Seja a Resposta

ESCOLHAS QUE TRANSFORMAM | 05/05
SEJA A RESPOSTA

mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos e pelo Pr. Marcelo Coelho

“Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde. Estava sendo levado para a porta do templo chamada Formosa um aleijado de nascença, que ali era colocado todos os dias para pedir esmolas aos que entravam no templo. Vendo que Pedro e João iam entrar no pátio do templo, pediu-lhes esmola. Pedro e João olharam bem para ele e, então, Pedro disse: ‘Olhe para nós!’ O homem olhou para eles com atenção, esperando receber deles alguma coisa. Disse Pedro: ‘Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande’. Segurando-o pela mão direita, ajudou-o a levantar-se, e imediatamente os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes. E de um salto pôs-se de pé e começou a andar. Depois entrou com eles no pátio do templo, andando, saltando e louvando a Deus. Quando todo o povo o viu andando e louvando a Deus, reconheceu que era ele o mesmo homem que costumava mendigar sentado à porta do templo chamada Formosa. Todos ficaram perplexos e muito admirados com o que lhe tinha acontecido.” (Atos 3.1-10)

Bill Hybels acertou quando disse: “A Igreja local é a esperança do mundo!”

Sendo assim, o que as pessoas podem esperar de discípulos imparáveis? De gente que foi transformada pela graça de Deus? De gente que através de Jesus pode ser a resposta para os dilemas desta vida? Olhando para vida de Pedro e João, podemos destacar algumas lições sobre a postura desses discípulos Jesus. Vamos a elas:

Para ser a resposta, você precisa…

1. OLHAR para as pessoas ao seu REDOR

“… fixando nele o olhar…” (v.4)

Se a missão de Deus é resgatar o ser humano do pecado para si, a missão do inimigo é destruir o ser humano, feito à imagem e semelhança de Deus. A Bíblia diz: “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir…” (João 10.10a)

Para ser a resposta, você precisa…

2. REFLETIR a pessoa de Cristo

“… olha para nós”… (v.4)

“A imagem de Jesus é revelada às outras pessoas a partir de nós.”

“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5.13-16)

Para ser a resposta, você precisa…

3. COMPARTILHAR não o que as pessoas QUEREM, mas o que elas PRECISAM.

“Disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou…” (v.6)

Esse é o maior tesouro que precisamos compartilhar. Precisamos compartilhar palavras de esperança, de amor, de libertação. Pedro disse àquele homem: “… em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (v.6)

Para ser a resposta, você precisa…

4. Ter ATITUDES diferenciadas.

A atitude de Pedro foi diferenciada. Muitos passaram pela vida daquele homem e ofereceram esmola apenas. Mas, um homem transformado pela graça de Deus, agiu de forma diferenciada.

“E, tomando-o pela mão direita, o levantou…” (v.7a)

Thomas Walker: “O poder era de Cristo, mas a mão que levantou o homem era de Pedro”.

A ação de Pedro gerou um resultado na vida daquele homem. Que resultado foi esse? A Bíblia diz: “… imediatamente os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes. E de um salto pôs-se de pé e começou a andar… E entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus.” (vs.7a; 8)

Conclusão:

Para ser a resposta, você precisa…
1. OLHAR para as pessoas ao seu REDOR;
2. REFLETIR a pessoa de Cristo;
3. COMPARTILHAR não o que as pessoas QUEREM, mas o que elas PRECISAM;
4. Ter ATITUDES diferenciadas.

Rolar para o topo