REAVALIAR – 40 DIAS DE RENDIÇÃO

REAVALIAR – 40 DIAS DE RENDIÇÃO
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Agora, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Vejam aonde os seus caminhos os levaram. Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada.” (Ageu 1.5-6)
Reavaliar, segundo os dicionários, significa avaliar de novo, tornar a avaliar, fazer nova avaliação. Reavaliar é repensar, revisar, reconsiderar, reexaminar, reformular.
Hoje Deus está nos chamando para fazer uma reavaliação da vida, uma nova avaliação. Deus nos chama para um tempo onde vamos precisar repensar, reconsiderar, reexaminar e revisar a nossa cãoição diante dele e do mundo. Rendição sem reavaliação não é nada. A reavaliação nos permite descobrir onde e como erramos, e, a partir dessa descoberta, corrigir o rumo da nossa caminhada de vida.
As provas que Deus permite que enfrentemos são as reavaliações que muitas vezes são desconsideradas por nós. Deus não desperdiça nada, nem mesmo o nosso sofrimento, mas nós desperdiçamos a oportunidade que Ele nos dá de nos tornarmos seres humanos dignos da sua graça.
O texto que lemos é um alerta de Deus para que seu povo possa fazer uma reavaliação. Acredito que Deus, hoje também, está trazendo um alerta a cada um de nós! É tempo de reavaliação! Como, então, é possível fazer essa reavaliação?
Para reavaliar a vida…
1. É necessário PARAR e REFLETIR
Deus, de muitas formas, nos faz parar e refletir. A maior dificuldade de ouvirmos a voz de Deus não é porque Ele não esteja falando conosco, mas é que sempre vivemos correndo, numa sociedade que valoriza o ativismo e toma a reflexão como perda de tempo. Por ser Deus dinâmico, Ele age para alcançar-nos, nos proporciona circunstâncias que nos levem a parar e reconhecer que ele é Deus:
“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; Serei exaltado entre as nações, Serei exaltado na terra.” (Salmos 46.10)
Para reavaliar a vida…
2. É necessário APRESENTAR TUDO a Deus
Depois de parar e refletir, chegou o momento de apresentar tudo, exatamente, tudo a Deus. Depois de fazer um o inventário da sua própria vida, é preciso apresentar tudo ao Senhor. O que é que você precisa apresentar ao Senhor hoje? Talvez você já tenha feito uma reflexão profunda da sua vida e hoje você venho aqui apresentar tudo a Deus. Apresente os seus nossos fracassos ao Senhor, apresente a sua dor e as suas feridas ao Senhor, apresente os seus pecados e os pecados da sua geração ao Senhor, apresente ao Senhor a sua gratidão e louvor, apresente ao Senhor uma declaração de plena confiança nele. O Salmo 51, escrito pelo rei Davi, é a mais pura apresentação de tudo a Deus após uma reflexão profunda que ele fez a respeito dos pecados que havia cometido.
“Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. […] Sei que sou pecador desde que nasci. […] Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria. […] Cria em mim um coração puro. […] Devolve-me a alegria da tua salvação.” (Salmo 51.3,5,8,10,12)
Para reavaliar a vida…
3. É necessário TOMAR uma DECISÃO
Depois de parar e refletir, e apresentar tudo ao Senhor, chegou a hora de dizer um basta para tudo aquilo que tem impedido que você seja a pessoa que Deus sonhou que você fosse. Chegou a hora de você tomar uma decisão. Se quisermos reavaliar de forma séria a nossa vida será necessário uma tomada de decisão, pois nada acontece de diferente em nosso viver sem uma decisão corajosa. Reavaliar deve nos levar a dizer chega, não quero mais, estou cansado desta vida. Reavaliar deve nos levar a um constrangimento profundo. Reavaliar deve nos levar a agradecer e louvar o Senhor. Quais são as decisões que você precisa tomar hoje para que a reavaliação da sua vida seja aprovada por Deus? Que coisas, vícios, traumas e dores precisam ser deixados de uma vez por todas? Só é possível começar um novo tempo, encerrando o tempo anterior. Não se começa uma nova história sem colocar um ponto final na história passada. Davi tomou uma decisão no final do Salmo 51:
“Então, ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti. Livra-me da culpa dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação! E a minha língua aclamará a tua justiça. Ó Senhor, dá palavras aos meus lábios, e a minha boca anunciará o teu louvor.” (Salmo 51.13-15)
Conclusão:
A reavaliação nos leva à rendição. Nunca haverá rendição sem que, primeiro, haja uma reavaliação. É por isso, que, hoje, Deus está nos chamando para reavaliar a vida, e Ele espera que todos nós sejamos aprovados nesta reavaliação.
Para reavaliar a vida…
1. É necessário PARAR e REFLETIR
2. É necessário APRESENTAR TUDO a Deus
3. É necessário TOMAR uma DECISÃO

Rolar para o topo