Recebendo a Presença de Deus

RECEBENDO A PRESENÇA DE DEUS
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“Jacó saiu de Berseba a fim de ir para Harã. De tardinha ele chegou a um lugar sagrado e passou a noite ali. Pegou uma pedra daquele lugar para servir como travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir. Então Jacó sonhou. Ele viu uma escada que ia da terra até o céu, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. O Senhor Deus estava ao lado dele e disse: Eu sou o Senhor, o Deus do seu avô Abraão e o Deus de Isaque, o seu pai. Darei a você e aos seus descendentes esta terra onde você está deitado. Os seus descendentes serão tantos como o pó da terra. Eles se espalharão de norte a sul e de leste a oeste, e por meio de você e dos seus descendentes eu abençoarei todos os povos do mundo. Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for. E farei com que você volte para esta terra. Eu não o abandonarei até que cumpra tudo o que lhe prometi. Quando Jacó acordou, disse assim: de fato, o Senhor Deus está neste lugar, e eu não sabia disso.” (Gênesis 28.10-16)
Muitas pessoas têm dificuldade de crer na presença de Deus pelo fato de não poder vê-lo. Mas quero dizer a você que a presença de Deus é semelhante à dor. Da mesma forma como você não pode ver a dor, mas, pode senti-la, assim é a presença de Deus, você não pode vê-lo, mas pode senti-lo. Quanto maior a intensidade de sua busca pela presença dele, maiores serão as suas conquistas.
Olhando para o texto que estamos usando como base para nossa meditação, podemos observar que Jacó até aquele momento não havia sequer percebido a presença de Deus ao seu lado. Sabe, muitos de nós que estamos aqui nesta noite podemos viver da mesma forma como Jacó vivia, sem a percepção da presença de Deus ao nosso lado!
Jacó vivia ao lado de seu pai Isaque, que era um homem temente a Deus. Por isso, creio que ele teve muitas oportunidades para sentir a presença de Deus, mas nunca se interessou em recebê-la. Assim, também, é possível que muitos de nós que estamos aqui nesta noite já tenhamos estado na presença de Deus levados por alguém, mas nunca tomamos posse dessa presença em nossas vidas.
Jacó, quando chega a esta altura da vida, precisa, mais do que nunca, de Deus e de sua presença. Por quê? 
Primeiro: Ele estava fugido da casa de seu pai: Seu irmão estava à sua caçada, pois ele havia enganado seu pai e tomado a benção da primogenitura de seu irmão.
Segundo: Estava totalmente desprovido de qualquer coisa: Se olharmos para o texto, podemos perceber que ele se aloja no templo ou no lugar sagrado e busca uma pedra para fazer de travesseiro. A Bíblia diz:
“… Pegou uma pedra daquele lugar para servir como travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir…”
Por que será que a Bíblia deixa esse sinal para o leitor? Possivelmente para demonstrar a real condição que aquele homem se encontrava antes de receber a presença de Deus. Será que você também não está na mesma situação que Jacó, precisando urgentemente da presença de Deus? Saiba que hoje você pode receber esta presença.
Para receber a presença de Deus…
1. Esteja SENSÍVEL à sua VOZ.
“… O Senhor Deus estava ao lado dele e disse: Eu sou o Senhor, o Deus do seu avô Abraão e o Deus de Isaque, o seu pai. Darei a você e aos seus descendentes esta terra onde você está deitado…” (v.13)
Sempre que Deus fala é preciso estar atento para ouvir sua voz. Sabe qual foi o divisor de águas da vida de Jacó? Foi a sua sensibilidade para ouvir a voz de Deus. Sabe qual será divisor de águas de sua vida? A sua sensibilidade para ouvir a voz de Deus.
Isso me faz lembrar outro texto muito interessante da palavra de Deus. Elias, ao chegar à caverna em seu momento de crise, esperava que Deus falasse com ele. Então, quando subiu o Monte Sinai, escutou um vento muito forte e depois um terremoto e depois o fogo. Mas a Bíblia diz que Deus não estava ali. De repente, ele ouviu um sussurro calmo e suave e então percebeu que era Deus:
“Quando Elias ouviu o sussurro, cobriu o rosto com a capa. Então saiu e ficou na entrada da caverna. E uma voz lhe disse: O que você está fazendo aqui, Elias?”
Fixe os olhares nesta verdade impressa nos dois textos: “… Ele disse…”.
Esta verdade, que percebemos nos eventos da vida de Jacó e na vida de Elias, nos ensina algumas coisas: que, independente das circunstâncias em que nos encontramos, seja na solidão da vida, nos problemas familiares, nas dificuldades financeiras, nos problemas sentimentais, nos problemas emocionais, ou em quaisquer outros problemas da vida, Deus sempre terá uma palavra para nos dizer. O que é preciso para ouvir Deus? É preciso esta sensível à voz de Deus!
Pergunta: Você veio aqui para ouvir Deus ou os ecos de seus problemas?
Para receber a presença de Deus…
2. Esteja PRONTO para VIVER uma EXPERIÊNCIA com Ele.
“… Quando Jacó acordou, disse assim: de fato, o Senhor Deus está neste lugar, e eu não sabia disso.” (v.16)
A partir deste verso podemos perceber que Jacó levanta de outra maneira, com outras expectativas. Podemos perceber, através da sua fala, que agora ele tinha sua própria experiência com Deus. Jacó não era mais o mesmo homem; ele havia se encontrado com aquele que mudaria toda a sua história de vida.
Sabe o que aprendo aqui: que a presença de Deus muda os homens, muda suas circunstâncias, muda sua maneira de viver, e ainda, entrega para ele uma garantia de sua presença até que se cumpra todo o propósito em sua vida. A Bíblia diz:
“… Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for. E farei com que você volte para esta terra. Eu não o abandonarei até que cumpra tudo o que lhe prometi…” (v.15)
Ao observarmos esta experiência de Jacó com Deus podemos acreditar que ele foi transformado. Mas, para tanto, foi preciso ele querer viver ao lado desta presença para usufruir de toda sua proteção. E você, está disposto a viver ao lado desta presença compartilhando sua vida e obedecendo a tudo que ele mandar?
Para receber a presença de Deus…
3. Esteja DISPONÍVEL para ASSUMIR um COMPROMISSO com Ele.
“… Ali Jacó fez a Deus a seguinte promessa: se tu fores comigo e me guardares nesta viagem que estou fazendo; se me deres roupa e comida; e se eu voltar são e salvo para a casa do meu pai, então tu, ó SENHOR, serás o meu Deus…” (v.20-21)
Vamos analisar este contexto! Jacó havia prometido para Deus tudo o que Deus havia prometido para ele primeiro. Todos os pedidos de Jacó para se entregar para Deus e viver com ele para todo o sempre foram prometidos por Deus primeiro no verso 15 desta mesma história. Vejamos:
“… Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for. E farei com que você volte para esta terra. Eu não o abandonarei até que cumpra tudo o que lhe prometi…” (v.15)
Tudo que Jacó prometeu para Deus, Deus havia prometido para ele primeiro. Você pode estar se perguntando: o que isso tem a ver comigo? A resposta é simples! Se Deus, antes mesmo de Jacó se comprometer com ele, já disse que faria tudo por ele, imagina o que ele fará por você depois que você se disponibilizar para um compromisso com Ele!
Sabe o que quero fundamentar como base da cultura da presença de Deus em sua vida? É que, através da presença de Deus, os céus estarão abertos para você e as manifestações do Altíssimo em sua vida serão notórias. E mais: dentro de você estará a presença de Deus, que nós chamamos de Espírito Santo, e que trará para você uma satisfação plena e completa. Esta habitação será definitiva e gerará em você uma paz interior. Por isso, seja uma pessoa disponível para assumir um compromisso com Deus.
Conclusão:
A vida de Jacó nunca mais foi a mesma. Podemos perceber isso no restante de sua história de vida. Jacó se tornou um homem que viveu segundo os princípios diários de Deus, e a presença Deus esteve com ele por toda sua vida.
Observe o que ele conquistou: trabalho, esposa, filhos, muito gado e ovelhas e tantas outras coisas. Observe que seus filhos se tornaram as doze tribos de Israel e que um de seus filhos – José – se tornou, simplesmente, governador da maior potencia da sua época. E mais, Jacó está entre os três nomes mais considerados da Bíblia. Mas nada disso teria acontecido se ele não houvesse tomado uma decisão de receber a presença de Deus em sua vida.
Agora eu não sei como você chegou a este lugar. Não sei se você chegou precisando de uma direção ou de uma solução para um problema que aos seus olhos não tem mais solução. Não sei se você chegou aqui desesperado emocionalmente ou até com uma enfermidade terminal. Eu só sei de uma coisa você pode sair daqui com muito mais do que veio buscar. Receba a presença de Deus para sua vida e tenha paz para resolver suas questões.
Para receber a presença de Deus…
1. Esteja SENSÍVEL à sua VOZ.
2. Esteja PRONTO para VIVER uma EXPERIÊNCIA com Ele.
3. Esteja DISPONÍVEL para ASSUMIR um COMPROMISSO com Ele.

Rolar para o topo