisfação em meu coração.
Para viver uma vida de SANTIDADE…
1. JESUS precisa ser o ALVO da sua VIDA
2. SEPULTE as atitudes da sua “VELHA NATUREZA”
3. Faça REFLETIR sua “NOVA VIDA” em Cristo

Rolar para o topo