Provisão em Tempos de Escassez (27/12/2015 – noite)

PROVISÃO EM TEMPOS DE ESCASSEZ
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“E semeou Isaque naquela mesma terra e, no mesmo ano recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava… Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo… E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam.” (Gênesis 26.12-14)
Isaque está enfrentando uma crise. E não é uma crise pequena. A fome assolava a sua terra. Seu país vive o drama do empobrecimento. O povo aflito vê a despensa se esvaziar e as crianças gemendo e clamando por pão. Aquele estava sendo um tempo amargo, de fome, de recessão, desequilíbrio, desemprego, enfim, um tempo de completa escassez.
Talvez, enquanto está me ouvindo, você se dê conta de que também está enfrentando um tempo de escassez. E, quando falo de escassez, não falo somente de falta do que comer, mas falo de escassez moral, emocional, material e espiritual:

  • Pode ser um casamento que virou um deserto, de onde só brotam os cactos venenosos da amargura;
  • Pode ser o diálogo com os filhos que secou, como a terra de Isaque;
  • Pode ser o salário que está minguando como ribeiros em tempos de seca;
  • Pode ser a saúde que está ameaçada por uma doença implacável;
  • Pode ser a empresa que está emperrada e não consegue deslanchar;
  • Pode ser o sonho de entrar na faculdade que está cada vez mais distante;
  • Pode ser a decepção de um amor não correspondido;
  • Pode ser aquela traição que você sofreu no passado e que tem sido um fantasma até hoje na sua vida.

O que fazer na hora que você se vê encurralado por uma situação assim? Que decisão tomar quando todas as estradas da vida estão cheia de barricadas impedindo você de passar e avançar? Muitos nessa hora perdem a cabeça… Outros, se revoltam contra Deus… Outros, aceitam passivamente o caos assistindo sua derrota…
Isaque, porém, não ficou parado, assistindo passivamente o agravamento da situação. Ele se mexeu. Não ficou murmurando, lamentando a situação. Ele saiu, se moveu, fez alguma coisa e Deus lhe deu provisão em tempos de escassez. Assim sendo, o que Isaque fez que eu preciso fazer para receber a provisão de Deus em tempos de escassez? Que atitudes preciso tomar para que a provisão do Senhor se derrame sobre a minha vida em tempos de escassez?
Para receber provisão em tempos de escassez…
1. SEMEIE na sua terra ainda que todos DUVIDEM
“E semeou Isaque naquela mesma terra…” (v.12a)
No verso 3 Deus diz assim para Isaque: “Não desça ao Egito”. Isaque foi tentado, em tempos de escassez, a fugir para o Egito. O Egito naquele momento oferecia uma solução imediata, uma riqueza fácil, mas era um laço para Isaque. Deus exortou Isaque a recusar a imediata abundância do Egito e permanecer na terra em que ele foi plantado, mesmo sendo aquela terra estéril e seca, mesmo sendo aquela terra falida.
Muitas pessoas fracassam na vida exatamente porque na hora da crise, em tempos de escassez, deixam de atender a voz de Deus e descem para o Egito, onde negociam seus valores e princípios para buscar a prosperidade. Mas Isaque fez diferente. Ele decidiu ouvir a voz de Deus e crer em sua promessa, de que mesmo estando no deserto e em tempos de escassez, Deus iria fazê-lo florescer no lugar onde havia sido plantado. Então semeou Isaque naquela mesma terra.
Muitos podiam dizer: o lugar é deserto. Aqui não chove. A terra é seca. Aqui não há água. Não vai dar certo. Outros já tentaram e fracassaram. Não tem jeito, jamais vamos sair dessa crise. Se o chão está duro para você, regue a semente que você está plantando com as suas lágrimas, e prepare-se para uma colheita milagrosa e abundante.
Isaque se recusou a aceitar a decretação do fracasso em sua vida. Ele desafiou o tempo, as previsões, os pessimistas, a lógica, a terra seca. Ele não ficou reclamando. Querido, pare de reclamar. Ao invés de reclamar:

  • Semeia na sua terra seca.
  • Semeia no seu casamento.
  • Semeia nos seus filhos.
  • Semeia no seu trabalho.
  • Semeia na sua igreja.
  • Semeie no seu ministério.
  • Semeie em sua Nação.

Não importa se hoje o cenário da sua vida é de um deserto. Semeie no seu deserto. Porque Deus fará o seu deserto florescer. Não importa se o tempo de escassez, semeie na sua terra e Deus lhe dará a sua provisão.

CONSIDERE FEITO QUANDO DEUS DISSER FAREI.

Para receber provisão em tempos de escassez…
2. TORNE-SE um ESPECIALISTA no que faz
“E tornou Isaque e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão seu pai, e que os filisteus entulharam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos nomes que os chamara seu pai… Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas vivas… E os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso chamou aquele poço Eseque, porque contenderam com ele… Então cavaram outro poço, e também porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Sitna… E partiu dali, e cavou outro poço, e não porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Reobote, e disse: Porque agora nos alargou o SENHOR, e crescemos nesta terra.” (v.18-22)
Quando estamos vivendo num deserto, precisamos nos tornar especialistas em derrotar crises. Isaque começou a cavar poços. Ele se especializou no que fazia. Ele busca um milagre, mas está pronto a suar a camisa, a pagar o preço. Ele vai à luta. Ele se especializa no que faz. Ele se torna doutor em cavar poços no deserto. Na verdade, ele prospera quando todo mundo está reclamando do tempo de escassez.
Muitas pessoas querem sucesso sem esforço. Querem prosperidade sem trabalho. Há aqueles que querem passar no vestibular, mas não estudam. Desejam estar empregados, mas não saem de casa com o sol quente para procurar emprego. Muitos querem ter uma vida espiritual abençoada, mas não querem orar, não querem ler a palavra de Deus, não querem comprometer sua vida a Deus.
Você esta se especializando no que faz? Você é melhor hoje do que foi ontem? Você está progredindo onde foi plantado? Você está cavando poços no seu deserto? Entenda uma coisa: Deus está pronto para lhe dar provisão para os tempos de escassez, mas você precisa sair da sua zona de conforto e tornar-se um especialista naquilo que você faz.
Para receber provisão em tempos de escassez…
3. Faça o ORDINÁRIO e espere o EXTRAORDINÁRIO de Deus
“E semeou Isaque naquela mesma terra e, no mesmo ano recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava… Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo… E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam.” (v.12-14)
Ordinário = Algo comum, o que é habitual. Entenda uma coisa – a intervenção sobrenatural de Deus não anula a ação natural do homem. Sendo assim, o ordinário é com você… O extraordinário é com Deus.
Isaque colheu a cem por um no deserto, na seca, no tempo de escassez. Tornou-se um homem próspero, abençoado, cheio de provisão. Qual a razão? O Senhor o abençoava (v. 12b). Isaque experimentou o milagre de Deus no deserto. Mas ele não prosperou na passividade. Ele cavou poços. Ele plantou. Ele investiu. Ele fez a sua parte.
É hora de parar de falar em crise, de reclamar dos tempos de escassez e arregaçar as mangas. É hora de parar de murmurar e começar a trabalhar com afinco. Se você está num deserto, se aquilo que está ao seu redor é só escassez, você é um forte candidato a um extraordinário milagre de Deus.

OUÇA DEUS, SIGA A DIREÇÃO DE DEUS, SEMEIE NO SEU DESERTO.

Se você está vivendo num lugar seco, reabra os poços antigos. Busque as fontes da graça de Deus. Tire os entulhos. Porque o seu deserto vai florescer, mesmo estando em tempos de escassez.
Conclusão:
Para receber provisão em tempos de escassez…

1. SEMEIE na sua terra ainda que todos DUVIDEM

2. TORNE-SE um ESPECIALISTA no que faz

3. Faça o ORDINÁRIO e espere o EXTRAORDINÁRIO de Deus

 

Rolar para o topo