Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

40 Dias Comunidade – Por que Precisamos Uns dos Outros? (02/08/2015 – noite)

Campanha de 40 dias de Comunidade | (1/6)
POR QUE PRECISAMOS UNS DOS OUTROS?
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.” (Romanos 12.5)
Paulo usou o exemplo do corpo humano para ensinar como os cristãos devem viver e trabalhar juntos. “Somos um corpo em Cristo, pertencemos uns aos outros e cada um precisa dos outros”. Você não pode alcançar os propósitos de Deus sozinho. Deus criou você e a todos nós de forma que somente possamos cumprir seus propósitos vivendo em comunhão. Precisamos uns dos outros. Esse é o ponto central para o qual olharemos hoje.
Você precisa dos outros o dia todo. Quem disse que sua lanterna traseira do carro estava queimada? Quem disse que sua camisa estava com um furo nas costas? Quem disse pra você, na semana passada, que tinha uma casca de feijão no seu dente? Mas nem sempre nós nos damos conta de que precisamos de pessoas o dia inteiro, não é mesmo? Vamos ver porque precisamos uns dos outros?
Eu preciso dos outros…
1. Para ANDAR comigo
A vida cristã é uma caminhada. Você e eu estamos em constante avanço para alcançarmos o destino final. A Bíblia diz que na medida em que você caminha pela vida, você precisa caminhar ao lado de outras pessoas. Deus nunca planejou que você andasse pela vida sozinho. Nunca! Veja o que a Bíblia diz:
“Então o Senhor Deus declarou: Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”. (Gênesis 2.18)
O próprio Deus viu que o ser humano precisava de outro ser humano para andar lado a lado. Assim sendo, porque é importante ter alguém sempre perto?
Ter alguém sempre perto…
• É mais SEGURO
É mais seguro andar pela vida ao lado de outras pessoas. Há segurança em grupo. O risco é menor. Exemplo: Você já teve andar numa rua estreita e escura, sozinho, por uma área da cidade ou outro lugar? Isso pode dar muito medo. Por isso, é muito mais seguro andar em grupo. Ter outro ao nosso lado.
Ter alguém sempre perto…
• É mais MOTIVADOR
Ter pessoas ao nosso lado faz com que você não desista. Quando você tem alguém do seu lado o motivando sempre, você continua firme. Há um antigo provérbio na Zâmbia que diz: “Quando você corre sozinho, vai rápido; mas quando corre acompanhado, vai longe”. A vida não é uma corrida do tipo “tiro de 50 metros”. É uma maratona e você deseja chegar longe.
Ter alguém sempre perto…
• Ajuda-me a CRESCER ESPIRITUALMENTE
Precisamos mais do que a Bíblia para crescer; precisamos de outros crentes. Crescemos mais fortes e mais rapidamente aprendendo uns com os outros e sendo responsáveis uns pelos outros. Quando os outros compartilham o que Deus está ensinando, também aprendemos a progredir. A Bíblia diz:
“As pessoas aprendem umas com as outras…” (Provérbios 27.17a)
Eu preciso dos outros…
2. Para CUIDAR de mim
“Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” (Filipenses 2.4)
Essa declaração vai frontalmente de encontro a nossa cultura. Muitos pensam assim: “Meu EU é tudo o que me interessa. Tudo gira em torno das minhas necessidades, dos meus interesses, das minhas dores, e o resto das pessoas, esqueça (…) esqueça porque só meu EU é o que me interessa”. Mas a Bíblia vai contra essa cultura egoísta. A Bíblia diz: “Cuide dos interesses dos outros…”. Precisamos de pessoas amigas que cuidem de nós, que nos amem de forma prática. É por isso que precisamos uns dos outros. Eu preciso de pessoas que cuidem de mim. A Bíblia diz:
“Não deixem de fazer o bem e de ajudar uns aos outros, pois são esses os sacrifícios que agradam a Deus.” (Hebreus 13.16 NTLH)
Não há sacrifício que mais agrade a Deus do que cuidar uns dos outros. Você deve cuidar de outros na igreja. Isso significa permanecer tomando conta, vigiando e suprindo suas necessidades. Exemplo: Se você for para a guerra ficará de sentinela em algum momento. Quando todos estiverem dormindo você ficará acordado para vigiar. O sábio disse o seguinte:
“Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.” (Eclesiastes 4.12 NVI)

  • Quem está cuidando da sua vida (espiritualmente falando)?
  • Quem está vigiando por você?
  • Há alguém que ande próximo a fim de ajudá-lo a não cair nas velhas armadilhas de Satanás, armadas de modo a confundi-lo? Você tem alguém assim?
  • Você está cuidando da vida de alguém?

Você não pode esperar que alguém cuide de você, se você mesmo não está cuidando da vida de outra pessoa. Então, se comprometa com alguém e diga: “Vou tomar conta de você, vou cuidar de você, vou estar sempre ao seu lado”.
Eu preciso dos outros…
3. Para CHORAR comigo na hora do sofrimento
“Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele…” (1ª Coríntios 12.26a)
Como você reage quando alguém está sofrendo ao seu lado? Você se lembra de como reagiram o sacerdote e o levita na parábola do bom samaritano? O sacerdote, ao ver o homem ferido, passou pelo outro lado. O levita, ao ver o homem ferido, passou pelo outro lado. O samaritano, ao ver o homem ferido, se envolveu, teve compaixão, aproximou-se, cuidou do ferido e cumpriu todos os compromissos assumidos em favor do ferido. Há muita gente apática em relação àqueles que sofrem e choram. Estamos juntos neste mundo – não existe um cristianismo privado ou individualista. É preciso envolver-se com a vida de outras pessoas. A Bíblia diz:
“Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.” (Romanos 12.15)
Quem é que chora com você? Para quem você liga quando recebe uma notícia ruim? Você precisa ter ao seu lado pessoas que possam, no momento de dor e sofrimento, dizer: “Estamos orando por você. Vamos ficar aqui e dar a você todo apoio que precisa”.
Eu preciso dos outros…
4. Para TESTEMUNHAR junto comigo
Testemunhar juntos! O que quer dizer isto? Deus tem um plano para sua vida. Deus tem um propósito e uma missão para você. Você tem uma mensagem de vida que Deus quer que diga ao mundo. Se você não compartilhar, você irá falhar em sua missão. No entanto, às vezes temos um pouco de medo de testemunhar, de compartilhar nossa mensagem de vida ao mundo. É por isso que você precisa de pessoas ao seu lado. Eu preciso de gente que me ajude a cumprir a missão de vida que recebi de Deus. Qual é a melhor maneira de testemunhar a pessoas que não conhecem o amor de Jesus Cristo ainda? A melhor maneira é amando outros crentes. Foi isso que Jesus disse:
“Se vocês se amarem uns aos outros todos saberão que vocês são meus discípulos.” (João 13.35)
Note que Jesus disse: “Se vocês amarem uns aos outros”. Não é amor a Deus, a Jesus. Ele disse “amarem uns aos outros”. Ele está falando do seu amor pelas pessoas da família de Deus. Então, aquilo que prova ao mundo que somos discípulos de Cristo não é o templo, a música, não é a roupa que vestimos, não é o fato de andar com uma Bíblia e dizer que somos crentes, mas sim o amor que demonstramos uns pelos outros.
Você quer ganhar sua comunidade? Ame seu irmão. Você quer ganhar seu amigo e vizinho? Ame seu irmão. Você quer ganhar as pessoas da sua família. Ame seu irmão. Queremos juntos ganhar esse bairro? Precisamos amar uns aos outros. O maior testemunho que podemos dar ao mundo é o amor que demonstramos uns pelos outros.
Conclusão:
Não é nada fácil viver em comunidade. Todavia, fomos feitos para isto. Você não pode se isolar, o preço a ser pago amanhã será muito maior. A fé cristã, é uma guerra a ser vivida juntos. Diz Paulo:
“Enquanto isso, vivam de modo que sejam um testemunho a favor da Mensagem de Cristo. Não permitam que nada na conduta de vocês a desabone, esteja eu presente ou não. A conduta de vocês deve ser a mesma, estando eu aí como testemunha ocular ou só ouvindo de longe. Permaneçam unidos, com uma única forma de pensar, esforçando-se para levar o povo a confiar na Mensagem, nas boas notícias, sem se acovardar ou se esquivar diante de alguma oposição.” (Filipenses 1.27 AM)
Tudo aqui nesta igreja tem a ver com comunidade nos próximos 40 Dias. É a hora da revolução do amor, da comunhão e do espírito de comunidade. Eu creio que essa igreja vai começar a cumprir os propósitos em comunidade onde será possível ver um novo despertar espiritual neste lugar. Deus quer usar você nessa jornada de 40 dias. Todos nós precisamos uns dos outros. Precisamos de outros crentes para andar ao nosso lado, para cuidar da nossa vida, para chorar conosco na hora do sofrimento e para testemunhar de Cristo conosco. Igreja, vamos juntos nos próximos 40 dias repartir sem parar o amor de Jesus neste bairro. Porque juntos somos melhores!
GRANDES COISAS ESTÃO POR VIR, GRANDES COISAS VÃO ACONTECER NESTE LUGAR!

 

Rolar para o topo