Renovando os Votos

RENOVANDO OS VOTOS
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava ali; Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho. Respondeu Jesus: Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou. Sua mãe disse aos serviçais: Façam tudo o que ele lhes mandar. Ali perto havia seis potes de pedra, do tipo usado pelos judeus para as purificações cerimoniais; em cada pote cabia entre oitenta a cento e vinte litros. Disse Jesus aos serviçais: Encham os potes com água. E os encheram até à borda. Então lhes disse: Agora, levem um pouco do vinho ao encarregado da festa. Eles assim o fizeram, e o encarregado da festa provou a água que fora transformada em vinho, sem saber de onde este viera, embora o soubessem os serviçais que haviam tirado a água. Então chamou o noivo e disse: Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora. Este sinal miraculoso, em Caná da Galileia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele.” (João 2.1-11)
Foi Deus quem instituiu o casamento e fez dele uma fonte de felicidade tanto para o homem como para a mulher. Mas é verdade, também, que casamentos não são perfeitos e que existem coisas que precisam ser ajustadas, consertadas, restauradas e renovadas.
No texto que lemos Jesus fora convidado para uma festa de casamento. Na sua agenda sempre há espaço para celebrar as alegrias da vida. Porém, mesmo Jesus estando presente, aconteceu algo muito desagradável naquele casamento: o vinho da festa acabou.
Jesus, então, entra em ação, transforma a água em vinho e restitui a alegria daquele casamento. Ali, Jesus revelou a sua glória e os seus discípulos creram nele.
Casamento, embora possa viver dias de escassez do vinho, é lugar onde Jesus deseja revelar a sua glória. Por isso Ele está aqui para renovar o seu casamento, para transformar a água dos problemas no melhor vinho!
De maneira bem prática, o texto nos apresenta coisas que precisam ser devidamente transformadas para que haja uma renovação em nosso casamento. São coisas que fazem o vinho do relacionamento acabar, mas que, se colocadas nas mãos de Jesus, serão transformadas e revelarão a glória do Senhor em nosso casamento.
Para renovar o seu casamento…
1. Deixe Jesus transformar sua IRA em PACIÊNCIA
A notícia de que o vinho tinha acabado gerou, com certeza, um sentimento de ira por boa parte das pessoas que estavam naquele casamento. E, quando a mãe de Jesus vai falar com Ele sobre esse problema, Ele ainda diz o seguinte:
“… A minha hora ainda não chegou.” (v.4)
Somos rápidos demais para nos irarmos com a pessoa mais importante da nossa vida. Às vezes somos tão pacientes com os outros, mas tão irados e impacientes com o nosso cônjuge. Pequenas coisas são o motivo da ira, pequenos gestos são a causa de verdadeiras tempestades de atitudes e de palavras. E, geralmente, que machuca o outro na hora da ira, nem se dá conta do estrago que fez!
Se alguma coisa não está acontecendo da maneira como você quer, calma, não responda com ira. A sua hora ainda não chegou! Controle seus ânimos, seja paciente e você colherá frutos de um relacionamento que se renova dia após dia. Lembre-se que a paciência é parte integrante do fruto do Espírito.
Para renovar o seu casamento…
2. Deixe Jesus transformar sua DECEPÇÃO em ESPERANÇA
“Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho.” (v.3)
Que grande decepção! O vinho da festa acabou. Um lindo dia planejado e sonhado torna-se um palco de uma decepção sem precedentes. Entretanto, Maria sabia que toda aquela decepção poderia transformar-se em esperança, pois, imediatamente, ela diz a Jesus a respeito do problema. Ela cria que toda a decepção poderia ser transformada em esperança.
Quantas vezes o relacionamento conjugal está tão desgastado que o único sentimento que resta é a decepção. É a esposa que se decepciona com o esposo porque ele não lhe corresponde mais. É o esposo que se decepciona com a esposa porque ela não o respeita mais. E assim por diante.
Porém, hoje, gostaria de lembrar que, se há alguma coisa ou se é o seu cônjuge que está trazendo decepção para o seu casamento, Jesus está aqui e você pode dizer a ele sobre o seu problema, pois onde Jesus está não há espaço para a decepção, mas, sim, para a esperança! Ainda há esperança para o seu casamento!
Para renovar o seu casamento…
3. Deixe Jesus transformar sua VERGONHA em HONRA
“… E o encarregado da festa provou a água que fora transformada em vinho, sem saber de onde este viera, embora o soubessem os serviçais que haviam tirado a água. Então chamou o noivo e disse: Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora.” (v.9-10)
Aquela família e o mestre sala experimentariam uma enorme vergonha e o completo descrédito da sociedade se aquela festa acabasse pela falta de vinho. Porém, Jesus transformou o que seria vergonha em honra quando transformou a água em vinho, e no melhor vinho!
Talvez existam coisas no relacionamento conjugal que estejam trazendo vergonha a você. Você já não consegue andar de cabeça erguida diante das pessoas, o brilho do seu rosto se apagou, sua aparência transborda tristeza e amargura.
Hoje você pode coloca isso diante de Jesus, pois ele é o maior interessado em transformar sua vergonha em honra. Maridos, honrem suas esposas! Esposas, honrem seus maridos! Se assim o fizerem, não haverá espaço para vergonha no seu casamento!
Para renovar o seu casamento…
4. Deixe Jesus transformar sua FRIEZA em AMOR
“Este sinal miraculoso, em Caná da Galileia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele.” (v.11)
Enquanto muitos convidados daquela festa não se importavam com o problema que estava acontecendo, Jesus se interessou em ajudar e tudo foi resolvido. Enquanto alguns eram movidos pela completa frieza diante daquela situação, Jesus moveu-se por amor! Sua atitude abafou a frieza e fez brilhar o amor. Foi o primeiro milagre que Ele realizou.
Como está a temperatura do seu relacionamento conjugal? Se está frio é hora de você pedir a Jesus que o ajude a transforma toda essa frieza em amor. Olhe para seu cônjuge como alguém que depende de você para ser feliz e demonstre amor! Não seja frio diante das suas necessidades físicas, materiais, emocionais e espirituais.
Quantos esposos e esposas que são velozes para atender as necessidades de outras pessoas, mas, quando se trata do seu cônjuge, não fazem nada. Estão tão preocupados com os problemas das outras pessoas que se tornaram completamente frios diante das carências daqueles a quem eles se uniram e fizeram tantas promessas.
Mas hoje, Deus nos traz à memória de que toda frieza precisa bater em retirada das nossas casas para que o fogo do seu amor incendeie o coração dos maridos e das esposas, de tal forma que a sua glória seja revelada e manifestada nas famílias!
Conclusão:
Hoje é dia de renovação de votos, mas que não seja da boca pra fora! Que essa renovação venha recheada de atitudes que trarão um novo e vivo sentido para o seu casamento. E é, justamente, através de gestos simples que Deus trará um renovo para o seu relacionamento conjugal a partir de hoje! Para que isso aconteça…
1. Transforme a sua IRA pela PACIÊNCIA
2. Transforme a sua DECEPÇÃO pela ESPERANÇA
3. Transforme a sua VERGONHA pela HONRA
4. Transforme a sua FRIEZA pelo AMOR

 

Rolar para o topo